O manifesto ágil vem modificando a forma de trabalho, inclusive na gestão de pessoas, o famoso Recursos Humanos. Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, já que elas são diferentes, e são essas diferenças que fazem o time ser único e completo. Então, para lidar com estes times cada vez mais ágeis e inovadores, o RH precisa se adaptar e se atualizar para também ser ágil e inovador.
O Manifesto Ágil do RH
Em 2001, com o surgimento do Manifesto Ágil para os desenvolvedores, os profissionais de RH também viram a oportunidade de adaptar os pilares para a gestão de pessoas. Desde então, ele vem sendo desenhado para se encaixar ao seu público – no caso, os colaboradores. O gestor de Recursos Humanos que deseja transformar a empresa com os métodos ágeis pode se basear em alguns pilares do manifesto ágil do RH:
A utilização de métodos ágeis não são apenas para áreas de desenvolvimento, e o RH Ágil vai muito além de mudança nos processos: é preciso encarar uma mudança de mindset e incentivar todos a quebrar seus paradigmas. É parar de pensar nas pessoas como instrumentos, mas como pessoas que carregam suas culturas. Empatia e capacidade de resolução são outros pontos importantes para que essa mudança seja efetiva. São inúmeras vantagens ao migrar a gestão de RH tradicional para a gestão ágil:
Otimização
Equipes na gestão do RH Ágil conseguem identificar os possíveis riscos e os gargalos, otimizando o tempo. Além disso, as entregas ficam mais rápidas, já que entram dentro de métodos ágeis.
Autonomia
Equipes ágeis possuem autonomia para encontrar soluções e resolver os problemas, sem depender 100% da aprovação e de uma hierarquia muito grande. Os times são moldados dentro de metodologias ágeis, ou seja: são enxutos, conseguindo produzir mais com melhores entregas.
Leia também: Inovação: como transformar a sua empresa para o mundo atual
Acompanhar grandes tendências
Além disso, a organização fica alinhada com a grande tendência mundial em ter times multidisciplinares e ágeis, em todas as áreas e segmentos de atuação. O quanto antes a empresa se preparar para a mudança, melhor.
Implementando o RH Ágil na empresa
Além de seguir o manifesto ágil, é possível seguir outros passos na implementação do RH Ágil dentro da empresa. Destacamos alguns pontos:
Estabeleça metas
Antes de tudo, é preciso estabelecer as metas que desejam ser atingidas. Aumentar a entrega em x%? Reduzir o turnover dos funcionários? Com as metas estabelecidas, é possível traçar os próximos passos.
Escolha a Metodologia Agile
Após ter as metas traçadas, basta escolher a metodologia que mais se adequa às pessoas e a empresa. Existem diversas metodologias para se trabalhar, basta avaliar e testar a melhor. Aqui no Brain, utilizamos o método Scrum, adaptado para nossa realidade.
Monte os times e distribua responsabilidades
Depois, separe os times – chamados de squads – e faça a redistribuição de demandas, cargos e afins. Treine a equipe para que todos entendam a importância de métodos ágeis e em como isso pode ajudar toda a organização.
Reúna para avaliar
Após a implementação, é importante acompanhar: feedbacks constantes, estar aberto a ouvir e pensar são algumas formas de ter o retorno da equipe para alinhar e reavaliar se está tudo funcionando como o esperado.
Respeite o tempo de adaptação das pessoas, e esteja sempre aberto para ouvir e para fazer os ajustes necessários sempre que for preciso. Como gestor de RH, é importante saber lidar com as mais diversas situações e cenários. Aqui no Brain, adotamos o modelo de TH (Talentos Humanos) Ágil, otimizando a equipe e aumentando os resultados. E você também pode fazer parte: se inscreva em nosso Banco de Talentos, quem sabe temos a oportunidade que você procura?