As power skills podem transformar seus colaboradores, trazendo os melhores resultados para sua empresa
Diante da competitividade no mercado de trabalho, os profissionais precisam, hoje, estar ligados nos diversos tipos de habilidades que devem ter. Dentre elas, estão a power skills. E aí, você já ouviu falar delas?
Se ainda não sabe o que são as power skills, ao longo deste artigo detalharemos o que é este conceito e de que forma ele pode ser benéfico para a sua organização.
De início e para ter uma base, trazendo para o português de forma literal, querem dizer habilidades de poder. Capacidades importantes para os profissionais, atualmente, assim como para as organizações em que trabalham.
O desenvolvimento destas habilidades cabe ao profissional. Mas as empresas só têm a ganhar quando buscam também incentivar seu time a irem atrás de conhecimento, aprofundando e explorando novas capacidades.
Com isso, elas podem conquistar resultados interessantes com seus colaboradores, impactando diretamente em seu crescimento. Continue acompanhando o artigo e entenda melhor como desenvolver estas competências na equipe. Aproveite o conteúdo!
Para explicar melhor o conceito das power skills, vamos relembrar o que são as hard skills e soft skills, bastante abordadas quando se trata de desenvolvimento profissional.
Já não é mais novidade para ninguém, que somente as capacidades técnicas (hard skills) de um profissional não são mais suficientes para que ele se destaque no mercado de trabalho.
As hard skills são aquelas competências inerentes ao desenvolvimento de sua função. Por exemplo, um analista de sistemas deve obrigatoriamente entender de hardwares e softwares.
Esta capacidade técnica ele consegue adquirir durante o curso superior ou técnico de Análise de Sistemas, além de outros cursos que podem complementar sua formação como pós-graduações e outros.
Basicamente, é estudando e praticando que ele vai desenvolver boas capacidades técnicas.
Mas não é somente este conhecimento técnico que o torna um bom profissional. De nada adianta ele entender tudo sobre os diversos sistemas existentes se não conseguir se comunicar de forma clara com seus líderes e colegas de trabalho.
A boa comunicação é considerada uma das mais importantes soft skills (competências comportamentais), atualmente, nos ambientes de trabalho. Outros exemplos são o bom desenvolvimento de trabalho em equipe, controle das emoções, ética com a empresa e empatia no ambiente de trabalho.
Nestes casos, é mais complexo aprender estas habilidades em um curso formal. Geralmente, as soft skills são desenvolvidas por meio das experiências e muitas lições da vida pessoal podem ser incorporadas no meio profissional.
Uma das possibilidades de desenvolver estas competências comportamentais é optar por terapias, nas quais o conhecimento de si mesmo pode munir a pessoa a lidar melhor com as diversas situações.
Além de mentorias que visam orientar os profissionais com uma visão mais abrangente, unindo o lado técnico e comportamento no ambiente corporativo.
Agora que os conceitos de competências técnicas e comportamentais foram relembrados, podemos dizer, que a melhor explicação do que são as power skills é a união de um profissional capacitado tecnicamente e desenvolvido socialmente.
Ele consegue lidar com pessoas e situações do cotidiano empresarial, por mais complexas que possam se apresentar.
Além, claro, de ser aquele colaborador com uma visão do todo e do futuro, com ideias inovadoras, que podem impactar positivamente o resultado da organização em que está inserido.
Resolução de problemas e capacidade de revisitar soluções são sempre algo intrínseco ao colaborador com habilidades de poder.
É importante ressaltar que o colaborador pode desenvolver as power skills independente do nível hierárquico que esteja, desde funções operacionais até um cargo de liderança. Buscando desenvolvê-las, ele só tem a ganhar.
Porque pode conquistar a notoriedade na empresa atual ou então estar mais preparado para assumir posições mais elevadas em seus próximos desafios.
Para entender ainda melhor o que são as power skills e como elas podem transformar a carreira de um profissional, além de elevar o nível da organização em que está inserido, vamos trazer as sete principais habilidades de poder. Veja:
Um profissional com esta habilidade consegue ter um planejamento adequado para cumprir suas tarefas e metas determinadas.
É aquele colaborador que não precisa de cobrança de seus líderes. Ele mesmo consegue ter a visão de como e quando finalizar aquilo que é preciso, gerindo o seu dia a dia, entendo aquilo que necessita ser modificado ou melhorado para alcançar um bom nível daquilo que foi lhe determinado.
Essa power skill pode complementar a autogestão. Já que a visão abrangente auxilia o profissional a enxergar além e sempre realizar suas funções, não se limitando a apenas aquela tarefa ou objetivo específico.
O colaborador com esta skill consegue entender como aquilo que lhe é proposto no momento pode impactar em outras metas maiores. A visão abrangente auxilia o profissional a sempre realizar aquilo que lhe é proposto de forma condizente com a missão e visão da empresa.
Além disso, este tipo de visão consegue auxiliar o colaborador a propor melhores metodologias para realizar a tarefa, com mais inovação e praticidade.
Esta pode ser uma das habilidades de poder mais importantes e reconhecidas no mundo corporativo.
O pensamento crítico das situações é quando o profissional consegue analisar alguma situação da maneira mais racional possível.
Assim, é importante ele ter esta habilidade desenvolvida porque em situações complexas, ele precisa ser objetivo e assertivo.
Também deve dominar as emoções que podem impactar de forma negativa as decisões a serem tomadas.
A intenção de praticar o pensamento crítico é sempre tomar a melhor decisão, visando os resultados mais superiores e identificando oportunidades naquela determinada tarefa proposta.
Há quem pense que a habilidade de criatividade somente é importante em determinadas profissões, como aquelas ligadas ao mundo artístico, por exemplo, pintores, desenhistas, músicos, designers, etc.
Mas, a criatividade é bem-vinda em qualquer função, não somente naquelas em que se precisa criar algo.
É sempre importante exercitar a criatividade, seja para resoluções de problemas e conflitos e inovações em processos. A intenção é sempre buscar alternativas, pensando fora da caixa para se obter os melhores resultados.
A habilidade de colaboração no trabalho é muito importante. Nenhum profissional consegue realizar qualquer tarefa sozinho. Há sempre outro colega, que em alguma das etapas, irá influenciar naquela missão.
Um trabalho em conjunto pode sempre render bons frutos. Por isso, é importante saber ouvir ideias de outras pessoas que podem colaborar para um resultado ainda melhor.
Assim, como compartilhar conhecimento e experiências, auxiliando em tarefas de outros colegas pode ser muito produtivo no ambiente de trabalho. É sempre bom lembrar que todos estão atuando em prol do mesmo objetivo: o crescimento da organização.
O ambiente corporativo pode ser extremamente volátil. Seja pela chegada de novos líderes ou outras situações, tudo pode mudar repentinamente.
Assim, um profissional com a skill de adaptabilidade bem desenvolvida consegue lidar de maneira mais fácil com estas mudanças, sem deixar impactar seus resultados. Além disso, é preciso lembrar que tudo, atualmente, está em constante e rápida evolução.
Por isso, é essencial se adaptar a novas maneiras de realizar processos. Ao contrário disto, o profissional que se recusa a aceitar estas mudanças pode ficar para trás. É preciso estar aberto a novas experiências e desafios.
Aliando o pensamento crítico e abrangente, a tomada de decisão assertiva é uma habilidade essencial ao profissional moderno. Ele deve chegar às conclusões de forma ágil, sem perder o time, mas claro, pensando na melhor solução para aquilo que lhe foi colocado.
A tomada de decisão é formada pelo conhecimento, sabedoria e agilidade daquele colaborador. Isso faz com que ele vença da melhor maneira aquele desafio que lhe foi imposto, sem impactos negativos para a organização.
Leia mais: 4 aprendizados para aplicar agilidade em empresas tradicionais
O profissional deve ser proativo para o desenvolvimento das power skills, mas é fundamental que a organização propicie esta evolução também.
Afinal, ela só tem a ganhar com um colaborador com habilidades de poder. Para isso, é importante que a empresa tenha uma Gestão de Pessoas que desenvolva esta cultura organizacional de fomento para o crescimento profissional da sua equipe.
Um exemplo de ação que pode contribuir para isso é motivar seus profissionais a buscarem conhecimento, com programas de incentivo a graduações, pós-graduações ou outros tipos de cursos e treinamentos.
Além disso, é importante implantar ações, como feedbacks construtivos e outras ações que visem sempre o crescimento individual e coletivo da equipe.
Assim como dar os feedbacks, é importante ter a sensibilidade de saber ouvi-los também. As power skills devem ser fortalecidas tanto na liderança, como nos colaboradores das empresas.
Dinâmicas que auxiliem o próprio profissional a visualizar aquilo que pode ser melhorado também sempre são bem-vindas.
A organização pode também ter uma agenda interna de capacitações, fazendo parceria com instituições de ensino e centros de treinamentos focando no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros das equipes.
O processo de desenvolvimento das power skills nos colaboradores deve ser algo contínuo, que demanda dedicação da liderança da empresa em conjunto com a equipe de Gestão de Pessoas.
É preciso implantar uma cultura de incentivo na busca dos melhores resultados, potencializando os talentos da empresa. Além de saber recompensar estes esforços, reconhecendo as inovações propostas.
Saiba mais sobre a cultura ágil e como ela pode trazer diversos benefícios para sua empresa.
O desenvolvimento das habilidades de poder são importantes para qualquer carreira. Ao ter estas competências, o profissional consegue desenvolver de maneira mais eficaz seu trabalho, com mais produtividade.
Além de desenvolver melhor as suas funções, com adaptabilidade, autogestão e pensamento crítico, por exemplo, ele consegue ter uma rotina com menos pressão e estresse. Isso ajuda no equilíbrio da vida profissional e pessoal, pelo melhor controle das emoções.
Funcionários mais produtivos e centrados trazem grandes benefícios às organizações que atuam, como já mencionado. São destes colaboradores que, geralmente, os melhores resultados e ideias inovadoras surgem.
Agora que você já sabe o que são as power skills e a importância delas, não deixe de investir no desenvolvimento dessas habilidades em sua equipe, e transforme seus colaboradores em talentos inovadores capazes de levar a sua empresa a novos patamares de sucesso.
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