Através do Brain Consulting, braço de consultoria do Brain Solutions, propomos a criação de uma nova plataforma voltada ao pequeno varejo e de um serviço de suporte e relacionamento de clientes diretos e indiretos da Raymundo da Fonte.
Este é mais um case de sucesso desenvolvido pelo Brain!
A Raymundo da Fonte, fabricante pernambucana de produtos de limpeza, higiene, condimentos e inseticidas, contratou o Brain, Centro de Inovação da Algar Telecom, para melhorar seu relacionamento com pequenos varejistas.
Há 76 anos no mercado, a Raymundo da Fonte fabrica mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas em seis fábricas em Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, São Paulo, além da matriz em Paulista, no Pernambuco.
A companhia é dona das marcas Brilux, Minhoto, Sonho, Even, Tubarão, Olimpo, Cloral, Muriongo, Filgueira, Alerta e Sentinela, somando mais de 4 mil clientes ativos.
Segundo a empresa, a Raymundo da Fonte passava por problemas em seu canal de varejo, como baixa recorrência de compra, alto índice de compra única e tempo elevado de equipe com suporte ao cliente.
O Brain, então, atuou como consultor da empresa, e propôs a criação de uma plataforma web e mobile de compra digital voltada ao pequeno varejo e de um serviço de suporte e relacionamento de clientes diretos e indiretos da Raymundo da Fonte.
No projeto, foi desenvolvido um aplicativo on-line e responsivo para facilitar a realização dos pedidos de forma rápida, autônoma e independente da força de vendas atual.
Além disso, também foi criado um chatbot integrado aos sistemas da empresa para dar suporte a toda a cadeia de vendas.
O projeto foi o primeiro case de consultoria do Brain desde que o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) abriu ao mercado o apoio para empresas fora do grupo Algar.
“A Raymundo tinha um desafio comum a várias outras empresas da indústria de higiene e limpeza: chegar no pequeno varejista. A partir desse cenário, criamos uma solução que aperfeiçoa a jornada da compra, na qual o pequeno varejista pode realizar o seu pedido via aplicativo na palma de sua mão, de forma mais rápida e eficaz, evitando a ruptura de estoque na gôndola”, explica Leandro Nazareth, líder do Brain Solutions.
Em três meses de funcionamento, a área B2B da Raymundo da Fonte registrou um crescimento de 61% no faturamento entre abril e maio deste ano.
O indicador de positivações, que mede o desempenho do time de vendas pelas interações com clientes e o número de vendas, também aumentou 52% no período.
“Desde do início da atuação da plataforma, registramos um desempenho muito bom, crescendo mês a mês de forma exponencial. Vamos ampliar cada vez mais o uso desta ferramenta através dos estudos e do apoio do Brain”, afirma Fábio Farias, gerente comercial de Novos Negócios da Raymundo da Fonte.
Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções com o foco em IoT, digital, 5G e cloud e edge computing.
Nos últimos cinco anos, mais de 1 mil startups foram atraídas por meio dos programas de open innovation da Algar Telecom e do Brain.
Conheça mais sobre as frentes de atuação do Brain, clique aqui e veja agora!