Muita gente até entende que o marketing pode ser importante para empresas e pessoas. No entanto, ainda não consegue visualizar o impacto do trabalho desta área em um negócio. Por isso, que tal conhecer o papel dos profissionais de marketing do Brain, o espaço de inovação e criatividade do Grupo Algar?
Ao mesmo tempo em que um time de marketing é fundamental para propor ações de publicidade e comunicação, no caso do Brain essa equipe é ainda mais importante. Afinal, sua atuação vai além e abrange aspectos que são característicos de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT, como o Brain).
Vamos contar neste artigo um pouco mais sobre o papel dos profissionais de marketing no Brain. Como eles trabalham não apenas para se relacionar com clientes, mas também para auxiliar nas demandas do espaço de inovação. Saiba mais!
Foi-se o tempo em que marketing dizia respeito apenas a vendas. Atualmente, a sua importância é grande e tem impacto na vida de pessoas e marcas. Principalmente porque o marketing é atividade que visa criar, explorar, desenvolver, comunicar e entregar valor para empresas e consumidores.
Dessa forma, o marketing é importante e abrangente, pois envolve desde áreas como o marketing digital, passando por conceitos como fidelização de clientes e também experiência omnichannel, chegando até ao uso de recursos tecnológicos como chatbots em atendimento. Isto porque, hoje, o marketing precisa estar integrado com todas as áreas, objetivos e estratégias da empresa.
Além disso, é muito importante lembrar que o avanço tecnológico apenas aumenta as possibilidades de atuação dos profissionais de marketing, que acabam desenvolvendo competências profissionais múltiplas.
Um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) é uma organização sem fins lucrativos. Pode ter administração pública ou privada e têm como objetivo principal criar e incentivar pesquisas científicas e tecnológicas.
Ao envolver o trabalho de marketing num ICT, temos uma atividade voltada ao alinhamento entre a pesquisa sobre inovação e tendências tecnológicas e os desejos dos consumidores. Dessa forma, cria-se um ambiente em que os objetivos do marketing estão alinhados às atividades de ideação, pesquisa e desenvolvimento.
É assim que acontece com o time de marketing no Brain. Os profissionais utilizam conceitos e objetivos do marketing em conjunto à inovação e pesquisa característicos do ICT do grupo Algar. Assim, desempenham uma função crucial para o desenvolvimento de novos produtos.
O time de marketing no Brain atua também com o planejamento e execução de todas as ações. No início, a equipe estuda o mercado para avaliar oportunidades, conhecer as dores, compreender a concorrência, tendências e, em seguida, fazer a ideação. Em seguida, o time cria e valida as principais hipóteses relacionadas ao desenvolvimento do produto.
Depois, começam as definições de público, segmentações, maneiras de impactar esses segmentos, estratégias de preços e ofertas ao público. Ou seja, são definidos os 5Ps do marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas. Esses profissionais também participam da definição do modelo de negócio, projeções de demanda e planejamento do MVP (Minimum Viable Product).
Por fim, tudo é avaliado por um comitê e, após aprovação, implementado. Nesse momento, os profissionais de marketing no Brain também atuam em outras estratégias. Estamos falando da aquisição, retenção, pós-vendas, força vendas, canais de comunicação, réguas de relacionamento, estratégias de lançamento e muito mais campos relacionados ao marketing e inovação.
Abaixo, confira o dia a dia da Karol Ferreira, Analista de Marketing na Tribo OTT, e Ana Luiza, Analista de Marketing na Tribo Digital, dentro dos squads:
Agora que você sabe o papel dos profissionais de marketing, veja como os projetos do Brain são desenvolvidos por meio de métodos ágeis!