#brainblog

           Qual a importância da diversidade no universo Digital?

Data: 14 julho 2022 | Categoria: Inovação
           

A diversidade em uma empresa de tecnologia é ver de todos os prismas. Um dos aspectos mais importantes para uma empresa que deseja inovar é estar sempre antenada no que está acontecendo no mundo. As instituições devem compreender e assimilar a diversidade como algo positivo e de extrema importância para o seu crescimento.

Ao longo deste artigo, explicaremos o que é a diversidade dentro de uma empresa, qual a sua importância, além de darmos algumas dicas para a implementação de políticas de diversidade e para a utilização delas a seu favor. Aproveite e tenha uma boa leitura!

O que é diversidade dentro de uma empresa?

Nem sempre as empresas foram diversas. Normalmente quando pensamos em uma antiga companhia tradicional, pensamos em escritórios cheios de homens brancos heterossexuais. 

Isso ocorre porque durante muito tempo esses foram os únicos na sociedade a terem acesso à escola e à universidade

Mas, com o passar do tempo, esse cenário foi se modificando. Outros grupos foram alcançando espaços e conseguiram obter formação. O desafio hoje da sociedade é incluir esses outros grupos (mulheres, negros, pcds, membros da comunidade LGBTQIA+) em vários espaços, inclusive em empresas.

De modo resumido, é possível dizer que a diversidade dentro de uma empresa se apresenta em sua equipe. Uma equipe diversa é composta por pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias, religiões, classes sociais etc.

Uma empresa que defende a diversidade busca promover a igualdade dentro de seu quadro de profissionais, por meio da contratação de pessoas que possuem diferentes formações e diferentes visões de mundo.

Essas pessoas de diferentes segmentos da sociedade e com diferentes visões de mundo possuem diferentes experiências anteriores e, por isso, têm diferentes habilidades

Assim, uma organização com uma equipe diversa possui uma maior capacidade de inovação e de diagnosticar problemas que, talvez, sequer seriam visíveis por uma equipe não diversa.

Por que a diversidade é importante na tecnologia?

Ao contar com pessoas com diversas vivências e diversas habilidades, as empresas de tecnologia tendem a ganhar muito, na medida em que rompem com os padrões já estabelecidos e promovem um aumento na criatividade e na inovação.

Além disso, em uma empresa diversa há um maior nível de colaboratividade. Isso quer dizer que os funcionários se auxiliam e podem aprender um com o outro.

Vale destacar, ainda, que uma empresa diversa se conecta melhor com o público e consegue aumentar o número de clientes, já que consegue pensar em soluções para diversos públicos

Por exemplo, uma pessoa heterossexual pode não conseguir pensar em uma solução para uma questão vivenciada por uma pessoa da comunidade LGBTQIA+, mas uma pessoa que também faz parte da comunidade pode resolver esse problema rapidamente.

Para compreender melhor a importância da diversidade na tecnologia, não deixe de ler o artigo escrito pela presidente Zaima Milazzo sobre como a diversidade ajuda as empresas a ficarem mais vastas e ricas

Você utiliza a DIVERSIDADE ao seu favor? Entenda como ela é importante para sua empresa!

A diversidade é um tema muito presente na sociedade do século XXI. Ao levar esse tema para dentro de sua empresa, você mostra que está ligado nas demandas sociais de nosso período histórico. Desse modo, a diversidade melhora a imagem da empresa perante a sociedade.

Além disso, treinamentos e mudanças na comunicação interna da empresa auxiliam na redução de conflitos internos e na criação de um ambiente de trabalho saudável, em que todos os colaboradores se sentem mais importantes e incluídos

Se os colaboradores se sentem incluídos, certamente, eles comentam isso com outras pessoas e isso vai gerando uma imagem, que colabora para a atração de novos talentos e na retenção dos que já fazem parte.

Por fim, nunca é demais ressaltar que pessoas de diferentes grupos culturais têm diferentes habilidades e isso faz com que sua empresa seja mais competitiva. Como já dissemos, problemas novos podem ser identificados e outros podem ser sanados mais rapidamente.

Como implementar políticas de diversidade nas suas companhias?

Antes de implementar políticas de diversidades em suas companhias, o primeiro passo é traçar um diagnóstico, para que se tenha um panorama da situação atual. A partir daí, é necessário definir metas e indicadores e, posteriormente, traçar estratégias junto ao RH para que seja possível atingir as metas definidas.

Capacite as lideranças para lidar com o tema

Um outro passo importante é capacitar as lideranças e melhorar a comunicação dentro da empresa. Uma empresa que se pretende diversa não pode tolerar e perpetuar preconceitos e discriminações. Ao capacitar os líderes e ao melhorar a comunicação, garante-se que isso não ocorrerá. 

Nesse momento, vale salientar, uma consultoria externa pode ser muito bem-vinda. Workshops sobre o tema e uma consultoria especializada que analisa e implementa novas estratégias de comunicação podem apontar problemas que até então não eram percebidos.

Implemente processo seletivos plurais

Depois dessa capacitação, é importante implementar processos seletivos que priorizem a diversidade

Para isso, existem várias alternativas: pode-se, por exemplo, criar processos seletivos flexíveis, processos seletivos às cegas ou, ainda, contratar uma empresa terceirizada. Tudo isso depende da estrutura da sua empresa e das metas estabelecidas.

Ofereça formação

Outro passo muito importante é: ofereça formação. Uma empresa realmente comprometida com a diversidade deve abrir mão de certos requisitos para a contratação e deve incorporá-los na formação. 

Alguns grupos podem não ter acesso a formação e, ao incorporar esse requisito na formação, se oportuniza a contratação dessas pessoas, ao mesmo tempo em que se oferta a formação para que elas avancem ainda mais.

Mantenha a equipe alinhada

Por fim, um último passo é: realize reuniões constantes em que a questão da diversidade seja estudada. Isso é muito importante porque garante que a diversidade é uma questão central para a empresa, ao mesmo tempo em que promove uma formação continuada, acolhendo e incluindo a todos.

Portanto, para você se aprofundar no tema e entender como a inovação é fundamental para o presente e o futuro das empresas, conheça nosso artigo sobre liderança e desenvolvimento: e como a diversidade é um atributo de muita importância e um diferencial competitivo.

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x