#brainblog

IoT, ESG e eficiência energética: a aliança que dá certo

Data: 25 março 2021 | Categoria: IoT
imagem com os brainers que representam uma solução de eficiência energética

Muito se tem falado em ESG e eficiência energética. Ainda que para muitos seja apenas a onda do momento, acreditamos que quando a moda é benéfica, não há mal em aproveitar a oportunidade. Ainda mais quando aliamos três temas que podem complementar-se: meio ambiente, tecnologia e inovação. 

Ao avaliarmos os aspectos que compreendem o pilar ambiental da sigla ASG, tradução para o português de ESG, ressaltamos a frente de eficiência energética como um dos resultados da aliança sugerida acima. As possibilidades da união entre tecnologia e inovação em prol da geração de eficiência energética nas empresas são extensas. Isto porque navegam por tecnologias já consolidadas no mercado, por aquelas adequadas, até mesmo as que ainda estão sendo testadas. 

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2020, 64,9% da energia no Brasil foi gerada a partir de hidrelétricas, enquanto combustíveis fósseis representaram 14,3%. Assim, ao estimular a  redução do consumo de energia, temos também impacto direto em outras frentes como a redução do consumo de água e de combustíveis fósseis. 

Internet das Coisas e eficiência energética

Além dos incentivos que visam alcançar cada vez mais a geração de energia por meio de fontes limpas, como energia solar e eólica, a frente de eficiência energética, no âmbito corporativo, conta com um grande aliado para gerar ganhos significativos nas empresas e, consequentemente, no meio ambiente: a internet das coisas

Com o monitoramento em tempo real de qualquer lugar do mundo, pode-se tomar decisões e ações fundamentadas em dados. Sabe-se que o consumo de energia com equipamentos de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar pode chegar a mais de 50% do consumo total de energia de prédios não residenciais, como hospitais, shoppings, escritórios, entre outros.

Tenhamos como exemplo uma aplicação: após o fechamento do escritório, um ar condicionado ficou ligado? É possível desligar remotamente. Alguma máquina ficou ligada? Remotamente é possível desligar também. 

Contudo, a internet das coisas não se restringe apenas a ligar ou desligar equipamentos. Ao capturar dados em tempo real e centralizá-los em uma plataforma, todas as decisões podem ser tomadas de um mesmo lugar para todos os ambientes monitorados. Desde escritórios, salas e até mesmo fábricas.

Aliado a isso, podemos utilizar inteligência artificial e machine learning para atuar nos equipamentos. Isso, buscando aumentar a eficiência a todo instante, ocasionando impacto direto na redução de custos e redução de danos ambientais. Alguns casos de uso apontam uma redução no consumo de energia de até 40% utilizando internet das coisas e inteligência artificial.

Desafios no uso da IoT

Como mencionado anteriormente, a internet das coisas contempla sensores acessíveis, conectividade, plataforma de processamento na nuvem, machine learning e inteligência artificial. Assim, o potencial de utilização de soluções em IoT é enorme, porém encontramos alguns desafios.

Ao evidenciarmos o pilar de conectividade, para que esses dados sejam entregues praticamente em tempo real e gerem o benefício esperado, faz-se necessária uma boa qualidade de conexão. Seja mediante rede física ou por uma conectividade móvel. Em adição, outro desafio enfrentado pelas empresas que fornecem soluções em IoT, é o machine learning, muito visto em conceitos, mas nem sempre aplicado. Isto porque, para a entrega do valor esperado, faz-se necessário um volume de dados considerável para a atuação inteligente das aplicações.

Enfim, entendemos que o saldo da utilização de soluções em IoT é positivo na melhoria da eficiência energética, visto que toda essa conexão possibilitará a gestão e monitoramento, proporcionando decisões e ações preventivas baseadas em dados.

E se a sua empresa precisa de ajuda para investir na eficiência energética e de quebra resolver dores relacionadas a um dos pilares da agenda ESG, seja um patrocinador do desafio ESG Open Corp!

Por Mayara Omena, Product Owner e Rodrigo Barreto, Engenheiro de Soluções no Brain.

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x