O neuromarketing é uma ferramenta poderosa que tem revolucionado a forma como as empresas se comunicam com os consumidores.
Ao utilizar técnicas baseadas no funcionamento do cérebro humano, é possível criar estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas.
Neste artigo, vamos explorar como o neuromarketing pode ser aplicado na personalização de produtos, permitindo que as empresas atendam às necessidades e desejos específicos de cada cliente.
O trabalho por meio do método ágil, nos auxilia em um processo de inovação contínuo, onde as equipes são encorajadas a experimentar, testar e aprender constantemente.
Faz parte do nosso dia a dia adaptarmos as rápidas mudanças, podendo implementar novas ideias de forma ágil e eficaz. Isso impulsiona o método mais assertivo de desenvolvimento de novos produtos.
O processo de criação passa por algumas fases, mas quero dar foco na abordagem centrada no ser humano, considerando as necessidades. o emocional e experiência dos usuários em cada etapa do ágil e o que podemos aprender também com a Neurociência.
Tenho visto grandes marcas cocriando com seus consumidores, produtos que não somente miram o olhar para o ser como usuário, mas também como ser emocional, que se importa com suas vontades, desejos, ações e preocupações, principalmente no que tange aos cuidados com o meio ambiente, trazendo tão fortemente a responsabilidade do ESG nas empresas.
Tem um case em particular que gosto muito, que foi a produção de uma linha de beleza sustentável SOU, lançada pela marca Natura.
A marca queria trazer um novo conceito e uma nova proposta de valor para o consumidor. O desafio foi trazer um baixo impacto ambiental, um alto impacto sensorial e com preços acessíveis.
Para que tudo isso pudesse chegar ao resultado esperado, foram envolvidos pessoas de diversas áreas, como especialistas em embalagens, negócio, engenharia, marketing e dois grandes parceiros de design que prestam serviço pra Natura para compor esse processo de colaboração.
Assim, eles foram nas casas dos consumidores para testar, observar como eles iriam interagir com o produto.
Afinal de contas, se os usuários não gostassem, de nada valeria o esforço, pois infelizmente é isso que algumas empresas ainda fazem, lançam produtos “incríveis” aos seus olhos, mas esquecem de perguntar, envolver as pessoas para as quais os produtos foram criados e depois não entendem o que foi que deu errado.
Eu trouxe um exemplo no segmento do varejo, mas claro, isso segue o mesmo racional para o B2B, seja um produto ou serviço, a sua empresa precisa entender se tem demanda e necessidade e trazer o cliente para cocriar, essa colaboração faz toda a diferença!
Conhecido também como Neurociência do Consumo, o Neuromarketing é a Neurociência aplicada ao marketing, é onde se estuda o comportamento humano por meio das informações da atividade cerebral.
É aquele olhar mais científico para o cérebro do nosso consumidor.
Quem idealizou o conceito de Neuromarketing foi o médico e pesquisador da Universidade de Harvard, Gerald Zaltman.
Com acesso aos aparelhos da área médica, Zaltman decidiu utilizar equipamentos de ressonância magnética para realizar pesquisas com fins mercadológicos.
Graças a esse estudo, através do mapeamento da atividade cerebral e com o uso de recursos tecnológicos foi possível acompanhar em tempo real a influência neurológica que determina as ações do comportamento do consumidor.
Foi em 2000, que o Neuromarketing foi registrado pelo pesquisador como uma ferramenta de marketing.
Até hoje, seus métodos e estudos são aplicados para entender com mais assertividade o que acontece no cérebro de alguém quando ela opta pela compra da marca x e não da marca y.⠀
Colocando eletrodos na cabeça dos indivíduos, os pesquisadores podem avaliar os padrões elétricos das ondas cerebrais e a intensidade de respostas viscerais, como raiva, desejo, desgosto e emoção.
Assim, conseguem compreender os mecanismos que levam a uma tomada de decisão.
Existem áreas do cérebro que possuem funções específicas e que nos ajudam na compreensão do seu funcionamento, assim podemos entender um pouco mais sobre o comportamento humano.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard apontou que 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, ou seja, são tomadas pela emoção.
Então, não se culpe, por ter comprado algo que nem precisava, mas por impulso acabou adquirindo e levando para casa.
Por isso, nossas emoções são poderosas em determinar como pensamos, agimos e reagimos em cada um dos momentos de nossa vida.
Saiba que não tem como separar razão da emoção, pois a emoção é parte integrante do processo de raciocínio tonando impossível dissociá-los.
No livro de Antonio Damásio, “O erro de descartes”, ele considera as interfaces existentes entre o sistema emocional e as áreas corticais do nosso cérebro como extremamente influentes na construção do comportamento e da tomada de decisão.
De fato, somos muito mais movidos pela emoção que pela razão, fazemos muito mais coisas de maneira automática do que conseguimos fazer regidos pela consciência ou racionalidade.
Grandes marcas como a Coca-Cola, Pepsi, Nestlé, Google, Microsoft dentre outras, utilizam os estudos e pesquisas do Neuromarketing para criação de suas campanhas e assim poder otimizar suas estratégias de Marketing.
Mas calma aí, que sua empresa também pode se beneficiar das técnicas do Neuromarketing, mesmo sem precisar investir em equipamentos específicos para tal.
Apesar de sabermos que hoje um investimento para contratar uma agencia como Neurofocus, SAles Brain e Neuro-Insight que utilizam técnicas de neurociência para entender melhor as respostas do cérebro dos consumidores a estímulos de marketing ainda seja muito alto, acredito que o resultado de muitos estudos já aplicados, como alguns explanados acima, podem nos auxiliar em vendas mais assertivas.
Uma pesquisa centrada no cliente deve ser usada para melhorar a experiência do usuário, aumentando o engajamento emocional e a fidelidade com a marca. Assim como o case da Natura que falei inicialmente.
Aqui no Brain – Centro de inovação da Algar Telecom, consideramos uma das etapas mais importantes, escutar o cliente! Desde a concepção da ideia até o lançamento!
Seja indo até a sua empresa, recebendo-o em nosso escritório ou até online, damos muito valor a esse momento, por que além da sua rica contribuição, respondendo as perguntas estratégicas sobre o serviço e até validando hipóteses do mercado, ele esta ali dedicando o seu tempo, trazendo insights valiosos que nos ajudam a aperfeiçoar cada vez mais.
Escutar o seu consumidor, é analisar comportamento, é entender o seu campo emocional.
Depois que coletamos as informações e ajustamos o modelo de negócio, voltamos a falar com o usuário que contribuiu com seus insights e fazemos uma apresentação da versão final do produto.
Assim, se entendermos que por meio do seu feedback chegamos no ponto desejado, o convidamos a testar o produto por um período e se após a fase de teste, ele se interessar em dar continuidade contratando o serviço, ofereceremos um contrato diferenciado, já que o mesmo nos ajudou no processo de cocriação.
Nossa identidade está enraizada em nossos valores e crenças fundamentais. Somos moldados pelos grupos sociais aos quais pertencemos. Se você corre todos os dias, você se identifica com um grupo de corredores, por exemplo.
Dessa forma, a identidade de marca, também é pensada para falar com aquele tipo de público e é aí que entra o Neuromarketing que aplica as estratégias certas para atrair o seu consumidor.
No mundo digital, as identidades sociais estão ao nosso alcance. A mídia social tornou mais fácil para as pessoas representarem sua identidade social por meio de emojis específicos para a cor da pele, estado emocional dentre outros.
Nós nos expressamos seguindo aqueles que personificam nossa identidade. Esta é a nossa expressão de identidade.
Com todas as estratégias aqui abordadas em um mundo onde estamos cada vez mais conectados, as redes sociais se tornaram uma janela para desvendarmos as emoções e desejos dos consumidores.
A soma disso vai além de simples dados demográficos e padrões de compra, dessa forma é possível criar produtos personalizados que vão atender as dores e necessidades dos nossos clientes.