#brainblog

Cynefin: o que é e como aplicá-lo em projetos ágeis

Data: 05 maio 2023 | Categoria: Metodologias

Sabemos que quanto mais complexo é o problema, mais precisamos de soluções mais inovadoras, e para questões complexas, o Cynefin pode ser uma boa solução.

Utilizamos metodologias ágeis, principalmente o Scrum que está amplamente utilizado, não somente no universo de desenvolvimento de softwares, mas no mundo do desenvolvimento de produtos e negócios.

Nesse artigo falaremos sobre uma abordagem para tomada de decisão que pode ser bastante assertiva.

Ela se chama método Cynefin, palavra galesa (cuja pronúncia é ku-nev-in) foi desenvolvida por D.J Snowden e C.F. Kurtz publicada com o título “The new dynamics of strategy: Sense-making in a complex and complicated world”.

Nele apresenta um framework que auxilia na classificação e tomada de decisão de qualquer problema.

O Cynefin pode agregar no ágil?

Já sabemos que metodologias ágeis aceitam a flexibilidade e a mudança de rotas em projetos.

De forma resumida esse método consegue ajudar a tomar decisões rápidas e também a qualificar as necessidades de novos projetos, principalmente por meio de um quadrante muito interessante, chamado Cynefin Framework, que possibilita gerar compreensões e definições para situação de modo que consiga ser mais objetivo na tomada de decisão e gestão.

Afinal, o entendimento de framework se determina por meio da divisão de ordem e desordem, de modo que a iteração entre causa-efeito o primordial delimitador.

Em situações que possuem controle e previsibilidade são estabelecidos como sistemas ordenados e situações sem controle e previsibilidade são dados como sistemas desordenados.

Dessa forma, dentro desses dois ambientes se tem mais duas subclassificações cada.

Complexo e Caótico para ambientes desordenados e Claro e Complicado para ambientes ordenados, essa relação pode ser mais bem explicada por meio da figura a seguir:

Fonte: A Leader’s Framework for Decision Making (2007)
Fonte: A Leader’s Framework for Decision Making (2007)

Sendo assim, depois que consegue se ter uma noção do que se trata o Cynefin, é possível se gerar uma relação com as principais práticas ágeis.

Como funciona o Cynefin em um cenário caótico?

No cenário caótico, é a situação em que não consegue ter nada de previsibilidade nem visibilidade das entregas, por exemplo uma situação de uma casa pegando fogo, mas nessas situações que caóticas elas provocam e influenciam desenvolver processos inovadores e que precisam de resposta rápida, mas trabalhar nesse cenário/ambiente demanda muita energia do time.

Dessa forma, quando se passa para o ambiente conhecido, que chamamos de Claro, conseguimos utilizar metodologias tradicionais (cascata), posto a elevada previsibilidade de resultados e a relativa inteligibilidade de implementação.

São processos que já foram estruturados e problemas que já foram resolvidos.

Sendo o limite inicial entre desordem e ordem, ou digamos entre complexo e complicado, seja o mais complicado de ser distinguir.

Framework Scrum relacionado ao Cynefin

Porém, como o Framework Scrum possibilita a ter uma maior previsibilidade do entregável ao fim de um ciclo e a construção final do produto, necessita de uma maior inspeção por meio das cerimônias e artefatos, o que permite que indiquemos o Scrum para ser utilizados em ambientes complicados.

Por fim, podemos por meio dessa interpretação do Cynefin indicar para cenários mais complexos o Kanban, em que existe uma menor previsibilidade e ações mais categóricas.

Fonte: A Leader’s Framework for Decision Making (2007) (Adaptado)
Fonte: A Leader’s Framework for Decision Making (2007) (Adaptado)

Podemos entender, que nesse artigo foram realizadas simplificações e generalizações, dessa forma sempre é fundamental se ter uma visão holística sobre todo projeto que se quer desenvolver e sobre o problema que se pretende solucionar de modo a se ter a melhor escolha de modelo de acordo com cada característica do Framework.

Lembrando que o maior importante é sempre se ter como premissa o valor do manifesto ágil: “A capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido”.

Por último, para maiores aprofundamentos indico o artigo: The new dynamics of strategy: Sense-making in a complex and complicated world” 

Por Natália Vieira de Deus Oliveira, Analista de Negócios no Brain

Quer saber mais como implementar metodologias ágeis para desenvolver e solucionar problemas complicados? Conheça o Brain Training e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe