#brainblog

           Brain em Portugal: ida para a Europa concretiza internacionalização do Centro de Inovação

Data: 10 março 2022 | Categoria: Inovação
Foto de nove pessoas em frente ao hub de inovação do Brain em Portugal.
           

O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está abrindo uma filial em Lisboa, Portugal. O objetivo é prospectar soluções inovadoras nas avenidas tecnológicas 5G, Blockchain e IoT para as verticais de negócio em que o Centro atua.

Assim, a internacionalização pretende ampliar o relacionamento com o ecossistema local para desenvolver novas oportunidades de negócio e fortalecer a frente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em tecnologias disruptivas. Isso, além de captar recursos financeiros para a inovação e atrair talentos.

Como o Brain atuará em Portugal?

Inicialmente, com a proposta de facilitar as novas conexões no país, o Brain estará no Atlantic Station, espaço colaborativo gerenciado pela Atlantic Hub. Isto porque a empresa global auxilia mais de 70 organizações brasileiras em seus processos de internacionalização, tendo Portugal como porta de entrada.

“Nossa ambição é ser um articulador relevante do ecossistema de inovação europeu e Portugal é uma ótima porta de entrada para a atuação no continente. Temos buscado nos aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão das novas tecnologias suas possibilidades. Dessa forma, queremos conectar o que tem de melhor na Europa com as necessidades do Brasil. Vamos prospectar soluções inovadoras e acelerar a inovação digital do grupo Algar”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Foto da presidente do Brain, Zaima Milazzo, falando no lançamento do Brain em Portugal.

Zaima Milazzo, Presidente do Brain, durante lançamento em Portugal.

Relacionamento com Portugal

O Brain iniciou a aproximação com Portugal em 2020. Primeiro, com a realização de um tour virtual no ecossistema português e algumas ações com empresas e negócios do país. Em seguida, em 2021, foi lançada a primeira edição de um programa internacional de Open Innovation. Por fim, em janeiro de 2022, o Brain anunciou um acordo com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações (IT) de Portugal para atuação conjunta em projetos de inovação.

Foto de seis pessoas brincando a entrada do Brain em Portugal.

Eliane Garcia, Luiz Alberto Garcia, Thilo Helmut Georg Mannhardt, Jean Borges, Zaima Milazzo e Luis Lima.

A escolha de Portugal se deu por ter um rico ecossistema de inovação, convergente com as frentes de atuação do grupo Algar, principalmente em Telecomunicações e TI, Turismo e Entretenimento. Também, pelo perfil dos seus empreendedores, que pensam globalmente e buscam escalar seus negócios no exterior. Além disso, o fundador do grupo Algar, Alexandrino Garcia, era português.

“É um marco porque, após mais de 100 anos, o Grupo volta às origens e chega em terras portuguesas por meio do seu centro de inovação”, finaliza Zaima. Clique aqui e saiba mais sobre a atuação do Brain!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

3.7 6 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x