A cultura organizacional é um dos principais fatores que podem impulsionar a inovação em uma empresa.
Neste artigo, você descobrirá como a cultura organizacional pode ser o pilar para transformar sua empresa em uma inovadora e como isso pode ser alcançado.
Leia mais para saber como a cultura organizacional pode ser uma vantagem competitiva para sua empresa.
A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que definem a identidade de uma empresa e influenciam a forma como seus funcionários trabalham e se relacionam entre si e com os clientes.
É a personalidade da empresa e pode ser moldada e desenvolvida para atender às necessidades e objetivos da organização.
Uma cultura organizacional forte e positiva pode aumentar a produtividade, a satisfação dos funcionários e a inovação
Atualmente, John Shook é um dos grandes nomes do Lean, e em seu artigo de 2010 “How to Change a Culture: Lessons From NUMMI”, conta como foi a experiência de mudar uma cultura de uma organização.
Mais especificamente, sobre a transformação de uma unidade da GM em decadência em uma unidade Modelo com a mentalidade Lean e voltada para o crescimento do Sistema Toyota de Produção.
A pirâmide de John Shook é um modelo que mostra como a cultura organizacional é formada por três níveis: comportamentos, sistemas e mentalidade.
Antes de tudo, segundo Shook, para mudar a cultura de uma empresa, é preciso começar pelos comportamentos, que são visíveis e mensuráveis, e que influenciam os sistemas e a mentalidade.
Os comportamentos são as ações que as pessoas realizam no dia a dia, como resolver problemas, colaborar, aprender e melhorar.
Os sistemas são as estruturas e processos que suportam e reforçam os comportamentos, como as políticas, os indicadores, os incentivos e as ferramentas.
A mentalidade é o conjunto de crenças e valores que orientam as decisões e atitudes das pessoas, como a confiança, o respeito, a responsabilidade e a melhoria contínua.
Em primeiro lugar, é preciso adotar comportamentos que estimulem a criatividade, a experimentação, o aprendizado e a adaptação.
Por exemplo, incentivar as pessoas a identificar problemas e oportunidades de melhoria, a propor soluções baseadas em fatos e dados, a testar hipóteses e validar resultados, a compartilhar conhecimento e feedback, e a incorporar as lições aprendidas nas práticas cotidianas.
Desse modo, os comportamentos devem ser apoiados por sistemas que facilitem e reconheçam a inovação, como:
Assim, esses comportamentos e sistemas devem gerar uma mentalidade que valorize e cultive a inovação.
Todavia, é importante desenvolver uma visão compartilhada do propósito e da missão da empresa para promover uma cultura de confiança e transparência entre os colaboradores.
Uma vez estabelecida, é possível trabalhar para fortalecer esses valores e crenças e alinhá-los com os objetivos da empresa.
Isso ajudará a criar uma cultura organizacional forte e positiva, que incentiva a inovação e o crescimento da empresa.
Por fim, para mudar a cultura de uma empresa para se tornar mais inovadora usando a pirâmide de John Shook, é preciso começar pelos comportamentos que fomentem a inovação.
Contudo, para transformar sua empresa em uma inovadora, é fundamental também, investir em treinamentos e desenvolvimento de habilidades dos funcionários.
Isso pode incluir cursos, workshops, mentorias e outras atividades que ajudem a aprimorar as competências necessárias para a inovação, como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
Além disso, é importante incentivar a participação dos funcionários em projetos interdepartamentais e oferecer oportunidades para que eles possam aplicar o que aprenderam em situações reais de trabalho.
Por Flávio Augusto, Especialista em Inovação no Brain.
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