#brainblog

Inovação no Campo: A Transformação do Agronegócio com a Inteligência Artificial

Data: 26 setembro 2024 | Categoria: Tecnologia
imagem representa a inovação no campo e agronegócio

A agricultura sempre esteve à frente dos avanços tecnológicos importantes que desenvolveram o setor e garantiram a segurança alimentar ao redor do planeta, proporcionando inovação no campo. 

No Brasil, um marco para a tecnificação do setor foi a transformação do cerrado em uma região agriculturável, na década de 70.

Tanto por meio da correção do pH do solo quanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias genéticas para a soja e outras culturas pela EMBRAPA. 

Novos horizontes descobertos com a agricultura de precisão  

Recentemente, o desenvolvimento de tecnologias de maquinários com telemetria, que é uma ferramenta que coleta informações de veículos em tempo real, dentre elas informações de localização (GPS), abriu espaço para a agricultura de precisão.  

Com máquinas de controle praticamente autônomo, a agricultura de precisão possibilita a aplicação de insumos e a realização de atividades de forma localizada e direcionada, gerando economia e acertabilidade para as operações no campo. 

Como o fenômeno I.A é revolucionário e traz inovação no campo

No final do ano de 2022, houve o lançamento do ChatGPT, uma ferramenta inovadora, que trouxe para o debate público as inteligências artificiais (IA).

A partir daí surgiram várias outras aplicações, de vídeo, texto, imagens, que vem se tornando populares entre o público, porém esse ramo da computação não é recente.

Dessa forma, os algoritmos e modelagens matemáticas que integram essas tecnologias vem sendo desenvolvidos há décadas.  

Mais recentemente, a Inteligência artificial se popularizou como sistemas avançados que podem ser treinados com dados e informações e “aprender” como resultado desse treinamento, ou seja, a IA detém capacidade analítica e preditiva.  

Na agricultura, os principais avanços com a IA compreendem a visão computacional, onde modelos são treinados com imagens de satélites e aéreas, para a identificação de zonas de deficiência de nutrientes, afetadas por pragas, doenças, ervas daninhas ou deficiência hídrica.

Esses modelos auxiliam na identificação dessas áreas e, com técnicas de agricultura de precisão, são executadas medidas para a mitigação das perdas decorrentes.

São empresas de consultorias, irrigação e de softwares agrícolas, os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias únicas para o setor. 

Como a Algar Farming tem aplicado IA para otimizar sua produtividade? 

Na Algar Farming, empresa de agronegócios do grupo Algar com foco nas atividades de agricultura, pecuária e manejo florestal sustentável, a tecnologia associada à inteligência artificial assume papel fundamental na otimização de seus processos e na tomada de decisão.

Por meio de parceiros que a auxiliam com previsão climática detalhada com base, não somente baseada em dados gerais, mas nos microclimas de suas fazendas.

Há tecnologias na irrigação, que com dados climáticos e do solo indica o melhor momento e a quantidade correta de água para se irrigar, além da automação dos pivôs. 

Sempre buscando ações inovadoras para garantir a excelência em seus resultados, estão ocorrendo testes de uma nova tecnologia, através de um parceiro.

Ela dispõe de visão computacional e inteligência artificial, cuja função é detectar e identificar pragas nas áreas de irrigação.

Essa tecnologia pode proporcionar a mitigação de perdas na lavoura por pragas e ervas daninhas, além de garantir a aplicação rápida e localizada dos insumos corretos. 

O que é a CIA na Algar Farming?

O contexto mencionado é viabilizado especificamente pela CIA (Central de Inteligência da Algar Farming).

Uma iniciativa que atua através de ferramentas como equipamentos, pesquisas e sistemas, desenvolvidos internamente ou de parceiros, com o intuito de suportar a tomada de decisão, otimização e melhoria de processos, com dados e soluções.

A partir disso, faz a gestão estratégica do negócio para produzir recomendações direcionadas, bem como gerar rentabilidade.

Portanto, a Algar Farming está indiscutivelmente alinhada com a Agricultura 4.0, a qual se propõe a integrar tecnologias avançadas em prol da sustentabilidade, eficiência e produtividade. 

 

Perspectivas futuras 

O futuro do agro está acontecendo nesse momento, impulsionado não apenas nas tecnologias de empresas agrícolas, mas também das gigantes de tecnologia.

Recentemente, a Nvidia, empresa referência do setor de chips, apresentou o Earth-2. Essa plataforma trará mais assertividade em previsões climáticas e em eventos climáticos extremos. 

Além disso, tem emergido uma nova geração de veículos autônomos para o setor, com marcas como a John Deere trazendo novos modelos de tratores, pulverizadores e máquinas agrícolas autônomas para o mercado e criando mais inovação no campo.

Dessa forma, o foco também se volta para tecnologias de baixa emissão de carbono e até mesmo de compensação de carbono no campo acompanhando as tendências em alta.  

Por Suhaila Bessa, Estagiária do Brain Solutions e Bruno Klier, Analista de dados da Algar Farming

Compartilhe