As Redes Móveis Privativas (RMPs) estão se tornando uma escolha cada vez mais atraente para as empresas que buscam segurança, desempenho e controle em suas comunicações.
Já que elas apresentam vantagens significativas, tais como:
O novo tipo de conexão tem sido uma opção para empresas de pequeno a grande porte, já que os processos de digitalização têm se intensificado cada vez mais.
Ao mesmo tempo que essa tendência traz muitas vantagens, também abre espaço para os temidos ataques cibernéticos, que podem trazer grandes prejuízos. Quer saber tudo sobre essa nova tecnologia, como ela funciona e mais sobre as vantagens que ela traz para a sua empresa?
Então, acompanhe esse conteúdo até o final, entenda melhor como esse tipo de rede funciona e por que pode ser importante instalar esse tipo de conexão nas organizações. Aproveite e tenha uma boa leitura!
Maior segurança cibernética nas empresas
O mundo digital sem dúvida facilita muito os processos empresariais. Porém, quanto mais inserida e dependente nesse meio, mais a organização se expõe a riscos de ataques cibernéticos, como vazamento de dados da companhia e de clientes, bloqueios em sistemas e ataques de phishing.
Uma pesquisa realizada pela empresa de auditoria, consultoria, entre outros serviços, a Deloitte, indicou que 41% das organizações entrevistadas já sofreram ataques cibernéticos. Dessas, 89% investiram em mais segurança somente após o ataque.
No mesmo estudo, 90% das participantes afirmaram que investiriam mais em iniciativas para impulsionar os seus negócios, caso houvesse mais segurança cibernética. Ou seja, mais do que receio, a falta de seguridade no meio digital, pode travar companhias no processo de atualização e modernização.
Porém, atitudes preventivas podem ser muito mais eficazes e precaver problemas sérios no meio digital. Afinal, uma empresa que sofre ataques cibernéticos pode ter diversas consequências impactantes tais como:
Nesse contexto, estão as Redes Móveis Privativas que podem trazer mais segurança, evitando problemas desses gêneros nos negócios. Continue acompanhando para entender melhor sobre esse assunto.
As Redes Móveis Privativas (RMP) são uma alternativa para uma conexão mais segura e eficiente. Há alguns anos, apenas os meios tradicionais como cabos de redes e Wi-Fi permitiam conectividade para as empresas.
Porém, com a realidade de diversas evoluções, como dispositivos que necessitam de conexões melhores, alta demanda da rede com processos de automação implantados, além de necessidades específicas de cada organização, foi necessária a criação de outras alternativas.
As RMPs são sistemas de comunicação sem fio dedicados exclusivamente a uma organização.
Ao contrário das redes públicas de telefonia móvel, como o 4G ou o 5G, as RMPs são construídas e gerenciadas internamente ou por terceiros contratados pela organização. Assim, é como se tivessem mini-operadoras na companhia.
Redes desse tipo são projetadas para atender às necessidades exclusivas de comunicação de uma empresa.
Como são personalizáveis, garantem segurança e desempenho melhor do que as redes comuns e evitam ataques cibernéticos.
Elas oferecem um controle total sobre a infraestrutura de comunicação, sendo configuradas para suportar uma ampla gama de aplicativos e serviços.
Em um primeiro momento, pode parecer extremamente complexo instalar uma rede privada em uma organização, tanto pela requisição de equipamentos e pelo próprio custo.
Porém, com a recém-chegada 5G nas capitais brasileiras e outros diversos municípios que vêm aderindo a esse tipo de conexão, a tendência é que esse tipo de tecnologia fique cada vez mais acessível.
É importante deixar claro que as Redes Móveis Privativas não irão substituir os tradicionais meios de conexão na totalidade.
Elas serão uma alternativa para complementar essa área, trazendo diversas vantagens como mais eficiência, segurança e liberdade. Confira detalhadamente diversos benefícios que esse tipo de conexão traz para as empresas.
O aprimoramento da segurança cibernética dos dados e das comunicações é uma das principais vantagens desse tipo de rede, como já mencionado no artigo.
Com as RMPs, as organizações têm um nível muito maior de controle sobre sua infraestrutura de comunicação, permitindo a implementação de medidas de segurança altamente personalizadas.
As RMPs conseguem ser projetadas para atender aos requisitos específicos de desempenho de uma organização.
Com isso, há uma comunicação confiável e de alta qualidade, além de implantação de recursos necessários para a realidade dela.
As RMPs permitem que as empresas priorizem o tráfego de dados com base em suas necessidades.
Isso significa mais eficiência e agilidade na conexão, bastante útil para o pleno funcionamento de alguns aplicativos, realização de videoconferências, boa performance de sistemas de monitoramento sem interrupções, entre outras tarefas.
É preciso pensar na instalação de uma RMPs como um investimento a longo prazo. Em um primeiro momento, haverá um custo significativo, mas com o tempo é preciso entender que a estrutura pode substituir em grande parte os serviços de operadoras tradicionais, o que pode resultar em uma boa economia operacional para a empresa.
As RMPs estão se mostrando cada vez mais capazes de se integrar com tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e dispositivos integrantes da Internet das Coisas (IoT).
Com isso, organizações que já utilizam ou possam a vir utilizar esses recursos poderão ter suas operações mais seguras e eficazes, na prática.
O Edge Computing ou computação de borda, um tipo de arquitetura de TI onde os dados são processados o mais próximo possível da fonte de dados, consegue ter melhor funcionamento ainda com uma RMP.
Inclusive, há cada vez mais evolução nas estruturas das redes privativas para conseguirem, por exemplo, processarem dados críticos em tempo real sem as falhas de uma conexão banda larga lenta.
Com o controle total da infraestrutura de comunicação que a empresa tem sobre a RMP, apenas dispositivos autorizados podem acessar a rede. Isso permite uma política de segurança muito mais eficaz.
Nas RMPs são utilizados algoritmos de criptografia avançados, como AES (Advanced Encryption Standard) e outros protocolos criptográficos robustos.
A criptografia é aplicada de forma que a comunicação seja segura desde o dispositivo de origem até o dispositivo de destino, conhecida como criptografia de “ponta a ponta”.
Outra característica é que a criptografia avançada é projetada para resistir a diversos tipos de ataques, garantindo que os dados permaneçam seguros, mesmo sobre ameaças persistentes.
Com as RMPs é possível isolar o tráfego de dados sensíveis, garantindo que ele não seja acessível a partir de dispositivos não autorizados ou da rede pública. Assim, diversos tipos de dados sensíveis são evitados serem compartilhados.
Controlando as manutenções e atualização nas RMPs, as empresas garantem ainda mais a segurança da rede de conexão, evitando ou manipulando rapidamente as vulnerabilidades.
As Redes Móveis Privativas também apresentam como grande vantagem o monitoramento avançado, que pode indicar de forma ágil, padrões de tráfego suspeitos ou comportamento anormal, que possa indicar uma violação de segurança em potencial.
As tendências emergentes em Redes Móveis Privativas têm o potencial de revolucionar a segurança cibernética empresarial.
Já que, elas oferecem soluções avançadas para proteger as redes, dispositivos e dados das empresas em um ambiente cada vez mais digital e conectado.
Mas não só isso, esse tipo de conexão consegue acompanhar as tecnologias emergentes que se tornarão cada vez mais parte da realidade das empresas, mas que também podem trazer riscos de ataques cibernéticos.
Como já citado, a integração e eficiência de Inteligência Artificial e Internet das Coisas está em rápida e constante evolução.
Com maior segurança, a adesão a esses recursos fluirá de maneira melhor, apresentando avanços nos negócios, deixando processos mais simplificados e eficazes. Além de trazerem mais resultados práticos para as organizações.
Mas, mesmo tecnologias mais conhecidas e parte das rotinas empresariais, como o compartilhamento de dados na nuvem, podem ser utilizadas com mais tranquilidade.
As RMPs estão sendo projetadas para integração mais estreita com ambientes de nuvem privada, garantindo comunicações seguras e eficientes entre a infraestrutura local e a nuvem.
Se está se perguntando qual é a viabilidade financeira de uma Rede Móvel Privativa, a resposta é depende.
São muitos fatores que podem influenciar, como o tamanho da empresa, tipo de estrutura que necessita e localização geográfica que também está diretamente ligada às opções de fornecedores. Portanto, ao considerar a instalação de uma RMP, avalie os seguintes fatores:
Coloque todos os dados no papel e procure contar com a consultoria de profissionais capacitados.
Nesse momento, também é importante ouvir os colaboradores internos da organização que conseguem opinar, como, por exemplo, agentes da área de Tecnologia de Informação (TI) e pessoas que já têm algum tipo de experiência no assunto.
Como já citado, as Redes Móveis Privativas devem ser vistas como um investimento a longo prazo e um seguro para a empresa. Elas podem evitar muitos problemas financeiros e depois de um tempo reduzir custos operacionais com operadoras comuns de internet.
Portanto, não deixe de avaliar a possibilidade de instalação de uma RMP. Eleve a segurança em sua organização e tenha uma conexão mais ágil e eficiente, que contribui muito na rotina empresarial.
Para isso, não deixe de considerar as Redes Móveis Privativas da Algar Telecom. Gerenciamos toda a sua rede, garantindo qualidade, suporte e desempenho, sendo o habilitador de aplicações de negócios, permitindo a evolução tecnológica e eficiência para a sua empresa.
Confira agora mesmo e garanta mais segurança para a sua companhia!