#brainblog

           5 dicas de Transformação de Carreira em tempos de transformações digitais

Tempo de leitura:
           

Uma verdadeira revolução tem acontecido desde a virada do século, nos mais diferentes aspectos (pessoal, social, econômico etc), por causa do rápido avanço tecnológico que vemos a cada ano, potencializado pela transformação digital. O mercado de trabalho também tem visto mudanças e uma delas tem relação com o conceito de transformação de carreira, algo cada vez mais comum.

Afinal, existem trabalhos que, neste novo contexto, já não fazem mais sentido. Além disso, muitas transformações alteram antigas carreiras, o que exige adaptações por meio de planejamento e disposição para mudar a trajetória profissional.

Logo, é fundamental ter atenção às constantes revoluções que estão acontecendo quando falamos em trabalho e carreira. Por isso, vamos falar mais sobre como o trabalho está se transformando e o que você pode fazer para acompanhar essas mudanças.

Transformação de carreira em tempos de mudanças

Grandes mudanças já transformaram a relação da humanidade com o trabalho ao longo da história. Na Revolução Industrial, por exemplo, as máquinas trouxeram uma série de benefícios e também desafios para a sociedade, seja pelo aumento da produção de itens de consumo, seja pelas alterações em quesitos como carga e condições de trabalho.

Ao longo do século XX, vimos uma série de outras mudanças e, desde os anos 2000, vemos como a tecnologia também transformou o trabalho. Hoje podemos falar em home office graças à conectividade e ferramentas digitais que permitem trabalhar de qualquer lugar, algo impensável há 30 anos atrás.

Além disso, surgiram carreiras que sequer existiam décadas atrás. Muitas delas têm forte relação com o Manifesto Ágil, que completou 20 anos recentemente. Ao mesmo tempo, o universo das startups e inovação também proporcionou a transformação de algumas carreiras e o surgimento de novos empregos e funções, o que está em franca expansão: de 2015 até 2019, o número de startups no Brasil passou de 4.151 para 12.727 (ou seja, um salto de 207%), de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Por isso, é importante pensar em uma transição de carreira que transforme a sua trajetória profissional. Caso perceba que o seu atual emprego não está acompanhando essas transformações ou considera uma mudança de área, existem algumas dicas que vão ajudar nessa transformação. Isso auxilia qualquer profissional a lidar com um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (termos do conceito de Mundo VUCA)

5 dicas para fazer uma transformação na carreira

1) Prepare-se para o momento de transição

Ir para uma nova carreira exige planejamento e preparação. Isso porque é comum começar em uma nova área em cargos de nível júnior, o que implica em um salário inicial mais baixo. Logo, é bom contar com uma reserva financeira e também planejamento nesse sentido para não sentir o impacto da mudança de carreira.

Além disso, a preparação também envolve pesquisa sobre a nova área, para entender quais são os tipos de habilidades que ela demanda. Ao mesmo tempo, essa pesquisa deve trazer as atividades da nova carreira, para você entender se deseja mesmo trabalhar com isso.

2) Invista em qualificação profissional

Cursos na área, webinars, e-books, grupos de redes sociais, vídeos e lives são alguns dos recursos que você pode utilizar para obter qualificação profissional em uma nova área. Existem opções de escolas especializadas em carreiras digitais que são de grande valia para quem está em transição de carreira.

3) Aproveite habilidades já adquiridas

Toda a sua carreira já proporcionou habilidades que são úteis para a sua vida profissional e pessoal.

Por isso, veja os seus pontos fortes e aproveite essas qualidades na nova carreira, pois eles podem ser muito úteis e ajudar não apenas na transição, mas também na adaptação em uma nova jornada profissional. Isso vale tanto para hard skills quanto soft skills.

4) Fale com quem está na área

Conversar e ouvir pessoas que estão na área para a qual você deseja migrar é fundamental.

Elas trarão a percepção de quem já está onde você quer estar e podem dar dicas importantes não apenas de cursos, mas também de rotinas de trabalho e também habilidades que são necessárias para estar na carreira.

Além disso, um bom networking também ajuda a encontrar boas oportunidades profissionais ou mesmo conseguir indicações.

5) Observe as transformações do mercado

O mercado de trabalho segue se transformando, especialmente durante e após a pandemia. Portanto, mais mudanças virão por aí e é fundamental ter atenção a desafios e oportunidades proporcionados pela revolução digital. Veja carreiras que estão em alta, cursos e habilidades que são valorizados e quais as movimentações profissionais que fazem sentido atualmente para se preparar.

A atuação do Brain nesse contexto

Como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o Brain atua com negócios parceiros e profissionais para promover uma cultura de inovação que permita a criação ou transformação de produtos e soluções.

Por meio de um ambiente dinâmico, inspirador e composto por squads multidisciplinares apaixonados por inovação e tecnologia, o Brain estimula a colaboração, a auto-organização e o conhecimento. Todos esses são quesitos importantes para os profissionais que desejam uma verdadeira transformação de carreira.

Para acompanhar as mudanças e fazer uma transformação de carreira eficiente, conheça as habilidades inovadoras do futuro. E fique por dentro de temas sobre inovações ao acompanhar o Brain no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x