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           Customer Centric: sua empresa coloca o cliente no centro do negócio?

Data: 09 setembro 2021 | Categoria: Estratégia
Foto de um homem e uma mulher conversando em um escritório, representando o conceito de customer centric.
           

Colocar o consumidor como prioridade pode parecer natural para as empresas. Mas, em meio à rotina, muitas perdem seu público de vista e acabam se distanciando de suas necessidades. Por isso, uma estratégia empresarial que envolva ao máximo o conceito de customer centric é essencial.

Seja por necessidades operacionais, mudanças de mercado ou qualquer outro fator externo, algumas companhias, de empresas grandes a startups, acabam deixando o consumidor em segundo plano e priorizando aspectos técnicos ou de negócios. Isso pode custar caro e acabar por prejudicar o relacionamento com clientes.

Logo, é essencial colocar o consumidor no centro das decisões. Abaixo, entenda o conceito de customer centric, por que é importante nos dias atuais e como é possível colocar a estratégia em prática, assim como fazemos no Brain.

O que é Customer Centric?

Customer Centric é um conceito que baseia o consumidor de uma empresa no centro de suas estratégias e decisões, em todas as áreas. Em tradução livre, significa colocar o cliente no centro. 

Dessa forma, todas as ações de um negócio se voltam para o consumidor. Ou seja, o cliente passa a ser o centro do negócio e, a partir dele, é construída toda a estrutura da empresa ou startup. Com o consumidor no centro, todas as outras áreas são construídas e o cliente é sempre a base para decisões.

Com isso, todos no negócio sempre buscarão entender as principais demandas do consumidor. Além de estudar hábitos, ideias e outros fatores fundamentais para trazer uma compreensão profunda do que o cliente deseja, quais são suas dores e o que espera de uma empresa no que diz respeito a soluções.

Portanto, por mais que qualquer empresa tenha também suas necessidades e desafios, o centro e o motivo de suas ações sempre será o cliente. Em uma estratégia de Customer Centric, mais do que priorizar seus resultados, a empresa prioriza a resolução de problemas e dores do seu público.

Por que o Customer Centric é importante?

As mudanças no comportamento do usuário são cada vez maiores, especialmente em um momento pós-pandemia que acelerou transformações e que empoderou clientes. O público consumidor está mais exigente e busca comodidade, rapidez e soluções que sejam específicas para suas dores.

Logo, o Customer Centric é importante para compreender as exigências dos clientes e, principalmente, para permitir que sua startup ou empresa possa dialogar e estabelecer uma relação profunda e de confiança com o público. Assim, ofertando produtos e soluções que resolvam dores e estejam totalmente alinhados aos desejos do público.

Afinal, não basta apenas oferecer um bom produto ou um atendimento de excelência: é preciso ir além para oferecer a solução ou produto ideal para as necessidades dos clientes, que chegue no momento certo e ofereça uma experiência única que atraia, fidelize, engaje e diferencie aquele negócio dos concorrentes.

Benefícios na criação de novos produtos e soluções

Entre os principais benefícios do Customer Centric para uma empresa, destacam-se:

  • Maior satisfação do cliente, que terá suas dores atendidas de forma direta ao ser colocado como centro de ações e decisões de uma empresa;
  • Consequente melhora na reputação de uma empresa, que será tida como referência para seus clientes e, também, tende a atrair seu público-alvo a partir dessa reputação;
  • Diferencial competitivo em relação a outros negócios que ainda não centralizam o cliente em seu negócio e, dessa forma, não conseguem oferecer experiências únicas ao público;

Alguns números comprovam que empresas que focam nos clientes são 60% mais lucrativas (Delloite). Ao mesmo tempo, consumidores pagariam 86% mais por experiências melhores com empresas (CEI Report). Por fim, o valor de marca de uma empresa que investe na satisfação de seus clientes tem crescimento de valor de marca de 30% (Bain & Co).

Como implantar o Customer Centric?

Existem muitas estratégias que permitem implantar o Customer Centric em qualquer startup ou empresa. Porém, é fundamental colocar o consumidor no centro de decisões e, assim, mudar o mindset do negócio. Todas as áreas devem olhar, em primeiro lugar, para os sentimentos, ideias, hábitos e necessidades de seus clientes.

Para isso, existem conceitos e ferramentas digitais essenciais, como por exemplo:

  • User Experience, que considera a experiência do usuário na criação e entrega de produtos;
  • Big Data e Analytics, que contribui para a coleta de grandes volumes de dados e permite análises estratégicas que nortearão decisões;
  • Inteligência Artificial, que aumenta as possibilidades de automação de atendimento, personalização no relacionamento e coleta de dados de clientes

No Brain, o Customer Centric é essencial para a criação de soluções personalizadas aos clientes, que atendam suas dores e necessidades de forma específica. 

É importante estar por dentro dos mais diferentes conceitos que podem auxiliar uma empresa. Não apenas a colocar o cliente no centro das decisões, como também em outros aspectos de negócio. Por isso, saiba mais sobre alguns dos termos mais utilizados no mundo corporativo, de tecnologia e dados, como Business Intelligence, Data Analytics e Data Science!

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REDAÇÃO BRAIN

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