#brainblog

           Desafio ESG Open Corp: soluções em ESG para grandes empresas

Data: 29 novembro 2021 | Categoria: Inovação
Foto de uma mulher segurando um tablet, com o texto ESG Open Corp, Ambuental, Social e Governança.
           

O Brain e o Grupo Seidor, multinacional espanhola parceira SAP, estão prospectando grandes corporações que desejam endereçar suas principais dores dentro de um dos três pilares da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), no desafio ESG Open Corp.

Após essa primeira etapa de definição das participantes e suas teses, entre 21 de janeiro e 25 de fevereiro será lançado um desafio de Open Innovation para cocriar, com startups em fase de tração, especialmente ESGtechs e Greentechs, soluções inovadoras que atendam as necessidades apontadas pelas corporações. 

Abaixo, entenda como será o desafio e saiba como a sua corporação pode fazer parte.

Entenda o desafio ESG Open Corp

A participação no ESG Open Corp permitirá que essas empresas mostrem para os colaboradores, clientes, parceiros e acionistas seu compromisso com a evolução dos temas ESG e a geração de valor para a sociedade. “As corporações que adotam as práticas de ESG de forma real possuem um crescimento na sua geração de valor aproximadamente 10% superior à média geral do mercado. São valores que impactam positivamente em todas as dimensões dos negócios e da sociedade”, comenta Fabiano Sant Ana, Head de Inovação e ESG na Seidor Brasil.   

Com a presença do cliente no centro das discussões do início ao fim, serão utilizados métodos ágeis para o desenvolvimento das soluções. O programa passará por diversas etapas, desde a construção de MVPs (sigla em inglês para Minimum Viable Product) até a escala. Futuramente, existe ainda a possibilidade de levar os produtos ou serviços criados ao mercado, gerando ainda mais valor para outras empresas que tenham dores similares às do cliente âncora que participou do ESG Open Corp. 

A iniciativa tem apoio institucional do hub Green Sampa, primeiro centro voltado para startups de tecnologias verdes e sustentabilidade, e do Innovation Latam, hub de inovação digital que reúne startups e empresas de diferentes segmentos para promover a conexão entre esses investidores em toda a América Latina. Enquanto o primeiro será responsável por oferecer mentorias e espaço físico para que as startups atuem nos projetos, o segundo fornecerá a plataforma para realização do desafio.

Conheça os realizadores do ESG Open Corp

“A Algar Telecom é reconhecida pelo mercado como a telecom referência em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Agora, queremos usar essa experiência adquirida para apoiar a jornada de grandes empresas que enfrentam os mesmos desafios. Junto com outros parceiros estratégicos, podemos endereçar com agilidade e criatividade dores latentes, mitigar riscos e gerar valor no longo prazo para esses clientes”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Por meio do Brain, a Algar Telecom também tem ampla expertise no acesso à startups, com programas de inovação aberta como o Brain Open, que leva desafios para o ecossistema. Em cinco edições realizadas, já foram avaliadas mais de 500 startups e realizados negócios com parte delas. “É um ganha-ganha para toda a cadeia, uma vez que as startups passam por mentoria com executivos, vivenciam as metodologias Agile/Lean, conquistam velocidade no desenvolvimento de novos negócios, aceleram seu go to market e ganham escala com acesso à nossa base de clientes”, acrescenta Marco Aurélio Chaves, Tribe Leader do Brain São Paulo.

A Seidor, por sua vez, possui um amplo portfólio de soluções corporativas e conhecimento das necessidades de diversos setores da indústria nacional, regional e mundial. Ela colocará seu grupo de consultores e squads para desenvolver uma solução que não só ajude as empresas a entenderem como estão na jornada de adoção das práticas de ESG, mas também a evoluírem em cada um dos pilares. 

Saiba mais sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas. 

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas. 

Com 67 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 112 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

Conheça a Seidor

A Seidor é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 6.000 profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolvedores internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1 mil profissionais. 

Você faz parte de uma grande corporação que tem interesse em evoluir na agenda ESG? Então clique aqui para ser uma empresa patrocinadora!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio

Caracas vcs sao algar telecom, e agora mestre em ESG, AMEI. SABER disso. .

1
0
Would love your thoughts, please comment.x