O design thinking se tornou uma importante ferramenta de inovação e resolução de problemas. Assim, as empresas que querem pensar o futuro começaram a aplicar essas técnicas competitivas e criativas para melhorar as suas práticas internas, a qualidade dos produtos e serviços realizados.
A nova dinâmica social e tecnológica exige que as empresas tenham uma postura ágil, eficiente e criativa para produzir, dialogar ou oferecer workshops para toda a equipe. De acordo com a empresa de design de negócios IDEO, o design thinking é uma estratégia e um novo jeito de pensar o mundo através da criatividade.
O bom design, além de propiciar belos e funcionais traços estéticos ou físicos dos produtos, cria inovações nas experiências que são oferecidas ao cliente.
Essa nova metodologia comercial faz uso de valores importantes, como a empatia, a colaboração e a experimentação. Desse modo, o resultado final é compatível com os desejos do clientes e com o melhor serviço que a empresa pode oferecer.
Leia aqui a importância do design thinking, suas fases e valores necessários e como adotamos essa metodologia no cotidiano da Brain, da Algar Telecom. Aproveite e bom conteúdo!
O design thinking é um conjunto de práticas que estimula as ideias e encontra soluções para problemas.
Ele foi pensado para um mundo cada vez mais complexo e conectado entre seus agentes, surgindo dessa maneira problemas que não são facilmente resolvidos por soluções já existentes e intuitivas.
Essas adversidades são chamadas de problemas complexos. Nesse tipo de situação, é necessário um trabalho em equipe e um novo olhar que pense além do problema existente.
Assim, a empresa consegue propor maneiras inéditas e criativas de se trabalhar, utilizando os recursos técnicos e seus colaboradores.
Por isso, o design thinking tem um passo a passo e exige uma postura empática e colaborativa, envolvendo gerência, sócios e demais colaboradores. Sempre em prol da evolução, eficiência e inovação dos serviços e produtos. As fases tradicionais dessa abordagem são:
Através dos estudos coletivos sobre o tema e aplicação na empresa, você conseguirá encontrar respostas eficientes para diversas questões.
Além disso, as técnicas dessa abordagem também melhoram as dinâmicas da empresa, gerando mais engajamento da equipe, foco e dedicação.
Essa mudança de postura acontece, pois os colaboradores percebem que suas ideias são valorizadas e que o trabalho de todos pode otimizar as rotinas e tarefas, assim como os serviços oferecidos.
Imersão: A primeira fase é o momento para entender toda a trajetória da empresa e sua cultura organizacional. Essa também é a etapa para conhecer os principais problemas, como a rotina de trabalho, mercado de atuação e concorrência.
Ideação: É a hora de usar a criatividade e propor ideias. Nessa etapa a equipe trabalha coletivamente para buscar novos caminhos com foco nos pontos que exigem melhoria.
Prototipação: Fase de testes das melhores ideias que têm potencial para melhorar a empresa. É um período importante para implantar o projeto na empresa ou no produto por um tempo.
Desenvolvimento: Por último, a fase de desenvolvimento valida os testes e verifica a taxa de satisfação, criando a ideia final do Design Thinking.
Como o design thinking ajuda na resolução de problemas?
Essa nova metodologia tem recursos inovadores que trazem grandes resultados para diferentes necessidades da empresa. Ao adotar o design thinking, você pode:
Para que essa abordagem seja adotada na empresa, é preciso que alguns valores sejam reconhecidos e adotados cotidianamente, como:
A empatia é parte fundamental de qualquer contexto social ou momento de aprendizado. No contexto comercial, esse valor é necessário para entender as dores, os comportamentos e necessidades dos clientes, de modo que seja possível criar soluções que melhorem o cotidiano de todos.
A colaboração é um pensamento do design thinking para encontrar o máximo de ideias positivas e criativas para o problema.
Pensar coletivamente é muito mais interessante e proveitoso do que querer resolver sozinho problemas complexos que, muitas vezes, são questões coletivas.
Já a experimentação é a capacidade de testar ideias e aprender com elas, desenvolvendo a dinâmica de tentativa e erro.
Pois, é somente através das ideias inovadoras que as empresas se destacam. Além disso, é o caminho para solucionar demandas internas e externas da empresa, contribuindo para o desenvolvimento do microambiente e do macroambiente do produto ou serviço.
Portanto, essa abordagem é um conjunto de metodologias que olha para as necessidades das pessoas, alinha com os interesses dos negócios e avalia o que é viável tecnologicamente, buscando inovação.
Aqui, no Centro de Inovação, da Algar Telecom, nós aproveitamos as etapas do design thinking para inovar e construir novos caminhos. Leia abaixo como funciona essa metodologia:
Entender: Colocar na mesa tudo o que se sabe ou que pretende fazer sem restrição;
Definir: Explorar oportunidades e definir o foco de atuação;
Divergir: Desenhar as ideias separadamente, depois o grupo opina e vota nas melhores;
Decidir: Escolher uma ideia entre as mais votadas e partir para o desenho desta.
Prototipar: Construir um protótipo o mais realista possível e definir roteiro de entrevista.
Validar: Colocar a ideia a prova para outras pessoas a fim de validar ou evoluir a ideia.
Acreditamos que seguindo essas seis etapas, de forma coletiva, com a mente aberta e sem pré-conceitos definidos, estando dispostos a captar os insights de todos os participantes do projeto, podemos resolver problemas complexos das mais diversas naturezas.
Uma das grandes inspirações para o design thinking é a empresa IDEO. Essa importante empresa de design de negócios tem dicas primordiais para estruturarmos os melhores projetos de design thinking.
Segundo a empresa, o design thinking é uma ferramenta que prioriza o ser humano, incentivando-o a buscar inovação e criatividade. Por meio deste pensamento, será possível integrar as necessidades das pessoas e as oportunidades tecnológicas.
Pensando em estratégias para o futuro, o Brain organiza a tradicional Semana de Inovação. Uma iniciativa da Algar Telecom que explora a criatividade, tecnologia e novos comportamentos sociais.
Dentre as atividades, também vamos discutir o conceito de design thinking e como você pode usar essa abordagem na sua empresa.
O tema deste ano é “Futuro da Humanidade” e nós vamos abordar novas práticas, conceitos e ferramentas tecnológicas que trarão importantes reflexões sociais, comerciais e comportamentais sobre o futuro. Assim, você estará preparado e pronto para construir uma rotina inovadora na sua empresa.
Quer saber mais sobre a Semana da Inovação? Então clique aqui e veja nossa programação