A tecnologia do metaverso teve um grande hype nos últimos tempos, atraindo a atenção de diversos segmentos que buscam se adequar às novas tecnologias e usufruí-las delas. Como não poderia ser diferente, o mercado nacional também tem se demonstrado cada vez mais inclinado para essa nova tendência. Mas por quê?
É sobre isso que vamos falar hoje! Neste conteúdo, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o metaverso e como o mercado brasileiro pode se beneficiar com essa tecnologia.
Se interessou? Quer saber mais sobre este assunto tão importante? Então, é só aproveitar a leitura e acompanhar até o final para descobrir tudo sobre esse tema.
A essa altura, você já deve estar cansado de ouvir a palavra “metaverso” por aí, não é? E por mais que esse termo tenha ganhado uma grande repercussão nos últimos anos, muitas pessoas ainda não entendem muito bem o que é ou tudo o que ele quer dizer.
O metaverso surgiu há cerca de 30 anos, mas seu aumento de popularidade se deu principalmente após o Facebook anunciar que o nome da companhia passaria a ser Meta. Já fizemos um artigo aqui na Brain onde explicamos mais a fundo sobre essa nova tendência, onde falamos, inclusive, que a palavra meta vem do grego e faz referência a “transcendência”.
Assim, uma forma de definir o metaverso como conhecemos atualmente é encará-lo como essa amplificação da realidade.
Já que, por meio dessa tecnologia, se torna possível que experiências inteiramente digitais sejam proporcionadas, aumentando e enriquecendo as possibilidades para todos os setores que aderem a essa novidade.
Não é à toa que o mercado tem se mostrado cada vez mais adepto a essa tecnologia.
Dados apontam que, em 2031, o metaverso poderá ser responsável por movimentar cerca de 3 trilhões para a economia global!
E os empreendedores brasileiros não ficam para trás, se mostrando cada vez mais inclinados a se adequarem a essa nova tendência que dita os passos para o futuro.
Um dos principais motivos pelos quais o hype do metaverso é tão grande, é justamente o fato de que empresas de todos os nichos podem tirar um grande proveito dessa tecnologia. Entre alguns segmentos, podemos citar, por exemplo:
Isso ocorre porque uma das características mais fundamentais do metaverso é justamente o amplo leque de possibilidades que ele oferece, sendo praticamente infinito por se tratar de uma tecnologia voltada para o mundo digital que cresce cada vez mais.
Assim como acontece com as ferramentas de inteligência artificial e machine learning, no metaverso, independente de qual seja o segmento, há sempre uma forma de se beneficiar com essa nova tendência!
Agora que você já sabe o que é metaverso e que ele pode apresentar vantagens para diversas áreas, deve estar se perguntando quais são esses tais benefícios responsáveis por atrair cada vez mais as pessoas do mercado brasileiro.
São infinitos os pontos positivos, mas listamos a seguir alguns que merecem destaque!
Algo do qual não podemos fugir é do simples fato de que o mercado sempre está mudando, e assim, os profissionais precisam se manter atualizados.
Há algumas décadas, por exemplo, ninguém imaginava a importância que o mundo digital teria. Hoje, é difícil imaginar como os trabalhos seriam feitos sem o auxílio de tudo o que encontramos online.
Da mesma forma que aconteceu com as redes sociais e outras ferramentas que atualmente são comuns para a nossa rotina, o metaverso apresenta benefícios inovadores que podem se tornar essenciais para o futuro!
Passamos por alguns anos complicados nos últimos tempos, nos quais enfrentamos uma pandemia mundial que nos fez mudar totalmente a maneira de encarar as coisas e de levar a rotina profissional.
No auge disso, o home office veio para nos mostrar que existem formas alternativas de nos conectarmos com as pessoas com quem trabalhamos.
Assim, uma nova forma de interagir foi descoberta, e ela pode encontrar novos desdobramentos com o metaverso!
Um dos grandes diferenciais desta tecnologia é a forma como ela pode permitir que as pessoas consigam se comunicar de maneira mais aprimorada no mundo virtual, o que atrai muito a atenção das empresas que prezam por esse tipo de comunicação.
Um grande indicativo de tendências que podemos nos basear para medir a popularidade de novidades, é a forma como as grandes companhias se adequam a essas ferramentas. E quando analisamos isso pela ótica do metaverso, não há como negar: é a nova febre dos empreendedores!
Um dos pontapés que mais fez crescer a popularidade dessa tecnologia foi a mudança realizada por Mark Zuckerberg, que, como já falamos no início desse artigo, chegou até mesmo a adotar “Meta” como o novo nome para sua rede de empresas, que inclui o Facebook, Instagram e o WhatsApp.
Em 2021, a Microsoft também anunciou que uma de suas principais ferramentas, o Microsoft Teams, passaria a contar com uma nova tecnologia proporcionada pelo metaverso, para aprimorar a experiência de seus usuários.
A partir das atitudes dessas Big Techs, a popularidade do metaverso cresceu de forma notória por entre diversas outras empresas ao redor de todo o mundo!
Cada vez mais, novos elementos estão sendo inseridos no mercado mundial e ganhando relevância. Já vimos isso acontecer recentemente com o grande hype dos NFTs e Blockchains, e agora, o metaverso conquista seu espaço como a grande aposta da vez.
Segundo dados divulgados pela Flex Interativa, uma das mais importantes companhias de metaverso no Brasil atualmente, a procura por essa tecnologia aumentou cerca de impressionantes 750% entre os anos de 2021 e 2022!
Pesquisas feitas pela Bloomberg apontam que a estimativa para 2024 é que mais de U$783 bilhões de dólares sejam movimentados na economia mundial, graças ao mercado do metaverso.
Essas são apenas algumas das inúmeras projeções que estão sendo feitas sobre esse assunto, sendo importante ressaltar que todas prevêem uma crescente ainda maior em sua popularidade.
Assim, não é à toa que o mercado brasileiro está tão envolvido pelo hype do metaverso, pois se torna cada vez mais claro que essa tecnologia tem tudo para ser uma das peças mais importantes para o futuro!
Ficar por dentro das novas ferramentas do mercado é um passo essencial para quem quer se manter relevante. Aliás, você já conhece a solução digital Next Vision Control, que pode contribuir para aprimorar os resultados da sua empresa? Com o NVC, você pode transformar qualquer câmera em um tecnológico sistema de monitoramento em vídeo!