#brainblog

           Liderança do futuro: quais habilidades serão mais buscadas?

Data: 17 junho 2022 | Categoria: Inovação
           

Ser líder em um mundo repleto de mudanças e necessidade por inovação pode ser um desafio que exige uma série de habilidades para impulsionar resultados e motivar o time. Um conceito que contribui na superação desses desafios é a liderança do futuro.

Ademais, o antigo papel de chefia já não cabe mais no universo corporativo e muito menos nas startups há algum tempo.

Saiba mais sobre o conceito de liderança do futuro e conheça as habilidades necessárias para que líderes possam alcançar resultados, mesmo em contextos de mudanças constantes causadas pela transformação digital.

Conceito de liderança do futuro:

A liderança do futuro é o conceito que indica quais são as habilidades necessárias para quem está nessa posição de liderança.

Nesse sentido, o objetivo de líderes nesse meio é buscar novas ideias e ter visão estratégica, além de estimular a inovação, a criatividade e a colaboração constantemente na empresa. Se faz essencial ter o papel de condução do time, e não mais de ordenar ações.

Com isso, se faz necessário que a liderança entenda que tem o papel de facilitar tarefas, motivar a equipe e transformar a realidade do negócio. Para isso, é fundamental desenvolver ou aprimorar algumas habilidades do futuro para lidar com cenários adversos que já fazem parte da vida das empresas. 

Habilidades da liderança do futuro:

  1. Visão estratégica: Antes de mais nada, a visão estratégica exige da liderança pensar em soluções que dialoguem com os objetivos de curto, médio e longo prazo do negócio. Com eles em vista, é necessário traçar as ações necessárias para atingir metas e, principalmente, para aproveitar todos os talentos da equipe na busca por resultados.
  2. Inovação e criatividade: Em suma, pensar de forma diferente, estimular a colaboração e o desenvolvimento de ideias e buscar novas maneiras de inovar são essenciais para as lideranças de uma empresa. Frente a antigos e novos desafios, é fundamental criar novas soluções que resolvam problemas de maneira eficiente e rápida.
  3. Adaptabilidade: Da mesma forma, resiliência e adaptabilidade são conceitos essenciais para quem deseja desenvolver a liderança do futuro. É necessário errar logo e aprender rápido para superar os desafios trazidos pela volatilidade da transformação digital.
  4. Confiança e autonomia: Portanto, confiar na equipe e dar autonomia aos colaboradores é outra habilidade valorizada em um contexto que requer tomada de decisão rápida, adaptabilidade e inovação. Dessa forma, líderes precisam transmitir confiança para seus liderados e, também, dar autonomia durante a execução de tarefas.
  5. Aprendizado contínuo:  O conceito de aprendizado contínuo, ou seja, lifelong learning, também faz a diferença na vida de quem quer exercer a liderança do futuro.  

Prepare-se para desenvolver as habilidades do futuro com a ajuda do Brain. Conheça o curso Líder do Futuro, oferecido pela Brain Academy em parceria com a Wis!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x