A cada dia que passa estamos com mais pressa, mais rápidos e esperamos isso também das empresas. Desejamos que o atendimento seja mais ágil e preciso, e uma das soluções encontradas para este problema foi a criação dos chatbots: programas que utilizam de inteligência artificial para realizar atendimentos e solucionar o que o cliente deseja de maneira rápida.
O que faz os chatbots?
Os chatbots são ferramentas de resposta imediata, Servindo como um primeiro contato para esclarecer pequenas dúvidas ou até mesmo gerar 2º via de conta para o cliente. Eles foram desenvolvidos para dialogar de maneira mais próxima com humanos, como se fosse uma pessoa mesmo. O objetivo é um só: ser um atendimento ágil para o cliente.
Vantagens de usar chatbots
Investir em chatbots vai além de ter um facilitador para o atendimento: é ter a inteligência para conseguir responder as perguntas mais comuns dos clientes, analisar os dados e claro, a força humana por trás para conseguir dar as tratativas necessárias. Veja as vantagens em trabalhar com esta ferramenta:
Flexibilidade
Por se tratar de uma programação, os chatbots podem ser usados em qualquer área, se adaptando a várias situações e assuntos. Assim, é possível utilizá-los para diversos propósitos: atendimento ao cliente, SAC, vendas e para o que mais for necessário.
Automatização de processos repetitivos
Sabemos que com a facilidade da internet os consumidores estão cada vez mais conectados e que entrar em contato com as empresas está mais rápido. Então, os chatbots são capazes de solucionar as demandas de entrada do atendimento, permitindo que o time foque em resoluções mais complexas para os clientes.
Captação de leads
Além disso, ao se trabalhar com os bots você consegue compreender melhor o seu público alvo, o que ajuda na hora de montar todas as estratégias. Assim, as decisões são mais assertivas, o que garante melhores resultados.
Melhora as vendas e atendimento
Com a automatização, os chatbots podem facilitar ainda mais quando falamos de vendas, já que eles podem estar disponíveis 24 horas durante todos os dias, sendo facilitadores das vendas.
Além disso, a empresa tem a simplificação e agilidade nas respostas, o que é muito importante nos dias de hoje.
Tipos de bots
Basicamente existem dois tipos mais comuns de chatbots, cada um com sua particularidade e função:
Baseado em regras
Os bots baseados em regras são do estilo “pergunta e resposta”, e é o tipo mais simples. Conforme o usuário for escrevendo, o bot identifica e envia a resposta. Imagine uma FAQ programada: é assim que funciona.
Baseado em Inteligência Artificial (IA)
Este tipo de bot já é mais complexo, porém, mais completo. Ele é baseado em Inteligência Artificial para se comunicar com o usuário, registrando todas as palavras digitadas para processamento posterior, e responde com sugestões adequadas sobre o assunto, não necessariamente de forma programada.
Independente do modelo utilizado, os chatbots podem ser de muita ajuda na empresa. Ele torna os processos mais ágeis, completos e automatizados, e em um mundo cada vez mais rápido, ter um atendimento veloz é fundamental. Eles conseguem ajudar na captura de dados e tomada de decisão, e aliados a força humana, conseguem ser uma ótima fonte para resolução de problemas.