#brainblog

           Eficiência de recursos na cadeia de produção e como pode impactar os negócios

Data: 04 agosto 2022 | Categoria: Tecnologia
           

Primeiramente, quando falamos sobre eficiência de recursos na cadeia de produção, já pensamos que se relaciona apenas com atender as demandas da população, mas como ela realmente pode ser aplicada?

Eficiência é uma palavra de ampla aplicação e que nunca se ouviu falar tanto como nos últimos anos, como eficiência energética, eficiência hídrica, eficiência, eficiência e mais eficiência.

Mas afinal o que está acontecendo com o mundo empresarial para buscar tanto essa tal de eficiência? Será que a busca de eficiência energética e hídrica garante um selo verde e torna a empresa mais cool? Não. 

Em nosso segundo projeto sobre eficiência de recursos pudemos perceber que se tornou necessário a busca pela eficiência, ainda mais com tamanhas crises (energética, hídrica, petróleo e gás) que vivemos nos últimos anos. Crises essas que deixam cada vez mais evidentes a dependência e importância dos recursos para a perpetuação da humanidade e dos negócios.

As crises podem impactar os negócios?

Essas crises energéticas e hídricas ligadas a mudanças climáticas podem impactar muito os negócios. Assim, temos como exemplo as últimas crises hídricas que passamos, o racionamento vivido pela população também foi imposto às indústrias e as produções agrícolas.

Ou seja, tudo isso fez com que ocorressem reduções na produção, dispensa de pessoal, alta nos custos de energia e uma consequente alta da inflação e desaquecimento da economia, logo, todos sentiram.

Fica evidente a grande dependência que a energia consumida no Brasil vem da água, visto que mais de 65% da energia consumida no país é proveniente de hidrelétricas.

 

Mas onde mais encontramos a presença da água? Onde mais a água é aplicada e necessária?

imagem que representa uso da água

Primordialmente, em tudo que consumimos existe a presença da água.  Como exemplo, uma pequena xícara de café, para a produção desta vão aproximadamente 140 litros de água enquanto para a produção de 1kg de carne são consumidos cerca 17 mil litros de água. 

Estima-se que cada brasileiro consuma em média mais de 5.500 litros de água por dia de forma direta e indiretamente.

Se analisarmos a dependência da água na cadeia de produção identificamos tamanha relevância para diversos setores em particular o agronegócio, seguido do saneamento para abastecimento rural e urbano e a indústria.

imagem que representa uso da água

Logo, diante de tamanha dependência e considerando os fatos recentes vividos de crises hídricas e energéticas, entendemos o porquê das empresas estarem em busca de soluções que tragam uma segurança energética e hídrica para sua cadeia de produção e eficiência de recursos.

A preocupação fica ainda maior quando analisamos os fatos históricos, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas) nos últimos 20 anos o Brasil já viveu 3 grandes crises hídricas que refletiram em 3 grandes crises energéticas. 

A eficiência de recursos no mundo

Os especialistas consideram crescente a demanda por água, e que junto das impactantes mudanças climáticas, devemos viver ainda mais crises em períodos ainda mais curtos. 

Além disso, devemos estar cientes que essa fonte principal de recurso é um bem finito e que está em risco. Em uma nota recente da CNN, o instituto Map Biomas cita que de toda superfície de água doce disponível em nosso país já consumimos +15%.

A expectativa é que se continuarmos a retirada sem adotarmos medidas claras de preservação e retorno deste bem iremos reduzir ainda mais. 

Gestão e a crise hídrica

“Vivemos uma grave crise hídrica causada, por um lado, pela seca e pelas mudanças climáticas, mas, por outro, pela falta de gestão da água no país”.
Augusto Getirana especialista NASA para Nature, publicado em 12/2021.

“…não existe outra opção senão a redução do consumo para uma transição energética”. Especialista Anuário ANA – Agencia Nacional de águas 2017 

Todos esses acontecimentos deixam 2 principais pontos evidentes: que devemos aprender a trabalhar a eficiência dos recursos como também diversificar o uso destes reduzindo a dependência exclusiva de determinado recurso, garantindo assim uma segurança no fornecimento destes recursos para a cadeia produtiva e a população geral. 

Dessa forma, é preciso adotar medidas e buscar utilizar da melhor maneira e com parcimônia os recursos finitos disponíveis, como por exemplo adotar a eficiência hídrica e energética. 

Mas como? Existem inúmeros meios, o primeiro passo é fazer um estudo de caso, entender no seu cenário onde você utiliza esses recursos, de que maneira, é preciso identificar os pontos de melhoria e buscar iniciativas e soluções de parceiros que contribuam para a construção desta eficiência de recursos.

As empresas que são impulsionadas a atender a essas necessidades de diversos segmentos, têm buscado diversificar suas soluções e serviços para proporcionar aos seus clientes a busca pela eficiência de recursos. 

Como o Brain colabora nesse sentido?

A Algar Telecom visando atender a essas demandas e seguindo essa tendência desenvolveu através do Brain, sua primeira solução de eficiência energética, o Utilities Control lançado em janeiro deste ano. 

Depois do sucesso de lançamento e repercussão positiva dos clientes, o Brain decidiu expandir as soluções de eficiência de recursos e iniciou o desenvolvimento de um roadmap de soluções em eficiência de recursos.

As soluções devem ser lançados até 2023 aumentando a entrega das soluções ESG da Algar Telecom para o mercado e mantendo ela o parceiro ideal para apoiar seus clientes na melhoria constante e aumento da eficiência dos seus negócios. 

Se você gostou desse artigo, clique aqui e fique sabendo mais sobre a eficiência energética na hora de desenvolver novas soluções!

Artigo escrito por Daniela Rivelle, Product Owner e Letícia Pontes Rodrigues, Analista de Negócios no Brain.

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x