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5 passos do Roadmap para adoção de OKR em uma empresa

Data: 06 julho 2023 | Categoria: Estratégia
imagem que representa estratégia de OKR

Algumas metodologias de trabalho podem ser aliadas das organizações para auxiliarem a gestão a traçar estratégias bem definidas na busca de melhores resultados. Uma delas é a OKR (Objective Key Results). Traduzindo para o português significa Objetivos e Resultados-Chave.

Isso é essencial, pois ter uma definição clara de onde se quer chegar é tão importante quanto como chegar. A OKR é isso: definir objetivos e maneiras de como alcançá-los. Essa metodologia utiliza uma linguagem simples e direta para o planejamento das metas, mas, ao mesmo tempo, precisa do comprometimento de todo o time envolvido.

Com a OKR, a organização pode conquistar todos os planos para expandir com mais agilidade e ainda obter uma inovação empresarial. Assim, não é à toa que grandes companhias de tecnologia como o Google e Spotify já implementam há alguns anos esse método de planejamento e gestão. 

Continue acompanhando o artigo e entenda melhor como implementá-la na sua empresa e conquistar os melhores resultados de forma mais eficiente. Aproveite e tenha uma boa leitura!

O que são OKR e por que são importantes para a agilidade empresarial?

A metodologia de gestão OKR foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, na década de 1970. Todo o conceito do método, como implementá-lo e como ele pode trazer bons resultados para as organizações, foram compilados em seu livro “Gestão de Alta Performance”. 

Porém, na época, o tema não teve tanto reconhecimento e só na década de 1990, com John Doerr é que a OKR começou a ser reconhecida. Atualmente, grandes empresas a utilizam para traçar objetivos ambiciosos e expandir os seus negócios.

A OKR, basicamente, estabelece objetivos e, ao mesmo tempo, resultados-chave. Os objetivos são aquilo que se quer alcançar e os resultados-chave são as métricas específicas e mensuráveis que irão revelar como está o progresso para alcançá-los. 

Aproveite e confira duas aulas gratuitas sobre OKR na plataforma do Brain Training EAD:

Aula 1: O que são OKRs
Aula 2:
Webinar OKR, como dar um salto na gestão

Assim, a implementação da OKR na sua empresa trará alguns benefícios específicos, são eles:

  • Foco estratégico nos seus objetivos;
  • Alinhamento de equipes e dos resultados; 
  • Medição de resultados mensuráveis. 

Para você entender a metodologia e ficar mais claro como ela pode ser aplicada, veja um exemplo prático:

Empresa de tecnologia 

Objetivo: Expandir a presença global da empresa e aumentar a receita

Resultados-Chave:

1 – Aumentar o número de clientes internacionais em 30% até o final do ano;

2 – Aumentar a receita de vendas internacionais em 50% no próximo trimestre;

3 – Abrir duas novas filiais em mercados estratégicos até o final do ano.

É importante citar que a OKR não precisa ser implementada somente ao nível organizacional, mas também pode ser posta em prática em departamentos e/ou ainda ajudar nas metas individuais dos profissionais. Entenda:

Nível de Equipe (Desenvolvimento de Software)

Objetivo: Entregar um produto de alta qualidade no prazo.

Resultados-Chave:

1 – Lançar a versão beta do produto até o final do trimestre;

2 – Atingir uma taxa de satisfação do cliente de pelo menos 90% após o lançamento;

3 – Reduzir o tempo médio de resposta aos problemas relatados pelos clientes para menos de 24 horas.

Nível Individual (Gerente de Vendas)

Objetivo: Aumentar as vendas e expandir a base de clientes.

Resultados-Chave:

1 – Aumentar o valor médio de cada venda em 20% até o final do trimestre;

2 – Adquirir 10 novos clientes corporativos até o final do ano;

3 – Aumentar a taxa de retenção de clientes em 15% no próximo trimestre. 

Com os planos de ações bem definidos, as metas conseguem ser alcançadas de maneira mais ágil, já que as orientações para atingi-las estão bem claras e todos os envolvidos podem trabalhar de forma focada, sem deixar que se perca o objetivo principal. 

Perceba, que nos exemplos há sempre um prazo. Isso é importante definir, pois com isso é possível traçar um cronograma mais eficiente. Além de que a equipe pode se engajar mais para cumprir os key results

Quais são os cinco passos para implementar a OKR na sua empresa?

Agora que já deu para entender melhor o conceito da OKR, você deve estar se perguntando como colocar a metodologia, na prática, não é mesmo? Por isso, listamos cinco passos importantes para você colocar no Roadmap e comece a implementá-la na sua empresa. Confira abaixo e aplique essa metodologia agora mesmo!

Defina objetivos claros

O começo da OKR deve ser a base: os objetivos. Defina eles por ordem de importância. Não tenha medo de ser ambicioso, mas também não trace metas inalcançáveis e totalmente fora da realidade da empresa. 

Os objetivos precisam também ser específicos. Se você colocar um objetivo muito genérico fica mais complexo mensurar o progresso e o resultado. Por exemplo, ao invés de você definir “aumentar as vendas”, coloque “aumentar as vendas em 30% até o mês de setembro”. Quanto mais específico, melhor para traçar os key results

Colocar os índices de aumento e o prazo pode motivar todo o time, caso seja uma OKR, à nível organizacional, todos ficam mais engajados a cumprir os resultados. 

Outro ponto importante é definir um objetivo conforme a visão estratégica da empresa. Não pode ser algo que fique longe daquilo que a organização já é e onde planeja chegar. 

Estabeleça resultados-chave  

Após definir o objetivo, é hora de estabelecer os kr’s. Como já explicado, são as métricas para medir o progresso para se chegar à meta. É preciso dedicar atenção para defini-los, pois eles são literalmente a chave para o sucesso de alcance dos resultados. Não são só ações rotineiras, mas são ações focadas naquilo que se quer conquistar. 

Para isso, você pode utilizar a metodologia Smart, uma ferramenta para determinar metas inteligentes. Ela é baseada em cinco critérios:

  • S – specific (específica);
  • M – measurable (mensurável);
  • A – attainable (atingível);
  • R – relevant (relevante);
  • T – time based (temporal).

Considere esses critérios para definir os key results. Especialistas indicam que a cada objetivo sejam traçados de três a cinco resultados-chave. Pense neles, como os degraus de uma escada. 

A equipe deve estar consciente do significado dos kr’s traçados e da importância deles. Por exemplo, se a meta é aumentar as vendas, um dos resultados-chave, pode ser ampliar a presença no digital. 

Mas para isso o time responsável não deve fazer só isso, é preciso traçar as melhores estratégias no digital para vender. É preciso aplicar as melhores técnicas do marketing para o cliente finalizar a compra. 

Implemente uma comunicação clara com a equipe

Essa é uma etapa essencial da OKR. Para o objetivo final ser atingido, a nível organizacional, todos devem compreender bem o que ele significa e como será alcançado. 

Assim, cada profissional precisa entender como as suas metas individuais se encaixam nos objetivos gerais da empresa. 

Realize reuniões regulares para haver troca de ideias e acompanhamento do progresso dos key results

É nesse momento, que os desafios serão expostos e podem ser encontrados caminhos para que eles sejam superados e o progresso aconteça. Resumindo, é uma oportunidade de revisar e ajustar tanto o objetivo, como o kr’s, se necessário. 

Utilizar de ferramentas que promovam a comunicação entre todos os membros da equipe também pode ser uma boa forma de todos estarem acompanhando o progresso e estejam cientes de todas as informações. 

Com isso, as tomadas de decisões individuais podem ser mais assertivas, conforme o alinhamento das metas coletivas. 

Faça um acompanhamento e revisão das métricas estabelecidas  

Esse é um passo de complemento ao tópico anterior. O acompanhamento e revisão contínua são muito importantes para os bons resultados da OKR. Já que, se não houver vigilância no progresso das metas estabelecidas, não há oportunidade de revisões estratégicas. 

Por isso, peça e faça relatórios contínuos e documente os dados. Ao analisar as informações, principalmente números, é mais fácil identificar falhas. 

Se um resultado-chave não estiver sendo alcançado, é preciso investigar as possíveis causas e tomar medidas corretivas. 

É interessante que a transparência seja mantida em todo o processo e todos os envolvidos tenham acesso a essas informações. Utilize as reuniões contínuas para dar esse parecer aos colaboradores. 

Mantenha uma Cultura de aprendizado e melhoria contínua  

O último passo do Roadmap para a adoção de OKR em uma empresa é criar uma cultura de aprendizado e melhoria contínua. 

Implementar a OKR não é só estabelecer metas e prazos, mas também é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para toda a equipe. 

Mas é importante uma cultura de aprendizagem, crescimento e inovação já esteja bem estabelecida. 

Pessoas mais capacitadas conseguem ter a mente mais aberta à inovação e também estão mais preparadas para cumprir objetivos ambiciosos, contribuindo para os melhores resultados e crescimento da organização. 

Por isso, crie programas de aprendizagem contínua e uma rotina de experimentação com sua equipe. Com certeza, isso se refletirá em contribuições valiosas. 

Isso pode ser feito, por exemplo, facilitando o acesso a cursos externos em instituições de ensino reconhecidas, como maneira de incentivar essa busca pelo conhecimento, levando para dentro da empresa treinamentos técnicos e profissionais reconhecidos para inspirar os colaboradores. 

Estabeleça meios também de reconhecer os profissionais engajados, sempre dispostos a inovar e cumprir metas ambiciosas. Colaboradores precisam se sentir valorizados para estarem motivados a sempre fazer mais pela empresa. 

Quais os benefícios para empresa ao implementar a metodologia OKR?

Implementar a OKR é uma ação que traz muitos benefícios para a organização e toda a equipe. Confira mais detalhadamente quais os benefícios é possível alcançar por meio da metodologia: 

Foco e alinhamento: A OKR ajuda a criar um foco claro em objetivos estratégicos e alinha todos os membros da equipe em torno dessas metas. Isso evita que as pessoas se percam em tarefas diárias e as direciona para o que realmente importa.

Clareza e transparência: Ela estabelece metas claras e mensuráveis, proporcionando transparência sobre o que precisa ser alcançado. Isso elimina ambiguidades e garante que todos tenham uma compreensão compartilhada dos objetivos da empresa.

Acompanhamento e responsabilidade: A OKR facilita o acompanhamento contínuo do progresso por meio dos resultados-chave. Isso permite que as equipes monitorem seu desempenho e identifiquem rapidamente áreas que exigem ação.

Flexibilidade e adaptabilidade: A OKR incentiva a definição de objetivos desafiadores, mas também reconhece que ajustes podem ser necessários ao longo do caminho. 

Engajamento e motivação: A metodologia de gestão cria um ambiente onde as equipes se sentem engajadas e motivadas a alcançar resultados significativos. Ao estabelecer metas desafiadoras e oferecer transparência sobre o progresso, a OKR estimula o senso de propósito e o sentimento de realização.

Aprendizado e crescimento: O OKR promove uma cultura de aprendizado contínuo e melhoria contínua. Ao estabelecer metas ambiciosas, a empresa estimula a inovação, a experimentação e a busca por soluções criativas. Os erros são encarados como oportunidades de aprendizado, impulsionando o crescimento e aprimoramento das equipes.

Conclusão  

Implementar a OKR não é uma missão complexa. Basta ter foco, análise, comunicação e acompanhamento contínuo dos objetivos buscados. Essa é uma metodologia de sucesso, comprovada pela própria popularização da adoção dela por grandes empresas. 

Portanto, se você quer uma organização com mais resultados, inovação e agilidade nos processos, esse é um bom caminho. O passo inicial de tudo é começar, testar e capacitar a equipe para que cada vez mais estejam alinhados com o propósito final da OKR. 

O Brain Training ajuda pessoas e negócios a evoluírem. As trilhas de aprendizagem oferecem métodos ágeis e programas de inovação para auxiliar no crescimento exponencial das empresas. 

Os treinamentos são totalmente focados nos objetivos de cada negócio, com profissionais capacitados para isso. Não deixe de conhecer e se capacitar para conduzir melhor o seu negócio.

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