#brainblog

           Lean Inception: saiba como trabalhar com essa metodologia!

Data: 10 fevereiro 2020 | Categoria: Metodologias
           

Lean Inception é uma metodologia de criação de produtos que permite a colaboração, com o objetivo de tornar a construção do Produto Mínimo Viável (MVP), mais rápida e enxuta. Neste momento, o time está envolvido e utilizada ferramentas de criação colaborativa, como Design Thinking e Brainstorming.

_______________________________________________

Quem nos acompanha sabe que no Brain trabalhamos com métodos ágeis – especificamente o framework Scrum, e o quanto isso nos ajuda a atingir bons resultados. Isto porque as ferramentas ágeis ajudam as empresas a ganharem tempo, permitindo errar e corrigir rápido, tornando os resultados melhores e a empresa mais produtiva.

A seguir, vamor falar um pouco sobre a metodologia Lean Inception. Acompanhe!

O que é Lean Inception?

Lean Inception é uma metodologia criada pelo Paulo Caroli, autor, palestrante, consultor e especialista em práticas ágeis e lean. De modo simples, este é um método de criação de produtos de forma colaborativa, com foco no MVP (Produto Mínimo Viável – Minimum Viable Product), enxugando todo o processo.

Leia também: Saiba o que é o Framework Scrum!

Eric Ries, autor do livro The Lean Startup, define MVP como “aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”. Portanto, podemos definir que o MVP é como um protótipo da solução que está sendo desenvolvida. Isto porque permite que sejam feitos testes das hipóteses sobre o produto, antes da sua real execução.

Agora que você já sabe o conceito de MVP, fica mais fácil entender como realmente funciona a Lean Inception, já que este método auxilia na criação de MVPs valiosos, usáveis e factíveis.

Dessa forma, o grande objetivo é tornar a construção do MVP mais rápida e enxuta, com o envolvimento do time e pessoas relevantes na sua criação, para gastar menos recursos e não perder o timing do mercado. Neste momento, o time está envolvido e ferramentas de criação colaborativa são utilizadas, como Design Thinking e Brainstorming. 

Leia também: Inovação e criatividade dentro da empresa: como trabalhar

Como o Brain trabalha com a metodologia?

No Brain, dentro do Capítulo de Scrum Masters, os novos brainers contam com um treinamento sobre a metodologia Inception, para auxiliar na criação dos projetos.

Assim, sob a orientação de um Scrum Master, o Squad Smart Spaces construiu o seu primeiro Canva MVP utilizando as técnicas do Lean Inception. A seguir, confira o depoimento da Fernanda Silveira, Product Owner do squad:

“Criamos o Canvas MVP utilizando a técnica Lean Inception para organizar a proposta do projeto Smart Home. O projeto irá permitir o controle de temperatura, iluminação e identificação de aparelhos e seu consumo. Dessa maneira, os usuários terão o controle de suas residências na palma da mão, o que trará mais praticidade para o dia-a-dia e uma economia de até 30% na conta de energia. Todo o time foi envolvido e os discursos foram alinhados, deixando todos com uma ideia clara sobre a construção do produto. Por fim, a informação foi consolidada em um quadro, permitindo consultas de uma maneira prática e visual.”

Portanto, trabalhar com o Canva MVP com técnicas do Lean Inception traz para o time mais autonomia e integração, além de tornar o processo mais claro e enxuto. Assim, as equipes colocam seus esforços de maneira mais assertiva no projeto.

Quer saber mais sobre metodologias ágeis? Confira os cursos oferecidos pelo Brain!

Compartilhe
   
bowe

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x