#brainblog

           Brain, UFU e Portugal: parceria para acelerar projetos de inovação

Data: 28 janeiro 2022 | Categoria: Inovação
Foto da bandeira do Brasil ao lado da bandeira de Portugal, representando a parceria entre Brain, UFU e Portugal.
           

O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações (IT), de Aveiro, assinaram um acordo para atuação conjunta entre Brasil e Portugal em projetos de inovação a partir de janeiro de 2022.

As frentes de trabalho serão voltadas principalmente para temas disruptivos relacionados à TIC, Soluções Digitais, 5G, Redes Telecom, Computação Quântica, Inteligência Artificial, entre outros.

Mais sobre a parceria entre Brain, UFU e Portugal

A parceria une a iniciativa privada com instituições públicas científicas renomadas no país e no exterior. Abaixo, conheça os principais objetivos do acordo:

  • Agilizar a iniciação de novos projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento);
  • Promover a troca de tecnologias e experiências entre profissionais;
  • Facilitar o compartilhamento de recursos humanos e espaços físicos (laboratórios de pesquisas).

“O Brain, sendo um centro de inovação em negócios digitais, tem buscado se aliar a grandes referências no Brasil e no mundo. Dessa forma, terá uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas, algo essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Assim, a união com essas instituições, que se complementam por terem linhas de pesquisa muito semelhantes, acontece com esse objetivo e busca somar o know how do Brasil e de Portugal para acelerar projetos”, explica Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Conheça os parceiros do Brain

Instalado em Aveiro, em Portugal, o Instituto de Telecomunicações é uma entidade privada constituída por nove instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas das Telecomunicações, sendo amplamente reconhecido em seu país e na Europa.

A UFU é, por sua vez, uma universidade referência em tecnologia, laboratórios e pesquisadores também direcionados à TI e Telecom. Nesse sentido, a instituição atua na coordenação do projeto “BRASIL5G and Beyond” e tem participação no projeto “Brasil 6G”, ambos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Por fim, a UFU também participa do Fórum 5G Brasil e de projetos de colaboração internacional nesta área.

Clique aqui para conhecer mais sobre a atuação do Brain no mercado de inovação!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x