Design de Experiência, também conhecido como UX Design, é uma estratégia do Marketing de Experiência que se dedica a proporcionar experiências completas para pessoas usuárias de produtos ou serviços. Dessa forma, seu objetivo é fidelizar o consumidor, por meio do entendimento do seu comportamento na jornada de consumo.
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O design de experiência é uma prática essencial para squads que querem desenvolver soluções incríveis, inovadoras e, principalmente, úteis para seus usuários. Afinal, a usabilidade é cada vez mais importante para atrair e reter clientes. Isto porque tem relação direta com a maneira com que as pessoas podem acessar e utilizar um produto ou serviço.
Qualquer empresa que não se preocupa com o design de experiência corre o risco de não atender às expectativas de seus usuários. Dessa maneira, pode perder clientes ao entregar uma experiência ruim de seus produtos e serviços.
Por isso, preocupar-se com o design de experiência desde o desenvolvimento de um produto é essencial para lançá-lo de maneira eficiente e com o menor ruído possível entre produto e usuário.
Saiba mais sobre o design de experiência, por que ele é importante no desenvolvimento de produtos e como o designer de estratégia é um dos profissionais que faz a diferença em squads.
Também conhecido como UX Design, o design de experiência é o conceito que se debruça a aprimorar a relação que qualquer pessoa tem com um produto, serviço, marca, processos e ambientes. Ou seja, o objetivo do design de experiência é proporcionar experiências completas para pessoas usuárias de produtos ou serviços.
Vale lembrar que esse tipo de design não diz respeito apenas a interfaces, layout ou outros aspectos visuais. Eles são parte da experiência, mas o UX Design visa ampliar e melhorar a relação de pessoas com diversos aspectos de um produto ou serviço.
Logo, UX Design engloba qualquer vivência que uma pessoa tenha com uma determinada solução, seja ela digital ou não. Por isso, é importante sempre diferenciar UI Design e UX Design, pois enquanto o primeiro conceito tem foco na interface de sites ou apps, o segundo observa esses e outros aspectos. Logo, é mais abrangente.
A visão que o design de experiência traz para squads de produto é essencial para desenhar a solução conforme a experiência do cliente. Isso porque o UX Design possibilita aplicar diversas técnicas que permitem olhar usuários de forma diferente e, principalmente, colocando-o no centro das criações e decisões.
Com o design de estratégia, é possível pensar em aspectos como:
Dessa forma, com a expertise de profissionais de design de experiência, é possível entender as percepções dos usuários em toda a sua jornada enquanto o produto está em desenvolvimento. Com isso, quando chegar ao mercado, a solução já contará com hipóteses e validações que aumentam as chances de experiências do cliente bem sucedidas.
Quem é User Experience Designer ajuda a observar os mais diversos fatores que influenciam a experiência dos usuários positiva ou negativamente. Assim, traz contribuições essenciais para o desenvolvimento de soluções alinhadas aos interesses das pessoas.
No Brain, profissionais de UX atuam com o projeto de experiência do usuário que será vivenciado nas interações dele com as soluções desenvolvidas aqui. Isso acontece após o designer de estratégia entender não apenas o contexto de mercado, mas principalmente conhecer os problemas que os usuários querem resolver.
Ao mesmo tempo, é fundamental conhecer comportamentos, esforços e as reações de usuários no dia a dia e antes, durante e depois de suas interações com produtos e serviços.
Isso só é possível com o designer de estratégia presente de maneira constante em um squad, pois o profissional contribuirá para o desenvolvimento de um produto que tenha sinergia com o público em foco e que resolva aquilo que se propõe a resolver.
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