#brainblog

           Fazer um estágio é importante para quem quer trabalhar com inovação?

Data: 11 novembro 2021 | Categoria: Não categorizadoPessoas
Homem jovem, em um estágio em inovação.
           

Fazer um estágio é fundamental para a carreira de profissionais que desejam não apenas entrar no mercado de trabalho, mas também desenvolver-se e aprender diversas habilidades. Um programa de estágio estimula a criatividade e a inovação, quesitos essenciais para qualquer empresa se manter competitiva nos dias atuais.

Estágios são recursos que qualquer startup ou empresa pode utilizar para obter benefícios que fazem a diferença tanto para quem oferece o programa quanto para quem está estagiando. 

Isso porque, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, também traz para a empresa a chance de qualificar sua mão de obra e, assim, contar com talentos que possuam hard skills e soft skills que foram aprimoradas durante o programa de estágio.

A seguir, conheça alguns benefícios em participar de programas de estágio.

Leia também: Soft skills e hard skills: você sabe o que é e como desenvolvê-las?

Benefícios de fazer estágio

1. Conhecer a realidade do mercado de trabalho

Muitas vezes, o estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. Saber a realidade de empresas e startups é importante para se inserir profissionalmente no setor de interesse do estudante. Assim, ao estagiar, ele entenderá como é a rotina profissional da carreira universitária ou técnica escolhida.

2. Aliar a teoria do curso com a prática

Outro benefício dos programas de estágio é mostrar a prática das teorias aprendidas na universidade. Enquanto o ambiente acadêmico explica os conceitos da área, o estágio traz a possibilidade do estudante entender as aplicações e adaptações da teoria ensinada pelos professores.

3. Aprender e desenvolver habilidades de forma intensa

Os estágios consomem até 6 horas do dia do estudante diariamente. Dessa forma, é possível aprender de maneira intensa e desenvolver competências de forma única. Além disso, o estágio é uma ótima fase da vida profissional para perguntar, errar e, principalmente, aprender o máximo possível sobre a carreira que o estudante quer seguir.

4. Enriquecer o CV

Fazer um estágio conta como experiência profissional e, assim, enriquece o currículo. Isso é ainda mais importante para quem nunca trabalhou antes. Por isso, um estágio é uma ótima maneira de acrescentar habilidades e competências no CV, fazendo-o ser mais completo.

5. Estimular a motivação profissional

O estágio também ajuda a estimular a motivação tanto do estagiário quanto da equipe, que tende a se dedicar para fornecer todas as informações necessárias para o bom desempenho de quem está em fase de aprendizado. Além disso, aprender e ensinar competências é uma boa forma de incentivar a todos na equipe.

6. Aumentar a criatividade e a inovação

Novos olhares dos estagiários estimulam a criatividade e a inovação, pois são novas ideias que eles agregam para o time. Além de não contar com eventuais vícios profissionais que quem tem mais tempo de casa pode ter, o estagiário traz o conhecimento fresco da universidade, sem contar que o seu repertório também contribui para a inovação.

7. Treinar e desenvolver talentos na própria empresa

Muitas vezes, os estagiários se desenvolvem tanto que são efetivados como colaboradores da startup ou empresa. Isso faz com que esses talentos sejam treinados e desenvolvidos de maneira interna, sem a necessidade de recorrer a profissionais do mercado. Dessa forma, o estágio ajuda a reter talentos e aprimorar suas habilidades.

Habilidades desenvolvidas no estágio que fazem a diferença

Entre as diversas habilidades que estagiários podem desenvolver, estão:

  • Colaboração, boa comunicação, empatia, autonomia e outras soft skills;
  • Competências técnicas aprendidas durante o uso de ferramentas no espaço de trabalho;
  • Resiliência, jogo de cintura, paciência e capacidade de negociação;
  • Habilidades para lidar com um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, como define o conceito VUCA;
  • Desenvolvimento de negócios e métodos ágeis, no caso do programa de estágio do Brain.

Vantagens de programas como o EstÁGIL

O EstÁGIL é o programa de estágio de curta duração do Brain, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Algar. Baseado em métodos ágeis e inovação, o programa é uma experiência ideal para que jovens universitários possam aprender mais sobre o mindset ágil e o desenvolvimento de negócios digitais.

Podem participar estudantes de qualquer curso de graduação de todo o Brasil. Eles poderão mergulhar no universo dos negócios em um ambiente dinâmico e inovador por meio de uma trilha de aprendizagem robusta e atual. 

Além disso, as lideranças do Brain acompanham de perto os estagiários, que também farão parte de squads e manterão contato com colaboradores do Brain que atuam no desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas.

Portanto, não perca tempo! E se você quer ser um brainer, acesse o nosso portal de vagas e cadastre-se.

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x