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Como a Cultura Organizacional pode tornar sua empresa mais inovadora

Data: 14 junho 2023 | Categoria: Estratégia

A cultura organizacional é um dos principais fatores que podem impulsionar a inovação em uma empresa.

Neste artigo, você descobrirá como a cultura organizacional pode ser o pilar para transformar sua empresa em uma inovadora e como isso pode ser alcançado.  

Leia mais para saber como a cultura organizacional pode ser uma vantagem competitiva para sua empresa. 

O que é a Cultura Organizacional? 

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que definem a identidade de uma empresa e influenciam a forma como seus funcionários trabalham e se relacionam entre si e com os clientes.  

É a personalidade da empresa e pode ser moldada e desenvolvida para atender às necessidades e objetivos da organização.  

Uma cultura organizacional forte e positiva pode aumentar a produtividade, a satisfação dos funcionários e a inovação 

Pirâmide de John Shook 

Atualmente, John Shook é um dos grandes nomes do Lean, e em seu artigo de 2010 “How to Change a Culture: Lessons From NUMMI”, conta como foi a experiência de mudar uma cultura de uma organização. 

Mais especificamente, sobre a transformação de uma unidade da GM em decadência em uma unidade Modelo com a mentalidade Lean e voltada para o crescimento do Sistema Toyota de Produção.  

Pirâmide de John Shook 

3 níveis da Pirâmide de Shook 

A pirâmide de John Shook é um modelo que mostra como a cultura organizacional é formada por três níveis: comportamentos, sistemas e mentalidade.  

Antes de tudo, segundo Shook, para mudar a cultura de uma empresa, é preciso começar pelos comportamentos, que são visíveis e mensuráveis, e que influenciam os sistemas e a mentalidade. 

Os comportamentos são as ações que as pessoas realizam no dia a dia, como resolver problemas, colaborar, aprender e melhorar. 

Os sistemas são as estruturas e processos que suportam e reforçam os comportamentos, como as políticas, os indicadores, os incentivos e as ferramentas.  

A mentalidade é o conjunto de crenças e valores que orientam as decisões e atitudes das pessoas, como a confiança, o respeito, a responsabilidade e a melhoria contínua.  

Como mudar a cultura da sua empresa e se tornar mais inovadora? 

Em primeiro lugar, é preciso adotar comportamentos que estimulem a criatividade, a experimentação, o aprendizado e a adaptação.  

Por exemplo, incentivar as pessoas a identificar problemas e oportunidades de melhoria, a propor soluções baseadas em fatos e dados, a testar hipóteses e validar resultados, a compartilhar conhecimento e feedback, e a incorporar as lições aprendidas nas práticas cotidianas. 

Desse modo, os comportamentos devem ser apoiados por sistemas que facilitem e reconheçam a inovação, como:
 

  • Definir metas desafiadoras e alinhadas à estratégia da empresa; 
  • Fornecer recursos e tempo para desenvolver projetos inovadores; 
  • Criar espaços e canais para trocar ideias e experiências; 
  • Estabelecer critérios e métricas para avaliar o impacto das inovações; 
  • Premiar as equipes e indivíduos que se destacarem na geração de valor. 

Assim, esses comportamentos e sistemas devem gerar uma mentalidade que valorize e cultive a inovação. 

Todavia, é importante desenvolver uma visão compartilhada do propósito e da missão da empresa para promover uma cultura de confiança e transparência entre os colaboradores. 

Uma vez estabelecida, é possível trabalhar para fortalecer esses valores e crenças e alinhá-los com os objetivos da empresa.  

Isso ajudará a criar uma cultura organizacional forte e positiva, que incentiva a inovação e o crescimento da empresa. 

Por fim, para mudar a cultura de uma empresa para se tornar mais inovadora usando a pirâmide de John Shook, é preciso começar pelos comportamentos que fomentem a inovação. 

Invista em treinamentos e desenvolvimento de habilidades. 

Contudo, para transformar sua empresa em uma inovadora, é fundamental também, investir em treinamentos e desenvolvimento de habilidades dos funcionários.  

Isso pode incluir cursos, workshops, mentorias e outras atividades que ajudem a aprimorar as competências necessárias para a inovação, como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  

Além disso, é importante incentivar a participação dos funcionários em projetos interdepartamentais e oferecer oportunidades para que eles possam aplicar o que aprenderam em situações reais de trabalho. 

Por Flávio Augusto, Especialista em Inovação no Brain.

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REDAÇÃO BRAIN

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