Falar sobre inovação parece fácil, porém é mais complexo do que aparenta. Afinal, existem vários conceitos, teorias e tipos de inovação, sob a perspectiva de diversos profissionais. E aqui no Brain, inovação faz parte de quem somos: afinal, somos um Centro de Inovação fundado pela Algar Telecom, que sempre teve DNA inovador desde seu criador, Alexandrino Garcia.
Mas, para simplificar em um único conceito, inovação é a criação de soluções que sejam diferentes do convencional para a resolução de problemas reais. Podemos categorizar inovação em três pilares: inovação de produto, processo e modelo de negócio.
Quando falamos em inovação de produto, falamos sobre mudanças nos atributos de um produto, para que ele se diferencie dos outros e agregue mais valor ao consumidor final. Já a inovação de processo é sobre mudanças no processo de produção, seja produto ou serviço, com o objetivo de deixar aquele processo ágil e com algum ganho – seja em tempo ou até mesmo dinheiro. E por último, o processo de inovação de modelo de negócio, que não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.
Já falamos que a todo momento os processos, pessoas, o modo de consumir e as opiniões mudam. O que faz sentido hoje, amanhã pode não fazer mais. E por isso, é importante que as empresas tenham em mente que o mundo está em constante mudança e que é preciso um time preparado para isso. Trabalhar com equipes inovadoras gera flexibilidade na resolução de problemas, além de deixar os times com capacidade para “pensar fora da caixa”. Além disso, a empresa começa a ter mais valor nos produtos entregues, fazendo com que ela se posicione melhor no mercado e para os clientes.
Design Sprint: saiba o que é e como ele pode ajudar sua empresa
Listamos alguns motivos de como trabalhar com a inovação e incentivar a criatividade dos colaboradores pode ser importante para a empresa:
– Melhora a satisfação dos funcionários: quando se dá liberdade (com responsabilidade) aos colaboradores da empresa, além de outros incentivos como benefícios, horário flexível e espaços para que eles tenham voz ativa, eles ficarão mais satisfeitos com a empresa “legal” em que trabalhando, podendo até mesmo reduzir o turnover (rotatividade).
– Melhora os processos internos: times capazes de rodar com o mindset inovador puxam os processos internos para atualizações necessárias e que sejam capazes de rodar de forma totalmente diferente, com mais assertividade.
– Torna a empresa mais competitiva: com times inovadores e processos atualizados, a empresa, por consequência, se torna mais competitiva, tanto interno quanto externamente. Assim, ela consegue entregar produtos e serviços melhores, prestar um bom atendimento e se diferenciar de seus concorrentes.
Sabemos que não é fácil mudar a cultura organizacional e os processos, mas com os objetivos claros, é possível realizar esta virada. Para ajudar neste processo, separamos alguns pontos que irão contribuir para a criação de times inovadores:
Para incentivar a troca de conhecimentos, mantenha aberto canais de comunicação dentro da empresa. Mostre aos funcionários que a organização está aberta para ouvir e discutir as novas ideias. Afinal, uma empresa é formada por várias pessoas que juntas, levam ao sucesso.
Inovação: como transformar a sua empresa para o mundo atual
Ao se mostrar disponível para a realização de treinamentos, ou até mesmo oferecer ajuda de custo aos colaboradores para que eles possam se especializar, você não capacita apenas a pessoa, mas também sua empresa, já que elas aplicam o conhecimento adquirido dentro do negócio.
De nada adianta cobrar do colaborador uma mente mais criativa e inovadora se ele não se sente inspirado a isso. Então, invista em um espaço propício para que ele tenha liberdade criativa e consiga estimular sua mente. Seja com games, eventos internos, folgas ou até mesmo o espaço físico, é importante que ele sinta que pode “ficar no mundo das nuvens” para encontrar as respostas certas para os problemas.
Por último, deixe as equipes ainda mais integradas, permitindo – e estimulando – a troca de informações entre elas. Deixe com que elas conversem e busquem soluções juntas, formando assim, um time mais unido e com um único propósito.
Sabemos que para chegar até aqui, o caminho não é fácil e precisa de ajustes constantes. Mas, com pequenas mudanças no dia a dia, já é possível ter resultados. O Brain já nasceu com veia inovadora, trabalhando com métodos ágeis e sempre em busca constante de atualizações. Fique por dentro do que acontece e siga nossas redes sociais! #GoBrain
Instagram: @brain.innovation
Facebook: InovacaoBrain