Inovação aberta é uma forma de acelerar a inovação nas empresas por meio da colaboração com outras pessoas e organizações. Entre suas vantagens, podemos citar a redução de custos, riscos e prazos, o aumento da criatividade e maiores possibilidades para encontrar soluções disruptivas.
_______________________________________________
Todo negócio deve se preocupar em inovar e pensar em soluções disruptivas que acompanhem mudanças de comportamento e o surgimento de novas tecnologias. Assim, uma maneira de fazer isso é aplicar o conceito de inovação aberta.
Também conhecida como open innovation, essa ideia traz diversas vantagens e amplia possibilidades para o crescimento de uma empresa. Dessa forma, de startups a grandes conglomerados, todos podem se beneficiar da inovação aberta.
Aprenda mais sobre esse conceito, entenda as vantagens que ele traz para negócios e como implementar a inovação aberta de maneira consistente para colher resultados positivos ao longo do tempo.
O conceito de inovação aberta tem relação com a busca por inovação por meio da colaboração entre diferentes profissionais, métodos de pesquisa e desenvolvimento, recursos e outros meios. Ainda, surgiu pela primeira vez em 2003, no livro “Open Innovation: The New Imperative Creating and Profiting from Technology”, do pesquisador da Universidade da Califórnia Henry Chesbrough.
O objetivo da inovação aberta é que uma empresa possa inovar a partir da colaboração com outras empresas e startups, órgãos públicos, clientes, fornecedores e institutos de ciência e tecnologia (ICTs), por exemplo.
A somatória de diferentes expertises, pontos de vida e habilidades técnicas traz uma série de vantagens para todos os envolvidos nesse modelo de inovação, que é comum principalmente no setor de tecnologia e startups.
Os envolvidos na inovação aberta compartilham os custos, assim como os riscos. Logo, em vez de arcar com todo o investimento, a empresa que utiliza o conceito consegue investir menos e, mesmo assim, desenvolver soluções com a ajuda de parcerias.
Além disso, os riscos também são diluídos entre as empresas, o que é fundamental para evitar perdas. Por fim, com mais gente envolvida na inovação, os prazos de entrega tendem a ser menores.
A inovação e criatividade são conceitos essenciais para qualquer negócio. Assim, com a colaboração de diferentes pontos de vista provocada pela inovação aberta, as chances de que novas ideias surjam é alta.
A colaboração promovida por esse tipo de inovação amplia as possibilidades de novas ideias e, também, o surgimento de disrupções únicas que poderiam não ser pensadas caso a empresa trabalhasse de maneira isolada.
Novos modelos de negócio, novos produtos e novas ferramentas tecnológicas podem ser pensadas e desenvolvidas a partir do open innovation. Isso porque todas as empresas envolvidas podem se beneficiar das criações geradas pela colaboração.
Existem diferentes maneiras de promover a inovação aberta na sua empresa. Assim, cada uma dessas formas dependerá de aspectos como o tamanho da empresa e possibilidades de investimento. Por isso, é essencial pensar na forma mais adequada para o negócio. Abaixo, conheça algumas opções:
Abaixo, confira a participação do nosso Tribe Leader Marco Aurélio Chaves no podcast Inovação sem Romance. Ele falou sobre a curva de adoção da inovação aberta e contou como o Brain realiza suas chamadas de Open Innovation no ecossistema.
Além da inovação aberta, outro conceito que também contribui para a pesquisa e desenvolvimento em qualquer negócio é a inovação interna.
Ela possui diferenciais em relação ao primeiro conceito e pode ser utilizada de forma complementar para potencializar a criação de novas soluções em uma empresa. Portanto, entenda as diferenças entre inovação aberta e inovação interna.