#brainblog

           A constante inovação no mundo dos Games e o que podemos aprender com eles

Data: 28 julho 2022 | Categoria: Inovação
Imagem com um homem jogando que representa games
           

Saiba como a inovação no mundo dos games, e-sports e NFT que pode ajudar no crescimento das empresas!

Se tem um mercado que busca inovação constante é o universo da tecnologia com os games, metaverso, criptomoedas e NFT. Esse mundo virtual deixou de ser apenas diversão para se tornar também um meio de vida com ótimo retorno financeiro e interação entre jovens e adultos.

Para as empresas em geral, o mundo dos games é um exemplo a ser  seguido, pois ele está sempre em busca de inovação, novidades e não tem medo de arriscar nos investimentos, tanto que teve um faturamento de cerca de R$ 178 milhões em 2020.

A indústria da tecnologia conseguiu encontrar o seu lugar econômico através da comercialização de jogos, tokens e da divulgação online de seu conteúdo. 

Toda essa movimentação criou os E-Sports e os tokens NFTs que contam com uma legião de fãs e investidores para esses universos digitais.

Veja aqui como aconteceu essa inovação tecnológica e aprenda um pouco mais sobre e-Sports, NFT e mercado digital. Aproveite e boa leitura!

Como a inovação dos games atua no mercado digital?

Os videogames deixaram de ser apenas um momento de distração para se tornar um negócio extremamente lucrativo cheio de benefícios tecnológicos. Eles criaram até mesmo competições mundiais com fãs e admiradores.

Até mesmo as práticas dos desenvolvedores de jogos já é utilizada como parte da postura de empresas, principalmente, daquelas que querem inovação e alto desempenho dos colaboradores

Além disso, a gamificação passou a atuar como parte da rotina, sendo um descanso e incentivo dentro das empresas.

O mundo corporativo dos games tenta conciliar uma proposta de trabalho moderna com mais liberdade para os desenvolvedores. Enquanto isso, os outros setores econômicos ainda têm uma postura mais tradicional que não combina com o futuro da tecnologia.

Nesse contexto, todas as empresas podem começar a observar esse novo negócio e passar a adotar algumas práticas do universo game para suas atividades, como:

  • Alto aproveitamento das tecnologias;
  • Presença nas redes sociais;
  • Investimento em produtos digitais;
  • Formação de mão de obra focada em tecnologia.

A gamificação é uma área comercial de alto rendimento que dita tendências e aproveita tudo que o mercado digital tem a oferecer. Por isso, ela deve ser observada de perto por todas as corporações.

O desenvolvimento dos videogames

Os jogos eletrônicos começaram a surgir nos anos 70 e ficaram cada vez mais complexos com o passar das décadas. 

Com o avanço da tecnologia, desenvolvimento da web e criação das plataformas de vídeo, como o YouTube, esse universo ficou mais acessível e conquistou jogadores e investidores.

Hoje, temos os clássicos e nostálgicos jogos da Nintendo e Atari e outros games populares, tais como: 

  • FIFA;
  • Fortnite; 
  • Free Fire; 
  • Counter Strike
  • Mortal Kombat; 
  • Call of Duty; 
  • Entre outros. 

Esse conteúdo é acessado através do streams de games e da compra dos jogos que rodam nos computadores e consoles.

Sendo assim, o mundo game passou a utilizar tecnologias de sensores de movimento e gráficos de última geração. Essas ferramentas foram conciliadas com outros elementos que também são do metaverso, como a realidade aumentada.

Todos esses recursos criam um universo divertido e interativo, tornando a indústria dos games em um espaço lucrativo.

O que são os E-Sports?

Após essa consolidação do universo games, começou a surgir a inovação dos e-sports. E-Sport significa esporte eletrônico e são competições de nível profissional de videogames que consagra atletas em cada modalidade.

De acordo com a Confederação Brasileira de E-Sports, essas competições “ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência.”

O E-Sport é um mercado tão expressivo que você encontra categorias para todos os games e eles são transmitidos de stream para o mundo inteiro. O lucrativo mercado de e-sports tem três gêneros principais: Jogos de luta, FPS e jogos de estratégia.

Principais tipos de jogos eletrônicos

Inovação nos games é o segredo desse mercado, portanto, confira aqui os tipos de e-Sports mais populares:

  • MOBA (Multiplayer Online Battle)
  • Jogos de luta
  • Battle Royale
  • FPS (First Person Shooters)
  • Esportes
  • Corrida
  • Cartas
  • Estratégia
  • Simuladores
  • Evo Fighting 

O que são NFT’s?

Além dos E-Sports, outra modalidade digital que vem ganhando cenário e investimentos é o NFT. A sigla significa Non-fungible Token e ele funciona como um certificado digital da blockchain. 

São tokens não fungíveis com tecnologia criptografada que garantem a propriedade de bens digitais.

O seu diferencial é que são itens exclusivos que não podem ser utilizados como outro token do universo das criptomoedas ou qualquer outro bem que possa ser trocado, como dinheiro. Por ser um token único, seu valor comercial pode ser muito grande, chegando à casa dos milhões de reais.

Outro ponto importante é que o NFT pode ser qualquer item digital, como uma foto, vídeo, imagem, documento de redes sociais, entre outros.

Essa diversidade de ativos apresenta ao meio corporativo uma nova possibilidade. Atualmente, as empresas precisam reconhecer que a web é o investimento do futuro. Portanto, será necessário migrar para esse novo universo, buscando a inovação da indústria da tecnologia.

Origem do token NFT

O primeiro NFT foi criado em 2014, pelo artista Kevin McCoy, em Nova York. Já o primeiro projeto envolvendo blockchain e NFT foi lançado em 2015, com a criação do Ethereum.

Contudo, a grande popularidade desse token aconteceu nos últimos anos. Em 2021, o NFT apresentou um crescimento que alcançou bilhões de dólares. 

Sendo assim, entender como esse crescimento influencia a movimentação financeira do mundo também é uma forma das empresas encontrarem novos caminhos de inovação. 

Qual a inovação dos games e NFT?

A indústria da tecnologia entendeu que é possível utilizar todas as ferramentas tecnológicas atuais, como parte da comercialização ou como exemplo de processos de divulgação e interação nas redes sociais e em toda a web.

Além disso, hoje em dia, todos os serviços precisam estar direcionados à experiência do consumidor. Uma vez que o novo tipo de cliente interage diariamente com o meio digital.

Ao adotar algumas práticas desses setores tecnológicos, você terá um novo espaço digital. Assim, você verá como a sua empresa fará investimentos promissores e terá uma ótima presença online com engajamento de público.

Acompanhar o crescimento do mundo dos games e do NFT é uma maneira de encontrar a inovação necessária para o meio digital que a sua empresa precisa. Essa proposta comercial garante produtos exclusivos e serviços essenciais que conquistam consumidores e investidores.

Games são uma dimensão cultural tão importante quanto a música e o cinema. Gostou desse assunto? Esteja sempre por dentro da tecnologia com o Brain!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x