Se você está imerso no universo das startups, a mentoria é um componente-chave para acelerar seu crescimento. Descubra como receber e oferecer mentorias de forma eficaz com dicas valiosas para ambos os lados.
Antes de tudo, é crucial compreender o conceito de mentoria. Diferente de coaching, advisory, consultoria ou terapia, a mentoria visa acelerar o aprendizado, proporcionando orientação prática para enfrentar desafios específicos.
Para startups, esse apoio externo pode ser a chave para evitar erros cruciais e impulsionar o desenvolvimento.
Dessa forma, a mentoria é um exercício, na maioria das vezes com pessoas externas à empresa, com um objetivo específico de acelerar alguma dúvida que a startup tem em um assunto afim de facilitar o empreendedor a encontrar uma orientação.
Essa orientação pode ser de crescimento educacional, técnico ou prático. Uma espécie de como ter atalhos ou novas ferramentas para se ganhar tempo, conhecer pessoas, impulsionar produtos com a finalidade de dar mais perenidade para a empresa.
A Harvard Business Review destaca que 84% dos CEOs que participam de programas de mentoria evitam grandes erros e melhoram seu desempenho mais rapidamente.
A mentoria oferece velocidade e direcionamento, dois elementos essenciais para o sucesso de uma startup.
Outro ponto interessante é entender que o mentor não vai ser o seu ‘guru’. Não trate o mentor como o detentor da verdade absoluta, pois isso é perigoso para que você não crie também o seu ‘tino’ corporativo acerca daquele problema.
O mentor busca dividir a experiência com você para seu caminho ser menos árduo por já ter vivido situações semelhantes antes e não responder todas as dúvidas que você tiver.
Para que uma mentoria possa ser bem aproveitada, é necessário que você saiba onde ‘está doendo’ na empresa para iniciar a conversa.
Assim, irá te ajudar a balizar o tema e qual especialidade do mentor que você procura, visto que os mentores tem habilidades diferentes para mesmos assuntos. E ainda que suas dúvidas sejam agnósticas, a objetividade deste momento depende mais do que a startup procura e do que o que o mentor tem para oferecer.
Se o empreendedor tem uma curiosidade aguçada, os desafios a serem enfrentados podem estar mais visíveis, e isso facilita o processo de saber onde atacar e a busca em conjunto com o mentor será mais sobre o ‘como’ atacar do que o ‘onde’.
A mentoria é um momento de aprendizado mútuo, uma via de mão dupla que não apenas acelera o desenvolvimento das startups, mas também serve de crescimento para o mentor que reconhecer seu papel de facilitador neste processo.
Dessa forma, se a startup absorver bem os feedbacks, o impacto positivo da mentoria perdurara, criando uma cultura de aprendizado e crescimento no cenário empreendedor.
E claro, contribui para a construção de uma comunidade empreendedora mais forte e colaborativa que é essencial para o ecossistema que estes estão inseridos.