Nos últimos anos, muitas atividades sofreram transformações na maneira como são realizadas, já que, atualmente, podem ser feitas de forma mais rápida e precisa. A responsável por isso foi a chamada Inteligência Artificial (IA), pois, com o avanço e a criação de novas tecnologias, robôs escrevem textos, criam imagens, organizam dados e realizam análises baseados neles.
Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser utilizada na sua organização. Com ela, muitas empresas podem se beneficiar de ferramentas e auxiliar colaboradores em diversas ações do dia a dia, impactando resultados, a produtividade e até mesmo o lucro nas organizações.
Conforme a International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, 41% das empresas brasileiras já adotavam alguma ferramenta de IA em suas atividades. Seguindo a tendência mundial, o International Data Corporation (IDC) estima que até o final de 2023, o investimento nessa área deverá ser de 33% a mais que no ano anterior.
A Inteligência Artificial não é o futuro, mas sim, o presente. Continue acompanhando o artigo e saiba como essas tecnologias podem beneficiar seu negócio, o tornando inovador, criativo e ainda mais eficiente. Boa leitura!
A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana.
Isso inclui a capacidade de aprender, raciocinar, resolver problemas, compreender linguagem natural, reconhecer padrões, tomar decisões e muito mais.
A IA visa criar programas e sistemas que possam simular ou replicar certas capacidades cognitivas humanas. Existem várias abordagens e técnicas dentro da IA, sendo algumas:
A IA é usada em uma ampla gama de aplicações e pode facilitar e aprimorar o trabalho em muitas áreas, como diagnósticos médicos, previsões de tendências no mundo de investimentos, análise de dados para auxiliar o mercado e muitas outras, como veremos ao longo deste artigo.
A Inteligência Artificial não deve ser encarada como algo para substituir o trabalho humano. As ferramentas devem ser utilizadas com consciência e responsabilidade para facilitar a execução de tarefas e ser uma parceria, ajudando a otimizar os serviços realizados.
Um exemplo de utilização da IA pode ser na organização de rotina que pode impactar positivamente na produtividade de um colaborador.
São programas e aplicativos que podem servir como “assistentes” na hora de organizar as tarefas e gerenciar o tempo para cada uma delas, por exemplo. Confira alguns recursos que já existem e podem auxiliar nesse sentido:
Esses assistentes virtuais usam a IA para auxiliar os usuários com tarefas como enviar mensagens, definir lembretes, criar eventos de calendário e responder a perguntas.
Desenvolvida pela Microsoft, a Cortana é outra assistente virtual que pode ajudar a realizar tarefas cotidianas, como gerenciar sua agenda e responder a comandos de voz.
A assistente virtual da Amazon pode ser usada para controlar dispositivos domésticos inteligentes, definir lembretes e realizar pesquisas na web.
Este é um aplicativo de gerenciamento de tarefas que usa IA para ajudar os usuários a organizar suas atividades, definir prazos e até mesmo sugerir prioridades com base em padrões de uso.
O Notion é uma plataforma de produtividade versátil que combina gerenciamento de tarefas, notas, banco de dados e colaboração em um só lugar, usando IA para facilitar a organização e a pesquisa de informações.
Embora não seja estritamente uma ferramenta de IA, o Zapier é uma plataforma de automação que permite conectar diferentes aplicativos e serviços, economizando tempo ao automatizar fluxos de trabalho repetitivos
Este assistente de IA especializado em agendamento pode ser usado para marcar reuniões e compromissos, economizando tempo e evitando o vai e vem de e-mails.
Chatbots baseados em Inteligência Artificial Generativa (IAG) como o ChatGPT, podem ser usados para responder a perguntas, fornecer informações e até mesmo auxiliar na redação de documentos, economizando tempo na pesquisa e na criação de conteúdo.
Leia mais: O impacto da IA generativa no futuro do trabalho: desafios e oportunidades
Embora seja mais conhecido por correção gramatical, o Grammarly também utiliza IA para melhorar a clareza e a eficácia da escrita, tornando-o útil para aumentar a produtividade na criação de conteúdo.
Esta ferramenta de transcrição de áudio usa IA para transformar conversas e palestras em texto, facilitando a pesquisa e a organização de informações importantes.
Além de contribuir para tarefas individuais, a IA também pode auxiliar os negócios de uma maneira mais ampla. Já que, as tecnologias podem, por exemplo, ajudar gestores e líderes nas tomadas de decisões baseadas em dados.
Com isso, podem ser traçados caminhos mais assertivos para a empresa, com resultados expressivos, atingindo da maneira certa, o público-alvo e melhorando o relacionamento com o cliente.
Saiba quais ferramentas conseguem executar essas funções e como utilizá-las no cotidiano da sua organização.
O Salesforce é uma plataforma líder de CRM que integra a inteligência artificial em seus serviços. O Salesforce Einstein oferece recursos de IA para ajudar a prever resultados de vendas, automatizar tarefas repetitivas, personalizar interações com os clientes e fornecer insights valiosos.
O HubSpot é uma plataforma de automação de marketing que utiliza IA para automatizar tarefas de marketing, como e-mails segmentados, programação de mídias sociais, análise de comportamento do usuário e personalização de conteúdo.
O Marketo é outra plataforma de automação de marketing que utiliza IA para personalizar campanhas, rastrear o envolvimento do cliente e fornecer insights em tempo real para melhorar o desempenho das campanhas.
A IBM Watson é uma poderosa plataforma de IA que oferece recursos de análise de dados avançados. Ela pode ser usada para análise de texto, processamento de linguagem natural, análise de sentimentos, previsões e muito mais.
O Google Analytics utiliza IA para fornecer informações detalhadas sobre o comportamento do usuário em sites e aplicativos, bem como para criar relatórios personalizados e sugerir insights para melhorar o desempenho do site.
Embora não seja estritamente uma ferramenta de IA, o Tableau é uma plataforma de visualização de dados que permite aos usuários criar visualizações interativas a partir de conjuntos de dados, facilitando a análise de informações comerciais.
O Zendesk utiliza IA para melhorar o suporte ao cliente, fornecendo respostas automáticas a perguntas comuns e roteamento de tickets para os agentes mais apropriados.
A SAP oferece a plataforma Leonardo, que integra IA e a Internet das Coisas (IoT) para soluções empresariais abrangentes, incluindo gerenciamento da cadeia de suprimentos, manutenção preditiva e muito mais.
Embora não seja IA no sentido tradicional, a automação robótica de processos (RPA) da UiPath automatiza tarefas de rotina usando robôs de software.
Ela é frequentemente usada para automatizar tarefas de back-office, como entrada de dados e processamento de formulários.
Não há como negar que a Inteligência Artificial veio para facilitar muitas atividades. Ao utilizar as tecnologias há economia de tempo nas tarefas, aumento de produtividade, redução de custos operacionais, assertividade e precisão.
Tudo isso reflete em uma expressiva melhoria nos processos, impactando o crescimento do negócio.
Um exemplo positivo e que fica muito claro como a IA pode ser benéfica se for utilizada da maneira correta é a adoção de chatbots que melhoram o relacionamento com o cliente. Eles realizam o primeiro contato, não deixam sem resposta e o direcionam para o setor correto.
Além de deixá-lo mais satisfeito com um atendimento imediato, poupam tempo dos colaboradores e organizam de forma mais precisa esse processo, economizando tempo e recursos.
O popular streaming Netflix também pode ser um modelo claro de como a IA pode trazer bons frutos. Por meio desse tipo de tecnologia, a empresa, atualmente, faz recomendações de conteúdo aos usuários.
Isso é feito com base no histórico de visualização e nas preferências dos estilos de filmes e séries favoritos dos seus assinantes. Com isso, a Netflix conseguiu reter mais clientes e a taxa de cancelamento de assinatura do serviço caiu 75%. Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser usada a favor do negócio.
Dessa forma, é importante que líderes saibam enxergá-la como aliada e criem um ambiente organizacional que incentive o uso de recursos tecnológicos visando a melhoria de processos e a otimização de atividades operacionais.
A Inteligência Artificial direcionada da maneira correta com consciência e capacitação pode refletir, sim, em um sucesso expressivo nas empresas. Portanto, empreendedores não devem criar barreiras no uso da tecnologia.
Pelo contrário, é essencial que criem caminhos para que os seus colaboradores implantarem em suas atividades as ferramentas que resultarão em assertividade, precisão e produtividade. São muitas opções existentes no mercado, sendo assim, é importante estudar, analisar e utilizar aquelas que mais se adequem as necessidades e as tarefas da empresa.
Por fim, investir em conhecimento para seu time utilizar da melhor maneira a IA também é uma ótima pedida. Para isso, você pode realizar o treinamento Líder Digital do Brain e ficar por dentro de todas as inovações. Com isso, humanos e inteligência artificial, juntos, podem entregar resultados surpreendentes.