#brainblog

           5G para empresas: benefícios da tecnologia para o B2B e Indústrias

Data: 31 março 2022 | Categoria: Tecnologia
Foto da brainer Aba Luiza, que escreveu sobre 5g para empresas.
           

Nos últimos meses, muito se ouviu falar do 5G para empresas. Não faltam especulações, dúvidas e possibilidades, mas o que realmente é essa nova tecnologia e como ela pode impactar nossas vidas? Além disso, qual é o real benefício e retorno desse investimento para o público B2B, especialmente para a Indústria?

Esse ainda é um assunto novo para o mercado, que está sendo descoberto e aprofundado. A seguir, abordamos alguns temas interessantes sobre a nova tecnologia, principalmente para empresas.

O que é o 5G?

De forma prática, o 5G é a quinta geração da internet, considerada uma revolução. Isto, porque não se trata apenas do aumento de velocidade, que é 100x maior do que o 4G. Mas, a tecnologia também proporciona uma melhoria significativa na largura de banda, cerca de 20 vezes mais do que o 4G. Além disso, traz um aumento de até 100 vezes no número de dispositivos conectados e redução de até 90% no consumo de energia. Isto, sem contar uma latência 10 vezes menor, que significa um menor tempo de resposta para comandos remotos.

Ou seja, maior velocidade e estabilidade permitirá não só que as pessoas assistam a filmes e participem de reuniões de vídeo e voz em uma qualidade muito melhor. Também, possibilitará avanços na telemedicina, em cidades inteligentes e um crescimento no uso da Internet das Coisas. Isto porque a tecnologia permite a conexão de diversos dispositivos simultaneamente. Assim, a combinação de IOT e 5G para empresas é bastante promissora, já que haverá muitos objetos conectados e comunicando entre si, resultando em massificação e aumento na exploração dos recursos tecnológicos.

Quais os benefícios do 5G para empresas?

No final de 2021, a Algar Telecom foi a vencedora de 3 faixas de frequências do 5G na sua área de concessão. São elas 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, sendo essa última a maior aquisição de lotes e que possibilita infinitas aplicações inovadoras para o segmento B2B. Os lotes adquiridos estão no Triângulo Mineiro e algumas cidades do Mato Grosso do Sul e Goiás. Ainda, pelo edital do leilão, as empresas vencedoras estão comprometidas a fazer uma série de investimentos. Entre eles, atender com tecnologia 4G ou superior às áreas pouco ou não servidas, como o campo e rodovias, além de áreas de educação.

Com o 4G, as pessoas puderam ter a experiência de mudanças em suas vidas por estarem conectadas. Agora, teremos muitas aplicações que funcionarão com o 5G, revolucionando a sociedade e as indústrias em seus meios produtivos.

E por conta desses grandes benefícios, o segmento B2B recebe uma grande ênfase, já que o 5G para empresas pode romper barreiras de conectividade, acelerar e expandir implantações, além de proporcionar uma gestão com mais eficiência e facilidade nas frentes de negócios. Também, irá acelerar e fortalecer o processo de retomada e resultados de forma sustentável a longo prazo. Dessa forma, essa tecnologia não é apenas uma rede móvel de próxima geração, mas também a habilitadora de outras tecnologias que irão impulsionar novos modelos de negócios.

Que mudança o 5G representa na prática?

Mas o que tudo isso quer dizer na prática? O 5G para empresas permitirá a oferta de uma variedade de serviços diferenciados que abrem a porta para a inovação e geram um grande avanço para o país, tanto na economia, quanto na qualidade de vida das pessoas. Isto, em segmentos como casas e cidades inteligentes, medicina, educação, segurança e serviços públicos em geral.

Um grande potencial de aplicações também poderá ser visto no campo, refletindo em uma maior produtividade para o agronegócio. Assim, com a troca de dados e controle remoto entre maquinários, haverá mais informações para a tomada de decisões. Ainda, por meio de drones e outras tecnologias analíticas real time, será possível identificar desperdícios e outros impactos em lavouras, pastagens e gados.

No setor de saúde, especialmente nos países em desenvolvimento, a tecnologia 5G impactará positivamente na qualidade do atendimento médico. Isto, por meio do monitoramento mais ágil dos pacientes, com a troca de dados e informações em tempo real dos dispositivos. Ainda, a telemedicina terá conexões muito mais rápidas e a realidade virtual e aumentada permitirá o treinamento de procedimentos remotos, além de cirurgias robóticas.

Abaixo, confira o webinar sobre 5G que realizamos com Tiago Barros, especialista em redes móveis e IoT, e Wilson Cardoso, responsável pelos escritórios de tecnologia da Nokia Brasil e LATAM.

5G para empresas e indústrias

A Indústria é um dos públicos que terá mais benefícios com essa evolução. Isto porque busca cada vez mais competitividade, por meio de redução de custos, ganhos de eficiência e inovação para melhor mix de rentabilidade. Dessa forma, para permanecerem relevantes, as empresas são obrigadas a alavancar as tecnologias da Indústria 4.0. Entre os exemplos, está a inteligência artificial (IA), usada para análises de imagens, automação no processo produtivo, controle de almoxarifado, manutenção e comunicações máquina a máquina.

Aprofundando um pouco mais nesse último público, temas como Indústria 4.0, fábrica inteligente e Internet Industrial das Coisas (IIoT) são o futuro da manufatura industrial. No entanto, para que as plantas de produção e intralogísticas sejam mais flexíveis, autônomas e eficientes, é fundamental que haja uma estrutura de comunicação adequada e conectividade abrangente.

Confiabilidade e latência ultra-baixa são os fatores mais importantes para as aplicações industriais mencionadas. E é por isso que se faz necessário que os clientes industriais optem por um foco diferente ao configurar suas redes 5G. Por causa desses focos diferentes, temos dois perfis de demanda diferentes: Público x Industrial. Entenda a seguir!

Redes 5G públicas

As redes 5G públicas, operadas por operadoras de rede móvel, disponibilizam o 5G em uma determinada região – assim como as redes sem fio móveis que temos hoje.

O foco principal para os operadores de redes móveis típicas sem fio é garantir muita largura de banda para o maior número possível de usuários. Como, por exemplo, em transmissão de filmes em 4K enquanto estão em movimento.

Redes 5G privadas

Uma rede 5G privada/local é operada pelo próprio usuário, por exemplo, como uma empresa industrial, e, portanto, é projetada para atender às suas necessidades específicas.

As redes industriais tendem a se concentrar mais na baixa latência e alta disponibilidade e redes 5G privadas podem ser configuradas para atender a esses requisitos. Além disso, oferecem segurança de dados, os quais podem ser auto gerenciados e permanecem na empresa. Ainda, as redes 5G privadas podem fornecer cobertura em locais estratégicos, tanto internos quanto externos.

5g na Indústria 4.0

As empresas industriais devem estar em constante melhoria de seus processos e encontrar maneiras inovadoras de impulsioná-los para frente. Tudo isso, com o objetivo de permanecerem competitivas, respondendo rapidamente às mudanças nas exigências do mercado.

O 5G Industrial é a resposta à necessidade de rede sem fio abrangendo toda a jornada. Desde o recebimento dos insumos até a produção, manutenção e logística, garantindo mobilidade industrial, melhoria significativa na eficiência e maior flexibilidade no valor agregado industrial.

Aliada à essa conectividade, existe uma gama de possibilidades de hotspots digitais que possibilitam uma performance com resultados qualitativos e quantitativos nos seguintes processos:

  • Logística de entrada e saída: gerenciamento das ordens distribuídas, otimização do transporte e roteamento e monitoramento do desempenho da cadeia de suprimentos;
  • Armazenamento: gerenciamento do inventário distribuído e da capacidade de consumo, monitoramento do ciclo de vida do inventário;
  • Sistema de execução de fabricação: monitoramento, gerenciamento e controle remoto do estoque, da manutenção e produção.

Tecnologias embarcadas no 5G trarão benefícios como segurança, produtividade, redução de custos e eficiência operacional. Robôs autônomos, sensores e dispositivos nas linhas de produção para gestão de ativos com dados online são alguns exemplos. Também, podemos falar em realidade aumentada para manutenção remota, inteligência artificial para análise de imagens e geração de alertas, troca de grande volume de dados na nuvem, e muitos outros casos de uso possíveis nesses processos.

As possibilidades do 5G para empresas são inúmeras!

Sendo assim, o 5G é uma rede diferente e poderá ser adaptada às necessidades de cada um, desde a implantação de uma rede privada para indústrias que requerem alta disponibilidade, até um gamer, que precisa de uma rede mais flexível e desempenho maior.

Essa internet do futuro só será possível junto a um ecossistema de colaboração, com a atuação de vários parceiros habilitadores das soluções e tecnologias integradas. E se você é dono de um negócio ou empresa, como pode interpretar essas mudanças e entender como é impactado e aproveitar as oportunidades?

As empresas precisam identificar suas maiores dores e problemas para utilizar a tecnologia como apoio, além da criação de novos modelos de negócio/serviço. É importante se preparar para transformar as informações que são geradas em vantagem competitiva, pois cada vez mais as fontes de dados irão se multiplicar, e daí a relevância em investir em tecnologia para interpretá-los e correlacioná-los, transformando conhecimento em ação.

A Indústria 4.0 é uma das verticais de negócios em que o Brain atua. Clique aqui para saber como o desenvolvemos novas soluções para a Indústria 4.0, utilizando tecnologias como IoT, 5G, Digital e Cloud/Edge Computing. Conheça também nossas verticais de negócio e saiba mais sobre o Brain!

Escrito por Ana Luiza Cunha, Analista de Inovação no Brain.

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x