#brainblog

           Inovação no plano de ação das empresas

Tempo de leitura:
imagem com homem que traz uma solução de inovação
           

A inovação é muito importante para qualquer empresa, tanto companhias grandes quanto startups. Afinal, é por meio dela que novas soluções são criadas e, principalmente, novos caminhos de crescimento são desbravados.

Porém, não são raros os casos em que as empresas esquecem da inovação em um aspecto muito importante para qualquer negócio: o plano de ação da empresa. Aliás, você sabe realmente por que é fundamental ter esse plano e como definir o mais adequado para a sua startup?

Primeiramente, o plano de ação é o que mostrará o planejamento e ações do negócio para o futuro. Nesse contexto, é importante incluir a inovação para tornar as estratégias e práticas da empresa muito mais disruptivas, ágeis e eficientes.

Veja agora a relação entre o plano de ação da sua empresa e inovação, e como ambos ajudarão o negócio a prosperar, inclusive neste contexto de pandemia. Saiba mais!

Por que fazer um plano de ação na empresa?

Com certeza você quer muitas coisas para a empresa. Deseja ter mais eficiência, aumentar sua participação no mercado, maximizar lucros, atingir novos públicos e muito mais. Entretanto, o que o negócio vai fazer para alcançar esses objetivos?

Quem ajuda a responder a essa pergunta é o plano de ação. Afinal, trata-se das diretrizes sobre as ações de uma empresa. Ou seja, definir práticas, uso de ferramentas, prazos e outros aspectos importantes que traçam o caminho de um negócio em direção aos seus objetivos.

Uma metodologia comum usada em plano de ação é a 5W2H:

  • What: o que a empresa vai fazer? Qual a atividade? É importante que esse “o que” esteja bem descrito para mostrar qual é a ideia que será colocada em prática;
  • Why: por que a empresa fará isso? A ideia é explicar a motivação, o que ajuda a entender a necessidade, prioridade e urgência para tirar a ação do papel;
  • Where: onde tudo será feito? Aqui, informe onde a atividade vai acontecer, seja em um lugar físico, seja em um ambiente digital, por exemplo.
  • When: quando acontecerá? Fale de prazos, de quando as atividades vão acontecer. Um cronograma de ação será perfeito para isso;
  • Who: quem fará cada ação? É preciso delegar responsáveis por cada atividade, assim a empresa sabe quais são os encarregados de cada tarefa;
  • How: como fazer? São as tarefas de fato, ou cada ação menor que, de forma conjunta, contribui no alcance das metas estabelecidas;
  • How much: quanto custa? Relacione os valores de mão de obra, ferramentas e outros custos envolvidos nas atividades estabelecidas pelo plano de ação.

Em meio a isso tudo, a inovação pode ajudar muito a deixar um plano de ação ainda mais efetivo.

Neste vídeo, o Sebrae explica mais sobre o que é o plano de ação:

Por que a inovação é importante?

A inovação tem forte relação com criar um ambiente que possibilite o surgimento de novas ideias e soluções. Não é necessariamente por meio de tecnologia que a inovação aparece: ela ajuda, mas ainda mais importante é permitir a criatividade e a realização de ideias que sejam diferentes do que aquilo que já foi pensado antes.

Sem inovação, um negócio pode ficar preso a práticas e ideias que já estão ultrapassadas. Dessa forma, tudo continua a ser feito do jeito que sempre foi, o que é péssimo diante de uma realidade cada vez mais volátil como a atual.

É muito difícil fazer as mesmas coisas e obter resultados diferentes. Por isso, se você deseja crescer, deve incluir a inovação no plano de ação da empresa!

Como a inovação ajuda o plano de ação?

Em tempos cada vez mais dinâmicos, é fundamental pensar em planos de ação que tenham inovação em suas diretrizes. Afinal, é inovando que se consegue acompanhar as transformações do mercado, se manter atualizado e pensar no que nunca foi pensado antes. Isso traz diferenciais competitivos importante para quem deseja sucesso.

No Brain, por meio de métodos ágeis e técnicas de inovação, são criadas soluções disruptivas, atualizadas e que, principalmente, contribuem muito para a resolução de problemas e superação de desafios das empresas. Se você quiser o apoio do Brain para inserir a inovação na estratégia da sua empresa por meio de metodologias atuais e que fazem a diferença no seu negócio, é só entrar em contato conosco.  

E não deixe de acompanhar também todas as novidades do mundo da inovação no Blog Brain e também no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x