#brainblog

           Indústria 4.0: Desenvolvimento de soluções em um ambiente desafiador

Data: 23 junho 2021 | Categoria: IoT
imagem com os integrantes da Tribo Sampa que trouxeram um artigo sobre Indústria 4.0
           

O tema Indústria 4.0 não pode ser deixado de fora quando o assunto é a garantia de competitividade. Aumentar eficiência, reduzir custos são apenas algumas maneiras de iniciar o processo de transformação industrial, porém podemos ir além, onde buscar novos conhecimentos, modularidade, previsibilidade e conectividade também fazem parte do  conceito de Indústria 4.0. 

Conhecida como quarta revolução industrial, o termo foi inicialmente discutido na Alemanha, especificamente no ano de 2011, e possui alguns pilares, sendo: interconectividade, transparência de informações e decisões descentralizadas.

A união de tecnologias como sensores inteligentes, computação na nuvem, análise de Big Data e internet das coisas (IoT) podem levar os processos da indústria a serem gerenciados remotamente, com decisões mais inteligentes a partir de dados e podendo até serem automatizadas, minimizando assim a interferência humana e os riscos de demais erros.

Motivos para desenvolver projetos dentro da Indústria 4.0

Um relatório da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) do Brasil indicou os principais motivos para as empresas desenvolverem projetos de indústria 4.0, podemos citar: aumento da produtividade, aumento da produção industrial, controle mais eficiente da produção e modernização de processos da logística. 

Um relatório da CNI sobre propriedade intelectual e indústria 4.0 mostra a importância sobre o tema: em 2017 57% das patentes publicadas no Brasil são relacionadas com a indústria 4.0.

Outro relatório da CNI focado nos investimentos em projetos para a indústria 4.0 indicam que de 2016 a 2017 houve um aumento de 10% das empresas que utilizam pelo menos uma tecnologia da indústria 4.0, sendo que 48% das empresas entrevistadas planejavam investimentos em tecnologias digitais no futuro.

Apesar de o tema apresentar vantagens quando aplicado em processo industriais, ainda existem barreiras para desenvolvimento de projetos de indústria 4.0 dentro das empresas. A CNI relata algumas dessas barreiras, sendo elas: concorrência com outros projetos de investimento, atraso tecnológico de empresas, falta de informação sobre as tecnologias envolvidas e falta de integração na empresa.

Desafios

Quando colocamos em consideração as situações das indústrias brasileiras no quesito transformação digital, os desafios se tornam maiores com o custo de implementação de novas tecnologias.

Outro desafio é a infraestrutura das indústrias no desenvolvimento de projetos de indústria 4.0, incluindo máquinas analógicas, máquinas sem protocolos de comunicação para exportar dados ou ainda equipamentos modernos com protocolos de comunicação fechados e que só permitem comunicação com software e outros hardwares do fabricante.

Considerando todos os desafios envolvidos com projetos de indústria 4.0, mas lembrando também das vantagens. Como é possível desenvolver soluções para a indústria 4.0? 

Como é a vertical Indústria 4.0 no Brain

Aqui no Brain entendemos que são nos desafios que encontramos grandes oportunidades para desenvolvimento de soluções e cases de sucesso para o negócio. Contamos com  equipes multidisciplinares, onde a união entre engenharia, conhecimento da experiência do usuário, aplicabilidade de soluções no meio fabril e análise de dados são imprescindíveis para que projetos saiam do papel e garantem maior conforto para os que utilizam, agilidade nas decisões e retorno financeiro.

Durante o processo de desenvolvimento do nosso trabalho, estamos preocupados em gerar conexão com empresas e profissionais que possam compartilhar experiências e as necessidades do seu segmento, é dessa forma que as equipes conseguem aprender sem de fato viver na prática a realidade da indústria.

Nosso maior aliado para garantir o sucesso das nossas entregas é o uso da metodologia ágil. A metodologia permite corrigirmos nosso processo tão rápido quanto erramos, assim a equipe se desenvolve a cada entrega e pode utilizar esses erros como lições aprendidas e discutidas entre a equipe.

Com as sprints (intervalo de 15 dias para as entregas), a equipe tem metas claras e objetivas para atingir dentro do prazo, gerando valor a cada sprint, ou pelo menos aprendendo e corrigindo e melhorando substancialmente o projeto.

Com muitas pesquisas sobre o mercado e conversas com vários profissionais de diversas empresas e segmentos, o Brain está desenvolvendo novos projetos focado na indústria 4.0.

Fique atento aos nossos meios de comunicação que em breve traremos grandes novidades! Acompanhe o Brain no FacebookInstagram e LinkedIn!

Por Letícia Rodrigues, Assistente de Engenharia e Rodrigo Barreto, Engenheiro de Soluções
Co autor: Mariana Athayde, Analista de Marketing

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x