Inovação já não é mais considerada apenas um diferencial nas estratégias empresariais. Mais do que isso, ela é uma maneira de estar à frente em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, em todas as áreas. Assim, empresários visionários compreendem que esse pode ser um excelente combustível para o sucesso a longo prazo.
Líderes que entendem o quanto inovar é importante possuem características como enxergar oportunidades e não limitar a sua visão a apenas o período atual e sim ver como cada ação pode impactar lá na frente. Além disso, são pessoas que estão sempre buscando se manter atualizados com as novas tendências de mercado e informações relevantes ao seu nicho e paralelamente buscam se capacitar para estar preparados com o uso de novas ferramentas e estratégias.
Por último e não menos importante, negócios inovadores e competitivos possuem líderes que coordenam seus negócios e seus colaboradores de maneira diferente da tradicional, geralmente, praticando a liderança disruptiva.
Isso significa que eles colocam em prática um modo de gestão, no qual eles estão ao lado da equipe, adotando um modelo horizontal. Eles não gerenciam o negócio dando ordens, mas estão ao lado de seu time buscando os melhores resultados, o que consequentemente, eleva o lucro e a produtividade.
Portanto, é preciso entender que a inovação deve estar presente em todos os aspectos da organização. Ela precisa nortear os processos internos, o modelo de gestão, a criação de um novo produto, a prática do serviço oferecido pela empresa, o atendimento ao cliente, o marketing, entre outros.
Continue acompanhando o artigo, entenda melhor como implementar estratégias empresariais inovadoras no seu negócio e aprenda tudo sobre estratégias empresariais bem sucedidas.
Apesar de tanto se falar em inovação no mundo dos negócios, alguns líderes sentem dificuldades em desenvolver na prática ideias inovadoras nas estratégias empresariais.
E mesmo que elas já façam parte da sua visão como líder é possível aperfeiçoar ainda mais as maneiras de inovar nos processos e na Cultura Organizacional da sua empresa.
A intenção é buscar alternativas eficientes para que os esforços se convertam em resultados tangíveis e o crescimento seja percebido em números.
Para isso, separamos quatro dicas valiosas para começar ou intensificar a implementar estratégias empresariais inovadoras, confira quais são elas abaixo!
Esse é um ponto extremamente importante. Um líder deve ter em mente que a empresa não é conduzida somente por ele, já que cada colaborador contribui para os resultados. Por essa razão, se somente o líder tiver uma visão inovadora, ele estará “lutando” sozinho.
Cultivar uma cultura de inovação significa incentivar um ambiente corporativo onde todos conseguem exprimir criatividade e estarem confortáveis em ter uma rotina de experimentação.
A inovação deve fazer parte da visão da empresa. Com isso, os funcionários devem ter espaço para expor as suas ideias sem julgamentos.
Uma boa maneira de começar a desenvolver esta cultura é criar programas e uma rotina para que isso seja colocado em prática. Veja algumas formas de fazer isso:
Estabeleça momentos para a geração de ideias, como sessões de brainstorming ou reuniões de discussão aberta.
Isso pode ser adequado com o tamanho da empresa. Organizações menores podem realizar reuniões periódicas com todo o time. Empresas maiores podem promover isso segregadamente por setor. A ideia é a mesma sempre: dar espaço para que todos contribuam ativamente com ideias inovadoras.
Para que os colaboradores se sintam motivados a dar ideias para o crescimento do negócio, eles precisam se sentir valorizados.
A partir dos momentos de brainstormings, busque maneiras de recompensar ideias que realmente têm potencial. Os programas devem ser elaborados conforme a realidade da organização.
Os profissionais da sua empresa devem estar capacitados para as ideias inovadoras surgirem. Essas sugestões devem ser objetivas e deem realmente resultados. Por isso, incentive a capacitação de seus colaboradores, seja com treinamentos internos ou condições para busca de cursos externos.
Agregado a isso, ofereça as ferramentas corretas para as ideias saírem do papel e serem colocadas em prática.
A gigante da tecnologia Google é um grande exemplo quando o assunto é cultura de inovação.
Em sua política interna, por exemplo, há incentivo para que seus funcionários dediquem uma parte do tempo de trabalho em projetos paralelos, conhecidos como “Google 20% time”.
Com isso, eles podem explorar ideias criativas e inovadoras. Inclusive muitas delas deram origem a produtos como o Gmail e o Google Maps, que fazem grande sucesso.
Ao estabelecer pontos do tópico anterior, como os momentos de brainstormings, o líder já estará contribuindo para os processos de ideação serem colocados em prática.
Mas, mais do que isso, é preciso estruturar esses momentos para as ideias fluírem, sejam viáveis e colocadas em práticas eficientemente. Por isso, é importante que cada encontro de geração de ideias seja conduzido de maneira que ele seja realmente produtivo.
Pode ser estabelecido, por exemplo, os temas que nortearão as ideias. Cada encontro deve ter um tópico principal, como, determinar se a cada encontro será focado em um setor específico, um processo interno, a geração de um produto, entre outras necessidades.
Eles devem ser divulgados com antecedência para os colaboradores poderem planejar as ideias e com isso, estejam preparados no momento do brainstorming. Isso contribuirá para a produtividade da reunião.
Outro método que contribui para que esses momentos tenham mais sucesso é formular relatórios das ideias e ter dados para serem registrados o percentual de aplicação e sucesso das sugestões.
Junto a isso, além de pensar internamente, é necessário refletir externamente para dar direcionamentos às ideias conforme o mercado. Para isso, algumas estratégias podem ser aplicadas, veja exemplos abaixo:
Quando se cria algo novo é importante testar a aderência. Por isso, se foi criado um novo produto, há uma nova maneira de oferecer o serviço ou uma nova ferramenta de gestão, por exemplo, é interessante aplicar uma prototipagem.
Assim, a ideia é fazer um teste para entender como essa inovação responderá em termos de resultado para empresa, impacto na rotina dos colaboradores, comportamento do consumidor final em relação a ela.
Isso acaba contribuindo para a eficiência, baixo índice de erro, além de ser um método ágil para as empresas, fazendo com que a organização não perca tempo em algo que pode se mostrar inviável a longo prazo.
O ideal é que o protótipo não onere muito custo para a empresa e leve o menor tempo possível para ter resultados concretos. Veja algumas maneiras de se fazer isso:
Após as etapas anteriores, chegou o momento de implementar na prática as ideias e transformar as estratégias empresariais em resultados tangíveis.
Para isso, é preciso estruturar detalhadamente como acontecerá esta implementação, para que neste momento o índice de falhas seja o menor possível. Veja algumas etapas para se seguir:
Comece fazendo um plano de ação. Vá listando todas as tarefas e ações necessárias para colocar em prática aquilo planejado. Atribua entre os envolvidos, as responsabilidades de cada um. Tão importante quanto, é estipular prazos detalhados para que o plano não se perca.
Identifique os recursos necessários para a implementação da ideia, incluindo financeiros, tecnológicos, humanos e outros. Garanta que eles estejam disponíveis e alocados de forma eficiente para evitar atrasos e obstáculos durante a execução.
Comunique claramente o plano de ação para toda a equipe e garanta que todos compreendam suas funções e responsabilidades. O engajamento da equipe é fundamental para o sucesso da implementação, portanto, mantenha uma comunicação aberta.
Seja vigilante nesta etapa. A implementação de algo novo requer total atenção do líder. Ele precisa estar em prontidão para “apagar os incêndios”. Por isso, deve estar sempre preparado para os imprevistos, mudanças de rotas e atenção aos detalhes que podem impactar os bons resultados.
Muitos obstáculos e desafios podem ser impostos durante o processo de inovação. Alguns exemplos são a resistência a mudanças, falta de recursos, incertezas, por isso o planejamento e testes são tão importantes.
Com essas etapas, é possível evitar que situações como as mencionadas aconteçam. Mas, infelizmente, não impedem 100% os obstáculos. Caso aconteça, tenha inteligência emocional e use sempre o seu conhecimento a favor. A pressão é uma grande causadora de falhas, então lide com ela da melhor maneira que puder e não perca a racionalidade.
Monitore e avalie
Estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o progresso e o sucesso da implementação. Monitore regularmente os resultados e avalie se a ideia está atingindo os objetivos estabelecidos.
A inovação é algo recompensador tanto em resultados tangíveis, como para a própria trajetória do negócio e do líder. É um legado marcado para sempre.
Por isso, se ainda não começou a sair do comum e fazer diferente, teste as estratégias empresariais apresentadas ao longo do nosso artigo. O importante é começar e evoluir.
Se precisar de apoio, conte com o Brain Solutions para se tornar um líder inovador. Por meio de consultorias, treinamento e criação de soluções práticas poderemos contribuir para você alcançar seus objetivos e resultados.
Profissionais capacitados e engajados estão prontos para atender suas necessidades e desenvolver a inovação. Com a nossa ajuda, suas estratégias empresariais serão traduzidas em resultados! Não deixe de conhecer!