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           OKR: conceito, exemplos e como o sistema pode ajudar seu negócio

Data: 07 abril 2022 | Categoria: Estratégia
Imagem de um quadro com post its coloridos com gráficos e o termo OKR.
           

OKR é a sigla para “Objective Key Results”, uma maneira de traduzir em números os esforços da empresa. Assim, a gestão feita por meio dos OKRs tem como meta apontar diretrizes claras que mostram como está se desenvolvendo o crescimento do negócio.

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Empresas e grandes organizações têm buscado, constantemente, ferramentas e outros recursos disponíveis no mercado para o planejamento e execução de suas estratégias. Nesse sentido, dentro dos principais métodos utilizados, encontra-se o sistema OKR ou Objectives and Key Results, que utiliza de uma abordagem simples para alinhar objetivos e metas de uma corporação.

O OKR foi apresentado por Andrew Grove, cofundador da Intel, na década de 70, em sua obra Administração de Alta Performance. No entanto, apenas nos anos 90, com Jon Doerr, que essa metodologia se popularizou e passou a ser adotada por grandes empresas em todo o mundo.

Atualmente, grandes empresas como Google, Spotify, Twitter e Airbnb fazem uso dos objetivos principais e resultados chaves propostos por Grove. Assim, dentre os principais benefícios dessa metodologia, encontram-se o alinhamento de ideias entre os colaboradores e a simplificação dos processos de tomada de decisão.

Diante de suas possíveis aplicações e inúmeros benefícios, é importante entender o que é o OKR, como ele funciona e como aplicá-lo a um negócio. Por isso, confira a seguir um pouco mais sobre esse tema. Aproveite e boa leitura!

O que é OKR?

Para que fique claro o que essa sigla representa, é interessante separá-la.

Imagem de post its com o conceito de okr: objetctive key results.

A palavra “objectives” aponta para os resultados, as metas que a empresa pretende atingir. Assim, cada objetivo é fundamental para que fique claro o que é necessário buscar mas, para além disso, mantém toda a equipe engajada.

Para facilitar a compreensão, a definição das metas que as empresas buscam é simples:

  • Ser autoridade no nicho;
  • Oferecer uma excelente experiência ao cliente;
  • Fazer com que as vendas sejam crescentes.

Com as metas já estabelecidas, vêm os key results. São justamente eles que ajudam na conquista dos objetivos que a empresa estabeleceu como satisfatórios. Dessa forma, é fundamental saber, de forma clara, quais são as sementes que o negócio está colhendo.

Para facilitar, os “key results” são metas menores que ajudam a estabelecer diretrizes na conquista daquilo que a empresa busca, por exemplo:

  • Aumentar os clientes que chegaram até a empresa por meio de canais digitais.
  • Reduzir em 40% o número de pedidos de suporte por meio do autoatendimento;
  • Manter a média do Net Promoter Score acima de 50;
  • Manter a taxa de resolução, no mínimo, em 95%.
  • Aumentar em 50% o número de leads conquistados no mês;
  • Aumentar as receitas em 25% com upsell e subprodutos.

Essas são metas que permitem escalar o negócio, em busca do objetivo.

No entanto, se alcançar os OKRs está fácil para o seu negócio, é preciso apostar em ideias maiores, ambiciosas. É assim que obriga a empresa a atingir seu potencial máximo.

Como utilizar o OKR no meu negócio?

Apesar de saber que a metodologia OKR é bem prática e direta, não basta pensar em objetivos, resultados-chave e achar que a estratégia está pronta.

É preciso seguir uma série de passos importantes, que garantem o bom funcionamento da metodologia e facilitam bastante sua adoção entre todos os colaboradores da empresa.

Quer saber como aplicar a metodologia no meu negócio? Então, confira o passo a passo abaixo!

1 – Especifique as metas

O caminho é objetivo e claro. Sendo assim, defina as metas friamente. O mesmo vale para o objetivo. Isso vai alinhar a equipe, proporcionando diretrizes que estimulam a conquista.

2 – Crie um top-down e bottom-up

As metas e objetivos não devem ser estabelecidos somente pelo gestor. Cerca de 40% é definido pelo mesmo, mas o resto é estabelecido pela própria equipe de colaboradores.

Somente assim é possível ter uma visão ampla e clara.

3 – Estabeleça pequenas metas

As metas dos OKRs não precisam ser extensas, até mesmo para não desmotivar os envolvidos. Assim, você pode, por exemplo, colocar suas metas para, no máximo, 3 meses. Isso vai garantir o senso de urgência

4 – Os olhos do dono é que engordam o boi

O acompanhamento dos resultados precisa ser levado a sério. Você pode mensurar o que está acontecendo por meio de ajustes imediatos sem sufocar a equipe.

5. Exponha os OKRs

A transparência é a chave. Portanto, se a ideia é que todos estejam trabalhando para o mesmo objetivo, todos precisam acompanhar a realidade da empresa. E isso não se encaminha para a pressão e, sim, para que todos estejam bem informados.

6. Foco nos resultados

O que você e seus colaboradores estão fazendo para alcançar o objetivo não conta. São os resultados os responsáveis por mostrar o que está se desenhando à frente.

Assim, se todos estão trabalhando e o objetivo continua muito distante, é hora de sentar e pensar com calma. Por meio das métricas, você vai conseguir compreender onde está acontecendo o erro.

A seguir, confira o conteúdo completo do Webinar OKRs: como dar um salto na gestão por objetivos, que contou com a participação de Jair Romano, CEO e fundador da Evolve Tech.

Benefícios do OKR

Agilidade

Com metas atingidas em curtos espaços de tempo, a disciplina e a agilidade serão definidas de maneira natural, afinal, todos poderão ver que o caminho está traçado e os resultados estão chegando.

Foco

Empresas de sucesso focam naquilo que é mais importante para aquele período. No entanto, isso significa ignorar projetos que não sejam definitivos para a conquista do objetivo estabelecido para esse período.

Alinhamento

Por meio dos OKRs, todo o processo de trabalho fica claro para todos os colaboradores e gestores, até porque essa é uma poderosa ferramenta, que permite que todos os setores “conversem”. 

Engajamento

A maioria dos colaboradores abandona a empresa por sentir que não faz parte do time e por não se sentir o desafio, mas o engajamento e o comprometimento são indispensáveis.

E esse foco é possível por meio dos OKRs, pois a estratégia é uma ótima maneira de entender o que é importante, deixar clara a estratégia. 

Portanto, quanto maior a empresa, maior deve ser o esforço na comunicação. 

Facilidade em usar

O OKR é simples e fácil. Por isso, você não precisa contratar uma equipe milionária. É uma linguagem simples que precisa ser treinada a fim de não cometer mais os mesmos erros. 

Transparência

Os OKRs serão definidos independentemente de agendas pessoais, de forma visível para todos na organização. Até mesmo a colaboração entre setores se torna maior. Isto porque o foco é o objetivo.

Foco no crescimento

Se você deseja apenas manter o status quo e não exatamente aumentar o negócio, o OKR não vai ajudar muito. Por outro lado, se a ideia é identificar alavancas que vão fazer o negócio prosperar, esse é o caminho.

Resultados

Adoção inteligente de estratégias para chegar aos resultados estabelecidos como meta geram resultados surpreendentes. O processo se torna mais engajador, colaborativo e eficaz. Todos saem ganhando.

Ciclo de aprendizado

Com ciclos mais curtos para chegar às metas, o aprendizado se torna uma consequência, garantindo maior adaptação e agilidade da equipe.

Comunicação clara

O OKR é muito mais simples do que as metodologias utilizadas por muitos profissionais experientes. Isto porque, quanto mais simples, melhor será o resultado.

Portanto, estabeleça suas metas junto com sua equipe e seja a testemunha de um negócio que só tende a crescer mais e mais. Com o OKR, o caminho é certo.

E se você quer saber mais sobre o assunto e aprender a aplicar o sistema OKR na sua empresa, confira os cursos e formações oferecidos pela Brain Academy!

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REDAÇÃO BRAIN

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