#brainblog

Os desafios da segurança na IoT: vale a pena arriscar?

Data: 10 junho 2024 | Categoria: IoT
imagem representa o Brainer Vagner Santana em seu artigo sobre IoT

A Internet das Coisas (IoT) trouxe inúmeras facilidades e inovações para o nosso dia a dia, mas também trouxe consigo desafios significativos em relação à segurança dos dispositivos conectados.  

Com a crescente interconexão de objetos e sistemas, surge a questão: vale a pena arriscar a segurança em prol da conveniência proporcionada pela IoT? 

A tecnologia IoT 

A Internet das Coisas (IOT) é umas das bases da transformação digital no mundo e por isso, já aviso, que vale a pena correr o risco. 

Os dispositivos conectados à internet já fazem parte do dia a dia de boa parte da população mundial, gerando dados extremamente relevantes para as corporações.  

Dessa forma, entendemos que existem alguns riscos relacionados a proteção das redes as quais estes dispositivos estão conectados, mas que, a prevenção, cuidado e capacitação dos usuários são alguns dos caminhos importantes para que não se torne um impeditivo de investimento. 

É notório a possibilidade de aumento de eficiência operacional por parte das empresas que buscam o uso da Internet das Coisas, pois a possibilidade de monitorar e controlar dispositivos remotamente otimiza custos operacionais e processos.

Setores e oportunidades 

Alguns setores como agronegócio, saúde e logística se destacam no uso da tecnologia trazendo maior vantagem competitivo, mas o uso não é restrito a eles. 

Quando aplicada a cadeia de suprimentos, por exemplo, nota-se um destaque bastante relevante pois possibilitou o rastreamento de mercadorias em tempo real trazendo melhoria da eficiência e maior segurança tanto na rota, quanto na entrega dos produtos. 

Além disso, possibilitou que por meio de dispositivos conectados as máquinas, seja possível prever o desempenho de equipamentos e consequentemente possibilitou a tomada de decisão assertiva e preditiva. 

Para implementação, são necessários alguns entendimentos relacionados a estratégia de negócios da organização, visto que, apesar de ser uma tecnologia que pode garantir muitos benefícios sua utilização não exclui riscos.  

Assim, alguns dos principais pontos de atenção estão relacionados à segurança da informação. 

Dessa forma, são necessários ter processos pré-estabelecidos e pessoas capacitadas para que a performance seja a melhor possível.  

Nesse ponto a tríade pessoas, processos e tecnologia é extremamente válida e importante.

Conclusão

A Internet das Coisas pode ser um grande impulsionador da inovação, pois possibilita que por meio do uso de dados, as decisões assertivas sejam tomadas, além de possibilitar um melhor conhecimento do mercado e consequentemente um maior conhecimento dos clientes de uma organização.  

Isso também está diretamente relacionado aos desafios de segurança e privacidade.

Segundo estudo da Logicalis com matéria publicada na Revista Forbes, mais de 40% das empresas brasileiras pretendem investir em IOT nos próximos anos. 

Por Vagner Santana, Tribe Leader no Brain

Compartilhe
Adryelle

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x