#brainblog

Manual de Sobrevivência: Dicas essenciais para eventos corporativos

Data: 19 março 2024 | Categoria: Não categorizadoPessoas
imagem representa o brainer Victor Eduardo falando sobre eventos corporativos

Eventos corporativos são uma parte essencial da vida profissional, mas podem ser desafiadores para muitas pessoas. Pensando nisso, preparamos um Manual de Sobrevivência com dicas essenciais para ajudar você a se preparar e aproveitar ao máximo essas ocasiões. 

Temporada de eventos corporativos já começou! 

Inicialmente, a temporada 2024 de eventos já começou e marcar presença nestes locais podem ser essenciais para impulsionar os próximos passos da sua empresa, que ao marcarem presença em eventos, não apenas ampliam suas fronteiras de conhecimento, mas também solidificam sua posição. 

Como participante ativo e influente neste dinâmico ecossistema, acredito muito na força transformadora do networking corporativo, e em eventos, você pode ter a oportunidade vivenciar e aproveitar desta força que vai muito além de troca de cartões. 

Por exemplo, nem levo cartão, anoto o contato em um bloco de anotações no smartphone e qual a demanda para fazer um follow-up com ele. 

Em seguida, envolvo mais do que enviar um e-mail genérico, pois requer uma abordagem personalizada, que reflita genuinamente o interesse mútuo e o potencial de colaboração. 

10 dicas essenciais para aproveitar eventos corporativos 

Participar de muitos eventos já me deu uma certa expertise para te falar como aproveitar melhor o seu tempo dentro de cada um destes momentos visto que ir sem um planejamento pode fazer com que a sua experiencia seja ruim, então se liga nas dicas: 

 

Tenha seu objetivo definido  

O que você busca naquele evento, são novos parceiros para o produto x ou y, são startups ou relacionamento com o governo?  

Ter isso como norte é essencial para que os próximos pontos também sejam concluídos. 

Abra o app antes de ir ao evento  

Em eventos que tem aplicativos, como a maioria tem, é importante se programar para ir às palestras que os temas tenham link com seus objetivos. 

Dessa forma, já faça conexões com as pessoas por ali, pois pode ser que vocês não se encontrem no evento, mas consigam se falar posteriormente pelas redes sociais. 

Planeje Intervalos Estratégicos 

Os eventos podem ser intensos. Reserve tempo para pausas, seja para almoçar em horários alternativos e evitar filas, ou para simplesmente recarregar as energias e se manter atualizado nas redes sociais. Esses momentos de respiro são essenciais. 

Happy Hours 

Assim como as palestras, vá aos Happy Hours e eventos paralelos. Se tem uma dica que você precisa seguir é essa, nesses locais que você consegue se conectar com mais calma com as pessoas, de forma descontraída. 

Muitos negócios são fechados com o copo de cerveja, a importância deste momento é além de conseguir relaxar depois de muito conteúdo é conseguir fazer conexão mais autêntica com as pessoas que podem ser seus próximos parceiros de negócio. 

Hidrate-se 

Parece básico, mas ter uma garrafinha de água sempre à mão é crucial para manter-se energizado e atento durante o dia. 

Anotações 

Papel e caneta (ou anotações no celular), mas anote os Insights que você tem durante palestras, pitch e na hora de conhecer pessoas. 

Como em eventos corporativos é comum receber muita informação, se lembrar de tudo na próxima semana vai ser um desafio ainda maior. Por isso, anotar pode te ajudar a dar vazão nas demandas / ideias que surgem durante o evento. 

Vestimentas confortáveis 

Além disso, ir com vestimentas confortáveis é um ponto básico, mas muito importante. Para ter uma boa experiência em eventos, é essencial usar um tênis confortável, já que é comum andar cerca de 14 mil passos por dia. Escolher o conforto em vez de apenas seguir a moda é essencial para aproveitar ao máximo o evento. 

Esteja preparado para experiências 

Continuamente, é importante estar preparado para o acaso. Pode acontecer da palestra que você tem interesse estar lotada, então se prepare para o acaso, ir contra seus objetivos pode te dar insights interessantes. 

Assim como sentar-se em palestras de temas totalmente diferentes com o seu habitat pode abrir a possibilidades de combinações diferentes, seja de ideias seja de pessoas. 

Esteja preparado para mudanças de temperatura 

Durante o dia, pode acontecer mudanças de clima e por andar muito, pode estar muito calor e dentro das salas, mais frio. Então esteja preparado para não sofrer com temperaturas extremas que podem te prejudicar nos próximos dias de evento ou de descanso. 

Ser presente  

Por mais obvio que pareça ser, estar presente no evento é muito importante. Dessa forma, reserve sua agenda para que você viva o evento em si, em vez de ir para o evento e ficar no telefone ou no notebook. 

Estar presente pode te proporcionar oportunidades de negócio e conexão. Claro que existem momentos urgentes que precisam da nossa atenção, mas o máximo de atenção para o evento que você conseguir dedicar será melhor para o momento que você está ali. 

Siga esse Manual de Sobrevivência e tenha sucesso! 

Em conclusão, seguir as dicas essenciais do Manual de Sobrevivência para eventos corporativos pode garantir o sucesso e a eficácia de qualquer encontro empresarial.  

Desde a organização prévia até a interação durante o evento, é fundamental estar preparado e atento a todos os detalhes para garantir uma experiência positiva para todos os participantes. 

Com planejamento, comunicação eficaz e flexibilidade, é possível superar desafios e alcançar os objetivos estabelecidos para o evento corporativo.  

Por fim, essas são algumas dicas, espero que ajude você no seu próximo evento, que você consiga gerar conexões e insights valiosos para o seu negócio, assim como foi para nós do Brain com parcerias que iniciaram em eventos e se transformaram produtos e soluções inovadoras. 

Próximos eventos do ecossistema de inovação para ficar de olho 

O Brain estará presente em alguns eventos corporativos do ecossistema de inovação! Fique por dentro de todas as novidades e oportunidades de networking que esses eventos podem proporcionar. 

South Summit | 20 a 22 de março  

Evento que reúne startups e investidores em Porto Alegre acontece na próxima semana e o Brain te dá um cupom de 30% de desconto para garantir seu ingresso. Acesse aqui para comprar e use BRAIN_30OFF_ATT na hora de finalizar a compra. 

Gramado Summit | 10 a 12 de abril  

Esta edição reunirá as maiores referências quando o assunto é futuro. Durante três dias, você poderá se conectar, gerar negócios e aprender com especialistas do mercado corporativo. Saiba mais sobre o evento aqui. 

Web Summit Rio | 15 a 18 de abril  

Quer se preparar para o futuro com diversas palestras em um evento reconhecido mundialmente? Confira a programação e garanta seu ingresso aqui.

Por Victor Eduardo, Analista de Inovação no Brain

Compartilhe
Adryelle

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x