#brainblog

           Inovação Empresarial: conheça o conceito e exemplos

Data: 02 junho 2022 | Categoria: Inovação
Foto de homem usando um tablet enquanto planeja a inovação empresarial em uma empresa.
           

A inovação empresarial é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer e, principalmente, se diferenciar no mercado, especialmente no universo das startups, que está cada vez mais dinâmico e disruptivo.

Existem diferentes tipos de inovação empresarial, cada um voltado a um aspecto importante para uma empresa. Assim, a criação de soluções pode ser alcançada por meio de diferentes métodos. Ainda, é essencial para gerar valor a produtos e serviços, fidelizar clientes e proporcionar uma experiência ainda mais assertiva.

No entanto, nem todas as empresas entendem a importância de buscar a inovação constantemente. Além disso, muitas ainda tendem a pensar que a inovação está relacionada apenas ao uso de recursos tecnológicos, quando na verdade ela está mais relacionada com a criatividade e com novos olhares diante dos problemas.

Entenda o que é inovação empresarial, por que ela é importante e estratégica para as empresas e como utilizar alguns dos tipos de inovação para transformar a experiência de seus clientes.

O que é inovação empresarial?

A definição de inovação empresarial é a capacidade das empresas em encontrar novas soluções de produtos, serviços ou mesmo processos internos, de forma a superar desafios de uma maneira nova e disruptiva.

Dessa forma, inovar significa criar soluções diferentes do convencional que contribuem para resolver problemas reais e específicos. Pensar dessa maneira traz uma série de benefícios:

  • Traz diferenciais competitivos em relação à concorrência;
  • Permite aprimorar a experiência de clientes com produtos e serviços mais específicos para suas demandas;
  • Contribui para o aumento de eficiência e produtividade em processos internos;
  • Ajuda a reduzir custos com atividades que são desnecessárias;
  • Estimula a colaboração entre equipes e a satisfação de colaboradores.

A inovação empresarial pode ocorrer de 3 formas:

  • Radical: quando a realização de mudanças drásticas pode resultar até mesmo em um novo mercado ou na transformação de um mercado existente, como no caso dos aplicativos de transporte;
  • Incremental: quando são adicionadas novas soluções a produtos e serviços já existentes com o objetivo de aprimoramento de algo que já existe, como os lançamentos de novos modelos de smartphones que, a cada versão, ganham melhorias;
  • Disruptiva: que ocorre quando uma solução ou mesmo um mercado é substituído por uma nova solução que altera o comportamento de consumidores, assim como ocorreu com o streaming, que substituiu as locadoras de vídeo. 

Principais tipos de inovação empresarial

1. Inovação de produto

A inovação de produto consiste no desenvolvimento de novas mercadorias para levar ao mercado consumidor algo totalmente novo.

Invenções como o celular ou incrementos realizados a cada novo lançamento de smartphones são exemplos de inovações em produtos, sendo que os novos modelos ou recursos trazem novidades em relação aos anteriores.

2. Inovação de serviço

Uma inovação em serviço funciona de maneira similar aos produtos, porém voltada a oferecer ao mercado consumidor novidades para a prestação de atividades.

Nesse sentido, uma inovação voltada a serviços são os aplicativos de delivery, que não apenas trouxeram mais praticidade aos consumidores, mas também permitiram a criação de novos modelos de negócio, como as cozinhas-fantasma ou dark kitchens.

3. Inovação tecnológica

A inovação tecnológica diz respeito ao desenvolvimento de diferentes soluções que transformam atividades empresariais e hábitos das pessoas com o uso de recursos tecnológicos.

Portanto, inovações como reconhecimento facial, biometria, inteligência artificial ou mesmo produtos que se baseiam na Internet das Coisas são exemplos de soluções que utilizam a inovação tecnológica para atender à demanda do público consumidor ou resolver problemas de uma forma diferente da convencional.

4. Inovação de processo

Inovar em processos significa melhorar a qualidade e eficiência de etapas e tarefas de uma empresa. Isto, para executar as atividades da empresa de um jeito mais simples e rápido, o que melhora as possibilidades de resultados positivos.

Dessa forma, é possível melhorar processos por meio de recursos tecnológicos, como automações. Mas, também dá para fazer isso, por exemplo, com metodologias ágeis, ferramentas voltadas para melhorar e facilitar a realização de projetos e gestão de equipes.

5. Inovação organizacional

Por fim, a inovação organizacional visa promover disrupções na empresa que podem gerar um novo modelo de negócio. Com isso, é possível pensar em novas maneiras de levar produtos e serviços ao público.

Com esse tipo de inovação, é possível reduzir custos e melhorar a eficiência ou mesmo alcançar novos mercados. Isto porque o modelo de negócios será diferente do convencional.

Também é importante mencionar os conceitos de inovação aberta e interna, que são processos que podem acelerar a criação de novas soluções por meio de técnicas diferentes e complementares. Saiba as diferenças entre esses tipos de inovação!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x