#brainblog

           Metodologias ágeis: conheça as principais e entenda para que servem!

Data: 15 fevereiro 2022 | Categoria: Metodologias
Foto de uma mulher escrevendo em post its, representando as metodologias ágeis.
           

Metodologias ágeis são ferramentas que têm como finalidade melhorar e facilitar a realização de projetos, a gestão de equipes e a execução de tarefas em organizações. Assim, entre os métodos mais conhecidos, está o Scrum, o Lean, o Kanban e o Smart.

_______________________________________________

Implementar inovações para melhorar processos e resultados exige encontrar métodos efetivos que promovam melhorias. Dessa forma, um meio de conseguir isso é apostar nas metodologias ágeis, que são alguns dos métodos mais utilizados para uma gestão empresarial de sucesso.

As metodologias ágeis possuem como princípio facilitar as atividades de equipes em uma empresa. E isso é importante porque o mercado exige que as empresas se adaptem com agilidade e rapidez.

A seguir, entenda o que são as metodologias ágeis, para que servem, quais os benefícios em trabalhar com elas e quais os principais métodos.

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são ferramentas que têm como finalidade melhorar e facilitar a realização de projetos, a gestão de equipes e até a execução de tarefas. Portanto, com os métodos ágeis, as atividades em uma empresa ganham uma dinâmica diferente daquelas utilizadas tradicionalmente na gestão de projetos.

Segundo o Manifesto ágil, documento elaborado em 2001 por um grupo de desenvolvedores nos Estados Unidos, os fundamentos da metodologia ágil são:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos;
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

Assim, os princípios que deram origem às metodologias ágeis permitiram a humanização das relações empresariais, a redução de etapas de produção, a definição de entregas bem estabelecidas e a simplificação da comunicação.

Benefícios em trabalhar com métodos ágeis

Existem diversas vantagens para equipes que atuam por meio dos métodos ágeis. Primeiro, os processos ficam mais curtos, já que as entregas acontecem em períodos determinados. Isso estimula tanto a melhoria contínua quanto o alinhamento entre diferentes áreas, o que também estimula a colaboração constante de todos.

Outro benefício é o estímulo para o trabalho em equipe, com ênfase na autonomia de ações nas etapas dos projetos e na autogestão, o que leva à promoção de ideias inovadoras. Isso permite o aumento de produtividade, já que novas iniciativas tendem a melhorar a eficiência de diversos processos de uma empresa.

Finalmente, a qualidade do serviço tende a aumentar, pois se torna viável a realização de testes e validação de serviços e produtos em curtos espaços de tempo, o que impacta na qualidade e na satisfação de clientes.

Quais são as principais metodologias ágeis?

Agora que você sabe o que são e quais os benefícios das metodologias ágeis, é importante entender quais são os principais métodos ágeis utilizados pelas empresas. 

1. Scrum

O Scrum é um dos métodos mais populares entre as metodologias ágeis. Isto porque sua característica principal é o auxílio na gestão e desenvolvimento de projetos de curto prazo.

Assim, esse método exige sincronia entre as partes envolvidas em todas as fases do projeto para garantir seu sucesso. Nesse sentido, o princípio fundamental do Scrum é a prática de união dos esforços.

As bases do método são a abertura para ideias inovadoras, respeito entre as partes e o comprometimento com a realização das atividades.

2. Lean

Essa metodologia se divide em duas. Assim, temos o Lean Inception e o Lean Startup.

O Lean Inception é um método que visa criar produtos de maneira colaborativa e economicamente viável. Portanto, as empresas que apostam nessa metodologia ágil buscam chegar ao Produto Mínimo Viável (MVP), o que significa que o produto foi realizado com o mínimo de esforço e tempo possíveis.

O Lean Startup tem como objetivos a velocidade no desenvolvimento, redução de esforços e tempo, tornar o produto viável economicamente e atuar de forma colaborativa. No entanto, sua aplicabilidade se dá nas startups para que possam reduzir desperdícios e ser mais eficientes ao mesmo tempo.

3. Kanban

Outro método bastante popular é o Kanban, isto devido a sua simplicidade. Nesse sentido, as empresas podem empregá-lo dividindo as atividades em três etapas: 

  • A fazer, que indica as atividades a serem realizadas; 
  • Fazendo, aquelas que estão em execução; 
  • Feito, aquelas já realizadas.

Assim, o objetivo principal é acompanhar de maneira ágil e simples as atividades envolvidas nas fases dos projetos.

4. Smart

Por fim, temos o SMART, sigla que se refere a cada um dos itens que fundamentam essa metodologia ágil para a realização das metas de um projeto. Saiba o que significa cada letra:

  • Specific: se refere à meta específica a qual se quer chegar. O objetivo não deve ser abrangente, e sim o mais exato e específico possível;
  • Measurable: está relacionado mensuração da meta, ou seja, como ela deve ser medida;
  • Attainable: indica que a meta deve ser possível de ser atingida, para não gerar frustrações caso sejam estabelecidas metas inviáveis de serem alcançadas;
  • Relevant: se refere à relevância das metas, que devem fazer a diferença para a empresa e para a equipe;
  • Time-related: é o prazo limite estabelecido para estimular o foco e a efetividade dos colaboradores nas atividades.

Se você quer estar preparado para trabalhar em times ágeis e ser um profissional mais estratégico e procurado pelo mercado, conheça os cursos online oferecidos pela Brain Academy!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

3 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marly Câmara

Amei os direcionamentos e explicações!!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x