#brainblog

ICT: entenda o que é um Instituto de Ciência e Tecnologia

Data: 10 agosto 2018 | Categoria: Inovação
Foto de pessoas trabalhando em um ICT.

ICT é um Instituto de Ciência e Tecnologia. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e de administrações pública ou privada, com o objetivo principal de realizar e incentivar a pesquisas científica e tecnológica, desenvolvendo soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora.

_______________________________________________

No mundo moderno, há uma grande exigência de rapidez em todas as esferas. Por isso, para uma organização crescer no mercado é necessário colocar em prática um conceito que conhecemos bem: a inovação. A sociedade e as empresas precisam de mudanças e soluções para seus problemas. E é aí que entra o ICT, ou Instituto de Ciência e Tecnologia, uma maneira assertiva de inovar e obter respostas para as demandas do mercado.

O que é um Instituto de Ciência e Tecnologia?

Os ICTs são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas. O principal objetivo dessas organizações é a realização e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. Portanto, sua finalidade está em pesquisar e desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora e disruptiva.

Essas organizações surgem para alinhar a necessidade da pesquisa de tendências e desejos dos consumidores à urgência do mercado para o lançamento de novas soluções. Dessa forma, esses Institutos podem atuar em projetos para empresas desde a fase de ideação, concepção e desenvolvimento de MVPs (Minimum Viable Product), até a validação com o público-alvo e escala das soluções.

Como um ICT pode ajudar empresas a inovar?

Para que ocorra uma boa interação entre ICT e empresa, é necessário que os Institutos compreendam as demandas empresariais e suas estratégias. Isto, para tornar a comunicação das duas partes mais fácil. As empresas, então, devem apresentar suas necessidades aos ICTs, que desenvolvem pesquisas e discutem propostas. Tudo isso para que possam, juntos, desenvolver soluções para as demandas apresentadas.

Conhecer as particularidades do outro é fundamental para o bom andamento de um projeto entre ICTs e empresas. A chave do sucesso é a interação, por isso, é necessário que haja uma negociação transparente, acordos bem definidos e comprometimento de ambas as partes.

Conheça o Brain, ICT fundado pela Algar Telecom

Em 2017, o Brain foi criado na cidade de Uberlândia (MG), com o objetivo de levar inovação para o Brasil. O ICT foi fundado pela Algar Telecom, empresa que atua no setor de Telecom e TI há mais de 60 anos.

Por meio do desenvolvimento de soluções em um ambiente que inspira criatividade e tecnologia, seu maior propósito era a entrega de inovações disruptivas. Para atingir esse objetivo, o Brain manteve contato direto e contínuo com o público, ouvindo suas questões, analisando as possibilidades, planejando ações e desenvolvendo-as, a fim de satisfazer suas necessidades.

O ICT atuou, principalmente, em parceria com grades empresas, startups, empreendedores e governo. A construção das soluções com esses agentes é um dos principais aspectos para o alcance de resultados que superem as expectativas.

Hoje, o Brain é um Centro de Inovação em Negócios Digitais e trabalha com o foco em quatro temas tecnológicos: IoT (Internet das Coisas), 5G, Digital e Cloud/Edge Computing. Cada um dos projetos dentro dessas vertentes possui sua equipe, denominada squad, formada por profissionais multidisciplinares e especializados, que desenvolvem as soluções utilizando a metodologia Scrum.

A partir dessa breve contextualização, é possível perceber e afirmar que os Institutos de Ciência e Tecnologia são uma crescente. Isso porque andam lado a lado com a modernidade e funcionam como braço direito da inovação.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Brain e suas soluções em Consulting, Academy e Lab!

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

3.3 15 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x