Não é segredo que o Brasil tem se mostrado uma verdadeira potência dentro do cenário empreendedor. Afinal, em um contexto no qual muitos cidadãos viram os seus empregos indo embora nos últimos anos, é inegável que a saída mais adotada foi a abertura de novos negócios próprios e, consequentemente, inúmeras pequenas empresas surgiram no mercado, nas mais diferentes áreas.
Segundo dados publicados no G1, na última década houve um crescimento constante do número de empreendedores no Brasil. Só no ano de 2022 foram abertas cerca de 7,2 mil empresas por dia. Esse número, por sua vez, é apenas mais um indicativo do quanto de espaço o mercado brasileiro tem para oferecer para quem deseja se aventurar no mundo dos negócios.
No entanto, antes de entrar nesse nicho é necessária muita preparação. Afinal, saber identificar a melhor oportunidade é essencial para quem deseja atingir a independência financeira com a sua nova empresa e não se tornar apenas mais um número em seu setor.
Assim, para te ajudar nessa jornada, preparamos aqui um guia completo que vai te auxiliar a aprender a identificar as melhores oportunidades de novos negócios. Desse modo, vai ficar muito mais fácil empreender e ainda garantir que as suas ideias representem uma inovação para o mercado. Ficou curioso para saber mais? Então, continue por aqui e descubra tudo!
Não é segredo que os negócios inovadores são um tema que tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos. Afinal, eles se tornaram um verdadeiro objetivo para os empreendedores que desejam sair do óbvio e desbravar novos nichos, garantindo empresas únicas e diferentes daquelas que já estão em atividade.
De maneira geral, um negócio inovador pode ser definido como uma empresa com uma ideia diferente, seja ela disruptiva ou não.
Em outras palavras, esse tipo de companhia visa trabalhar conforme as novas tendências do mercado, fazendo uso da tecnologia e da inovação para se destacar da concorrência.
Nesse sentido, não é difícil imaginar que esse é um dos modelos que mais tem ganhado atenção nos últimos anos. Afinal, inovar é essencial para quem está chegando no mundo dos negócios e deseja mostrar algo diferente para o público.
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Como você pode perceber acima, o Brasil se trata de um solo muito fértil para a abertura de novos negócios.
Com o atual sistema não é difícil abrir um MEI (cadastro de microempreendedor individual) e começar a comercializar produtos e serviços. No entanto, também é fato que apenas se jogar no mercado sem muito estudo pode não ser a atitude mais sensata e prudente.
Afinal, segundo um levantamento recente realizado pelo SEBRAE, cerca de 29% dos MEIs acabam fechando as portas e declarando falência da sua empresa antes mesmo de completar os primeiros cinco anos de negócio.
Esse número, por sua vez, é bastante alarmante, tendo em vista que representa milhares e milhares de sonhos voltando para a gaveta.
No entanto, não é difícil imaginar que esse declínio nos negócios não depende apenas do mercado. São vários os fatores que podem fazer uma empresa fechar, principalmente quando ela não está, de fato, acompanhando o que está acontecendo a sua volta e em seu nicho.
Isso porque os momentos difíceis surgirão em qualquer ramo, mas podem ser superados quando a administração está em dia e ciente de sua própria condição.
Afinal, quando o empreendedor acompanha as tendências do mercado fica muito mais fácil tomar decisões assertivas, considerando o real cenário financeiro e situação do empreendimento.
Além disso, não estar atento às tendências do mercado é sinônimo de fechar os olhos para novas oportunidades, até mesmo para quem não tem interesse em mudar de nicho ou expandir o seu negócio. Isso porque quem não se atualiza tende a ficar para trás, sendo superado pela concorrência e pouco visto por novos possíveis clientes.
Quando o assunto é a falência de negócios, basta fecharmos os olhos e realizarmos uma rápida busca mental para lembrarmos de pelo menos uma pessoa que conhecemos que tentou empreender, mas acabou não tendo o sucesso esperado com seu novo negócio.
Afinal, infelizmente esse é um cenário bem comum no mercado brasileiro, se repetindo em diversos lugares e momentos.
O nosso mercado é uma grande potência para novos negócios, fazendo de pequenos sonhadores, grandes empreendedores todos os dias. Sendo assim, o que faz uma empresa não atingir o sucesso?
Segundo um estudo realizado pela CB Insights, a lista de motivos a ser listados pode ser bem grande, porém, os mais comuns são:
O último fator da lista, por sua vez, é um dos mais graves e que tem mais peso para a maioria dos empreendedores.
Afinal, se jogar em um novo nicho sem conhecer as possibilidades que ele oferece com toda a certeza é um erro, tendo em vista o perigo que é se inserir em um meio já saturado.
Para encontrar solo fértil é necessário buscar, pesquisar e estudar muito sobre o mercado em que se está entrando, de modo a descobrir se ele ainda tem espaço e oportunidade para mais um.
Caso contrário, a melhor opção é recalcular a rota e encontrar um nicho aberto, com uma concorrência leve e que permita que sua empresa consiga mostrar todo o potencial que já possui.
Inovar é essencial para quem deseja crescer e se firmar no mercado empreendedor. Fonte: Pixabay
Até aqui você já conseguiu perceber que estudar o mercado é não apenas uma boa opção, mas o único caminho possível para os empreendedores que desejam atingir o sucesso ao abrir um novo negócio.
Afinal, o cenário no qual estamos inseridos é um dos principais indicativos das possibilidades que o nicho oferece, podendo ilustrar se ele é, de fato, uma boa opção ou não.
No entanto, também pode parecer demagogia falar tanto sobre estudo. Isso porque a rotina de um empreendedor é enlouquecedora, com milhares de tarefas diárias que precisam ser realizadas para garantir a operação do negócio.
Sendo assim, é preciso buscar por caminhos alternativos, os quais garantam um bom conhecimento da área, mas que não exijam dezenas de horas por dia.
A boa notícia aqui é que, ao contrário do que muitos pensam, para identificar boas oportunidades do mercado não é necessário passar o dia lendo notícias ou fazendo network.
Alguns pequenos passos e ações podem fazer total diferença na sua visão de mercado e, consequentemente, nas próximas decisões que você tomará para o seu negócio.
Acompanhe quais são eles abaixo!
Quando se trata do mundo dos negócios, todo mundo que já tentou empreender pelo menos uma vez sabe o quanto o cenário muda rapidamente.
Assim, o que antes fazia sucesso total e garantia muito público pode deixar de ser bom em pouquíssimo tempo, se tornando necessário estar sempre buscando novas estratégias para crescer e evoluir com sua empresa.
Como exemplo, podemos citar a paleta mexicana e o Frozen de Iogurte, ideias que estouraram, mas que logo perderam a atenção do público.
Por esse motivo, um dos pontos mais importantes quando estamos tratando de negócios inovadores é realizar constantes pesquisas de mercado. Através delas conseguimos conhecer e compreender mais sobre o que está fazendo sucesso em um nicho e, principalmente, se existe algum espaço dentro dele que ainda não foi preenchido.
Essa é uma das melhores maneiras de identificar oportunidades de novos negócios inovadores, os quais realmente terão um impacto dentro da área que se encaixarem.
Além disso, as tendências também devem ser acompanhadas, pois indicam quais são as preferências atuais do público e o que ele deseja encontrar em seu negócio.
Com base nesses estudos se torna possível compreender de forma mais ampla as necessidades e desejos dos seus possíveis consumidores, possibilitando a criação de um negócio assertivo e com mais chances de atingir o sucesso logo em seus primeiros passos.
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Um negócio que não leva os desejos de seu público-alvo a sério não tem como obter sucesso. Afinal, quando abrimos uma empresa estamos trabalhando por e para os nossos consumidores, com o objetivo total de que eles gostem de sua experiência conosco e voltem em outro momento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa especialista em pesquisas de mercado, cerca de 92,7% dos consumidores consideram que um bom atendimento é sua principal necessidade na hora da compra.
Nesse quesito inclui-se uma boa comunicação com o vendedor e, principalmente, a facilidade em encontrar aquilo que se está buscando.
Considerando esses dados, a lógica se torna ainda mais simples: é preciso agradar para prosperar.
Para isso, no entanto, a única maneira possível é conhecer mais do seu público, de modo a entender o que ele espera encontrar em seu negócio e qual a melhor maneira de oferecer esse produto ou serviço.
Para isso, elaborar pesquisas é uma ótima maneira de coletar dados. Além disso, trocar ideias com outros empreendedores da área também pode ser uma excelente opção, de modo a conhecer mais sobre a experiência de quem já está trabalhando dentro do nicho a mais tempo que você.
Por que insistir em seguir sozinho em um mundo onde é muito mais fácil dar as mãos e caminhar com os demais? Essa é uma pergunta simples, mas que ainda gera confusão para muitos empreendedores. Afinal, a ideia de firmar parcerias muitas vezes é vista não como uma potencialização, mas sim uma divisão e aumento da concorrência.
Esse pensamento, no entanto, já está mais do que na hora de ser abolido. Isso porque no mundo dos negócios, nem toda empresa é sua concorrente direta.
Em muitos casos, aproximar-se de outros empreendedores é, na verdade, uma verdadeira chance de aprender mais e cativar uma nova parcela do público, a qual ainda não conhece o seu trabalho.
Além disso, com as parcerias ganha-se a possibilidade de conhecer e criar relações com empresas e startups que possuem a mesma sinergia que o seu negócio.
Com isso será possível realizar rodas de conversas, reuniões e até mesmo fechar novos empreendimentos com quem pensa igual você e tem o mesmo desejo de crescer no mercado.
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Aquela velha história de que não se mexe em time que está ganhando com toda a certeza não é válida para o mundo dos negócios.
Afinal, uma empresa que permanece sempre no mesmo tende a ficar estagnada e a decair com o tempo, mesmo que tenha números interessantes na atualidade.
Segundo um levantamento realizado em parceria entre as empresas AEVO e Inventta, cerca de 48% das empresas atuantes no Brasil hoje se consideram inovadoras. No entanto, por outro lado, em pesquisa com os consumidores, apenas 19% receberam esse título.
Esses números, por sua vez, revelam uma realidade alarmante: muitas empresas acreditam que estão inovando, mas não conseguem repassar essa ideia para seu público.
Essa falta de sinergia, por sua vez, muitas vezes resulta em um menor interesse dos consumidores, gerando, consequentemente, a falta de vendas concretas e, em casos mais drásticos, a falência.
Por esse motivo, inovar é essencial. Em tempos nos quais a internet nos possibilita conhecer um pouco de tudo, é fato que os consumidores já não se contentam mais com o básico. Para ganhar espaço e se destacar frente a concorrência é preciso investir forte na inovação, de modo a abrir novos caminhos e possibilidades de negócio.
Além disso, a inovação garante que nos tornemos pioneiros naquilo que estamos criando. Esse ponto, por sua vez, agrega credibilidade no mundo dos negócios e também com os clientes, fazendo com que sua empresa se torne uma verdadeira referência quando o assunto é buscar novos nichos de forma criativa e inovadora.
Já pensou como seria ter um consultor sempre a sua disposição para ajudar na tarefa de descobrir novos caminhos e oportunidades do mercado? Esse papel de consultoria é um dos mais buscados da atualidade e aqui no Brain é oferecido com excelência.
O Brain Consulting é um serviço de consultoria oferecido pelo Brain para empresas de médio e grande porte.
O seu objetivo é abrir as portas para a cultura da inovação, orientando líderes sobre as melhores maneiras de trabalhar com seu capital humano e administrar processos.
Por meio dessa consultoria é possível obter trilhas customizadas, aprender a fazer uma boa gestão de ideias e compreender tudo sobre a forma ideal de trazer inovação e tecnologia para seus clientes.
Além disso, com o Brain consulting você garante um parceiro valioso para a sua jornada, o qual vai te acompanhar em diversos processos do seu negócio e te ajudar a enxergar seu meio com os olhos da inovação.
Outra vantagem é que com essa consultoria você também ganha aquela ajuda para digitalizar os seus processos, garantindo presença digital e ainda mais espaço na web.
Por último, o Brain Consulting também oferece consultoria especializada para novos negócios, ajudando empreendedores a inovar com qualidade e garantir um público cativo desde os primeiros passos da companhia!
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