A inovação é um tema extremamente relevante, tanto para grandes empresas, como para startups, visto que ela é a responsável por sustentar a competitividade no mercado.
Neste contexto, as marcas desempenham um papel crucial na priorização de ideias, na exploração de oportunidades inovadoras e na obtenção da aceitação dos consumidores para novas soluções ou novos produtos.
Os gestores de marca devem criar estratégias para diversificar o portfólio da organização e identificar oportunidades perdidas que possam fortalecer a marca. Se não conseguirem alcançar isto sozinhos, talvez seja a hora de considerar colaborações ou parcerias com outras empresas para ajudar a alcançar os objetivos.
Branding refere-se à gestão de uma marca ou de um conjunto de recursos de diferenciação, incluindo nome, slogan, logotipo, design e voz da marca, que os consumidores associam aos produtos ou serviços de uma empresa. O objetivo do branding é tornar a marca mais reconhecível, desejável e percebida positivamente tanto pelos consumidores, quanto pelos funcionários. Ele engloba ações relacionadas ao propósito, aos valores, à identidade, ao posicionamento da marca e representa a experiência geral do cliente ao interagir com a empresa.
Philip Kotler definiu branding como o processo de capacitar produtos e serviços com o poder de uma marca.
A identidade visual é crucial para estabelecer uma representação única da marca para os consumidores. Essa comunicação visual inclui elementos como logotipos, opções de cores que comunicam efetivamente os atributos da marca (considerando insights da psicologia das cores), estilo consistente, tipografia definida, tom de voz da marca e os canais usados para a comunicação.
Com o impacto transformacional da tecnologia, o marketing digital trouxe novas oportunidades para desenhar estratégias de branding, permitindo canais personalizados para interagir com o público-alvo e oferecer diversas formas de compra.
“As marcas precisam de inovação para cumprir as promessas que fazem aos consumidores. A inovação exige que as marcas tenham significado.” – Philip Kotler
A inovação em branding representa a relação entre marcas e inovação, alcançada através do aumento do valor da marca e da facilitação da inovação, através da gestão da marca.
A gestão eficaz da inovação da marca tornou-se cada vez mais importante para as empresas nas últimas décadas, visto que estas dependem de marcas fortes e novidades constantes para obter vantagem competitiva e impulsionar seu crescimento.
A gestão hábil da inovação impacta significativamente a força da marca e a geração de renda de uma empresa, estabelecendo uma abordagem ideal para a inovação do ponto de vista da marca.
As empresas precisam ser ágeis e receptivas para refletir um ambiente em constante mudança.
Se uma marca impulsiona a inovação, isso significa que a marca instigou um clima de mudança. Isto implica que os indivíduos envolvidos no processo de inovação são desafiados a melhorar ou criar valor para os seus produtos ou serviços.
Para ter uma estratégia de branding forte e coesa, é crucial que as empresas se envolvam com stakeholders externos, promovendo o entendimento partilhado entre as equipes de marketing e inovação, bem como entre a organização e os seus utilizadores. Ao investir na inovação, as empresas transformam as marcas existentes, demonstrando a sua capacidade de satisfazer as novas necessidades e expectativas dos clientes, garantindo assim uma ideia poderosa para sustentar o crescimento e a rentabilidade. A ênfase na inovação e na rápida adaptação ao mercado deve ser mantida preservando a identidade da marca, que representa a sua essência, promessa e razão de existência.
As empresas devem encontrar um equilíbrio entre preservar o que as torna extraordinárias e mostrar a sua singularidade contínua, ao mesmo tempo em que inovam e investem no futuro para satisfazer os desejos em evolução do seu público-alvo.
Uma marca inovadora precisa pensar em novas ideias, inventar e lançar novos produtos e conteúdos para atrair defensores apaixonados da marca. O princípio fundamental da inovação do branding é ver as coisas de uma perspectiva diferente, estabelecer conexões, reorganizá-las para gerar novas ideias, aplicá-las e alcançar melhores resultados.
Assim, a inovação desempenha um papel fundamental na transformação dos modelos de negócios e, mais importante, na gestão da marca.
Por: Rafael Antonio da Silva, do Brain Solutions.