O relacionamento com o consumidor de qualquer produto ou serviço mudou. Com isso, muitas empresas estão investindo em profissionais de UX design para oferecer uma experiência de qualidade ao usuário, principalmente, para produtos digitais.
Apesar de ser um campo de trabalho que ainda está ganhando espaço e se consolidando no mercado, é fácil compreender a importância dessa área e como seus objetivos podem fazer toda a diferença durante uma campanha e interação com o cliente. No geral, é uma estratégia que trabalha agilidade e conhecimentos multidisciplinares.
Confira aqui o que é UX Design, as áreas de atuação e os motivos para que você planeje a melhor experiência de usuário para o ser produto ou serviço. Aproveite e tenha uma boa leitura!
O UX Design vem do inglês ‘User Experience’, que pode ser traduzido como Experiência do Usuário. Através da tradução, já fica um pouco mais fácil de entender qual é o foco dos profissionais de UX Design.
Basicamente, o profissional ou a equipe de UX Design são responsáveis pelo desenvolvimento de uma estratégia para que o seu usuário tenha a melhor experiência com o seu serviço ou produto, facilitando tanto a leitura, como o uso desse item.
Eles fazem um estudo aprofundado sobre as necessidades, desejos e limitações dos usuários.
Assim, é um trabalho que analisa toda e qualquer interação do usuário com o produto e serviço, seja antes, durante ou após a aquisição.
Dessa forma, a jornada do cliente é completamente pensada para oferecer uma vivência agradável e usabilidade em cada detalhe.
Os principais benefícios do UX são:
Com isso, o resultado final estará de acordo com o perfil de clientes que consomem os produtos digitais. Além disso, alguns produtos físicos já estão aproveitando a estrutura para melhorar a entrega e a visibilidade online.
Por conta disso, o UX Design é um campo que combina diversos conhecimentos, como Design Thinking, Psicologia e Publicidade.
Outro termo que se popularizou nos últimos anos é o Design Thinking. Grandes empresas encontraram mais eficiência e agilidade nessa estratégia e processo de criação. Ele pode ser dividido nas seguintes etapas:
O Design Thinking é um conceito que trabalha a criatividade e resolução de problemas. Cada etapa trabalha um ponto importante da trajetória da empresa e dos objetivos da campanha.
A sua similaridade com o UX é que ele também ajuda a entender as necessidades das pessoas e direciona a equipe para criar abordagens criativas e eficientes.
Mesmo assim, não é a mesma coisa que UX Design, já que esse segundo conceito tem como objetivo a definição de uma interação que satisfaça o usuário, por meio da observação de seus desejos, necessidades, limitações e comportamento.
Portanto, a grande diferença entre os termos é que Design Thinking envolve um processo de criação e resolução de problemas, enquanto que o UX Design pensa em desenvolvimento de produtos e serviços para os usuários.
O interessante é que o profissional de UX Design pode usar a técnica de Design Thinking para estruturar suas ideias, alcançando, assim, o melhor resultado final.
Como o papel do UX Design é melhorar a experiência do usuário, o mercado de atuação é bem amplo. No geral, os profissionais estão ligados a:
É muito comum que o UX Designer atue em empresas que valorizam inovação e tecnologia, principalmente, no desenvolvimento de produtos digitais e games.
Já que, são setores que priorizam as questões do futuro do trabalho e das novas demandas dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e atentos ao que é oferecido dentro e fora do ambiente virtual.
Por conta disso, o mercado de trabalho para UX promete crescer cada vez mais, uma vez que todos os produtos e serviços vão precisar repensar a relação digital com seus clientes.
A vantagem de ter um UX Designer ou uma equipe com este conhecimento é que o valor do produto, o objetivo da empresa e as necessidades dos usuários serão lembrados durante todo o processo de criação, produção e entrega.
Desse modo, será mais fácil construir um planejamento vencedor que mantenha o foco de entregar valor e se destacar no mercado de atuação. Principalmente, agora que a dinâmica comercial foi alterada com a disseminação da internet e uso massivo das redes sociais.
Atualmente, o mercado está mais competitivo e os consumidores mais exigentes e trocando informações no ambiente digital. Logo, é essencial que o relacionamento com o cliente seja uma prioridade dos produtos digitais e físicos.
Por esse motivo, as técnicas de UX Design foram ganhando cada vez mais espaço e profissionais para atender a demanda atual.
Veja abaixo as vantagens de aproveitar os conhecimentos de UX Design em sua empresa:
O diferencial da estratégia de UX para produtos digitais é que cada interação do usuário será parte de uma experiência positiva.
Os produtos digitais, ou infoprodutos, são os produtos e serviços comercializados na internet, como aplicativos, softwares, materiais gráficos, e-books, vídeos, serviços de assinatura, entre outros.
Seja do primeiro momento que o cliente conhece o produto ou na hora de finalizar a compra, o UX Design estará presente para garantir que o usuário não tenha dificuldades, sofrimento ou dúvidas durante o processo.
Por isso, antes de oferecer o produto digital é importante pensar em uma página de produtos responsiva e que agregue valor.
Para criar um projeto, você precisa refletir sobre como o usuário vai acessar e navegar pelo site. Logo, alguns pontos devem ser considerados, como:
Como podemos ver, a prática do UX é adaptável e combina com diferentes estratégias e produtos do mercado virtual.
O importante é lembrar que você pode aproveitar a presença das redes sociais para aumentar o lucro e visibilidade da marca, por meio de um bom conhecimento de ‘User Experience’.
O UX é uma importante ferramenta para diferenciar um produto na grande variedade de produtos digitais vendidos online. O seu maior objetivo sempre será de facilitar o uso e oferecer um visual agradável e intuitivo.
Além disso, o UX Design também é uma estratégia de gestão e equipe de trabalho que trabalha a confiança e reconhece a importância da opinião dos criadores e colaboradores. Tornando-se um projeto construído com diálogo e experiências diversificadas.
Logo, é um planejamento importante para qualquer projeto digital, já que ajuda na redução de custo, evita o retrabalho e oferece um conhecimento baseado em análises e necessidades dos clientes e leads.
Além das vantagens do UX Design, você também pode ler aqui o artigo sobre as novidades da Inteligência Artificial que podem favorecer seu negócio.