#brainblog

           Intraempreendedorismo: o que é e como estimular na sua empresa

Data: 23 fevereiro 2022 | Categoria: Inovação
Foto de dois homens trabalhando, colocando o intraempreendedorismo em prática.
           

Intraempreendedorismo vem do inglês “intrapreneur” e significa empreender internamente. Assim, diz respeito ao estímulo que uma empresa dá para que seus próprios colaboradores possam propor ideias e empreender internamente por meio da inovação, contribuindo para a construção de soluções que atendam às demandas do negócio.

_______________________________________________

A inovação é um fator chave para o sucesso em curto, médio e longo prazo para uma empresa, além de ser de suma importância para a sua sobrevivência. Nesse sentido, o intraempreendedorismo se mostra essencial para a renovação de uma organização.

É comum que uma empresa olhe apenas para fora em busca de ideias criativas e transformadoras. Porém, a solução pode estar mais próxima do que se imagina.

Cada vez mais, o intraempreendedorismo contribui de forma significativa para a realização de projetos a partir de ideias inovadoras e criativas. E elas podem partir dos seus próprios colaboradores, o que ajuda a renovar e oxigenar formas de pensar e agir no negócio.

Portanto, entenda o que é intraempreendedorismo, os principais benefícios para a inovação corporativa e de que maneira você pode estimular essa prática na sua empresa!

O que é Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo diz respeito ao estímulo que uma empresa dá para que seus próprios colaboradores possam propor ideias e empreender internamente por meio da inovação. Assim, contribuindo para a construção de soluções que atendam às demandas da organização. 

Essa ideia parte de um princípio simples: muitos colaboradores conhecem a empresa e sua dinâmica melhor do que ninguém. Logo, nada mais justo que a própria organização estimular a criação soluções que melhorem e inovem a produção e a organização da empresa.

Em linhas gerais, no intraempreendedorismo, cada pessoa que trabalha na empresa deve se entender como empreendedora na organização em que trabalha, a fim de identificar problemas e sugerir possíveis soluções e melhorias disruptivas, o que contribui para gerar resultados tangíveis.

Benefícios do Intraempreendedorismo

Além de mais possibilidades de alcançar resultados positivos, o intraempreendedorismo contribui para aspectos importantes, especialmente no que se refere à gestão de pessoas. Dessa forma, conheça alguns dos benefícios da inovação trazida pelo intraempreendedorismo.

1. Engajamento dos colaboradores

Incluir e estimular colaboradores a contribuírem com ideias e projetos inovadores os torna engajados com a empresa. Isso é importante para evitar a desmotivação, o que pode prejudicar a implementação de projetos e, por consequência, os resultados empresariais.

O intraempreendedorismo engaja colaboradores ao estimular sugestões e ideias criativas, além de gerar uma integração positiva entre colaboradores, equipes e lideranças.

2. Retenção e descoberta de talentos

O estímulo e engajamento gerados pelo intraempreendedorismo também permitem  descobrir novos talentos entre os colaboradores e, ao mesmo tempo, retê-los, o que diminui o turnover e contribui para potencializar suas qualidades.

Ao valorizar e estimular a troca de ideias e a implantação de soluções inovadoras na própria empresa, as pessoas entendem que podem criar e realizar projetos sem precisar usar recursos próprios ou de fora da empresa, pois a própria companhia oferece o suporte necessário para quem quer inovar.

3. Mais controle da empresa na área de inovação

O intraempreendedorismo também contribui para que uma empresa possa acompanhar de perto a implantação de uma inovação, além de ter a possibilidade de internalizar todas as etapas relacionadas a um projeto.

Essa é uma diferença significativa em relação, por exemplo, à inovação aberta, que exige a interação com outras empresas e parceiros para o desenvolvimento de soluções. Na inovação interna, desde a concepção de uma proposta até sua aplicação, tudo é analisado internamente.

Como estimular o intraempreendedorismo na sua empresa

A aplicação do intraempreendedorismo pode ser feita a partir de iniciativas como:

  • Realização de pesquisas de clima organizacional, para saber qual é a percepção de colaboradores em relação a empreendedorismo e inovação e quais seus sentimentos sobre a possibilidade de inovar na empresa;
  • Estimular uma cultura de inovação e a criação de um ambiente favorável ao surgimento e implementação de ideias, para que as pessoas sintam-se confortáveis em propor inovações;
  • Identificar colaboradores que demonstram mais interesse em empreender, de forma a engajá-los ainda mais a criar soluções e, ao mesmo tempo, serem exemplos para colegas;
  • Apresentar conteúdos como cursos, palestras, oficinas, workshops e outros que proporcionem momentos de troca de ideias e práticas voltadas à inovação e ao empreendedorismo;
  • Realizar programas e iniciativas de médio e longo prazo voltadas para a geração de ideias disruptivas que se tornem realidade na empresa.

Um exemplo é o programa de ideias Shark Tank adotado pela Algar Telecom, programa organizado pelo centro de inovação da empresa, o Brain, para estimular internamente a geração de novas ideias.

Por meio desse programa, a empresa já recebeu, desde sua criação, em 2017, mais de 420 ideias de mais de 320 colaboradores da Algar Telecom. Um verdadeiro exemplo de sucesso na implementação de modelo de inovação baseado no intraempreendedorismo.

Além do intraempreendedorismo, existem outras maneiras de promover a inovação e a criatividade em uma empresa e muitas práticas são complementares e, dessa forma, potencializam a criação de novas soluções. Uma dessas maneiras é a inovação aberta. Saiba a diferença entre inovação aberta e inovação interna e como elas auxiliam uma empresa.

Imagem de dois homens trabalhando, com o texto "INTRAEMPREENDEDORISMO. Saiba como o Brain pode ajudar a sua empresa a inovar e na prática! Clique aqui".

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x