#brainblog

           Squad: entenda o que é e como são formados os times no Framework Scrum

Data: 14 fevereiro 2020 | Categoria: InovaçãoMetodologias
Foto de cinco pessoas trabalhando juntas, como em um squad.
           

Squad é o time multidisciplinar e autogerenciável que roda em um projeto no método ágil com o framework scrum. É um grupo formado por um Scrum Master e um Product Owner, além de um time de desenvolvimento.

_______________________________________________

falamos aqui sobre os pilares e valores do framework Scrum. Neste artigo, você vai entender o que é um squad dentro dessa metodologia, além de conceitos como ciclo de vida do Scrum e como os capítulos funcionam. Confira!

O que é um Squad Ágil?

Squad é o nome dado ao time que roda no método ágil com o framework scrum. Dessa forma, um squad ágil tem de 3 a 9 membros e possui, obrigatoriamente, um Scrum Master e um Product Owner (PO) na equipe. Assim, os demais integrantes são a equipe de desenvolvimento, formada por membros multidisciplinares, cada um com sua competência:

  • Scrum Master: é o guardião do processo. É o responsável por fazer o processo correr bem, removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões;
  • Product Owner (PO): fornece o conhecimento do negócio em forma de requisitos para a equipe, assim como sua ordem de aplicação. Na prática, o Product Owner é a interface entre o time de desenvolvimento e os clientes;
  • Time de desenvolvimento: auto-organizado e multidisciplinar, composto por pessoas que fazem o trabalho de desenvolvimento e teste do produto. No Brain, o time de desenvolvimento costuma ser composto por um Arquiteto de Soluções, um Designer Estratégico, um Designer de Experiência, um Engenheiro e um Analista de Marketing. No entanto, essa formação pode mudar de acordo com a necessidade do projeto.

Leia também: Futuro do trabalho: você está preparado?

Ciclo de vida do Scrum

No ciclo de vida do Scrum, o início do projeto acontece com uma reunião de planejamento, chamada de Sprint Planning. Assim, é nessa reunião que o Sprint Backlog é apresentado e o time se compromete a entregar estes requisitos dentro do tempo do ciclo, que pode ser de 7, 15, 21 ou 30 dias. Ainda, dentro da Sprint, temos alguns momentos importantes:

  • Reuniões diárias: realizadas durante a execução, com tempo máximo de 15 minutos. Servem para fazer uma revisão do que foi feito no dia anterior, comunicar o que será feito em um novo período de trabalho e dizer se há algum impedimento.
  • Revisão e retrospectiva: são realizadas após a finalização da Sprint. Na reunião de revisão, o que foi desenvolvido é apresentado ao cliente, quando obtém-se seu feedback. Por outro lado, na retrospectiva, o time se reúne a fim de levantar as dificuldades enfrentadas ao longo daquele período e planejar como reduzir as barreiras na próxima Sprint.

Essas reuniões, conhecidas como cerimônias, celebram o início ou o final de um determinado trabalho. Nesse sentido, as cerimônias servem tanto para manter o controle do projeto em relação aos prazos e entregas, quanto para motivar o time a seguir trabalhando em ritmo acelerado.

Benefícios do Scrum

Como já falamos anteriormente, o framework Scrum é um método ágil capaz de ajudar as empresas na melhoria dos processos e na entrega das soluções. Portanto, listamos abaixo alguns benefícios em se trabalhar com este método ágil:

  • Entrega contínua de valor ao cliente: são priorizadas as entregas que geram mais valor ao cliente;
  • Redução de riscos: como as atividades são feitas de forma fragmentada e subdivididas em pequenos períodos de trabalho, é possível detectar problemas logo no início e, assim, realizar as devidas correções rapidamente. Dessa forma, reduzimos riscos do projeto e evitamos retrabalho;
  • Feedback Contínuo: gera melhorias contínuas, já que o time passa a saber se as ações executadas estão gerando valor. Acontece durante os processos denominados Reunião Diária e Sprint Review.

Capítulo: um complemento necessário ao squad

Além de todas as cerimônias que fazem parte do framework Scrum, o Brain também trabalha com os Capítulos. Nos referimos a grupos de pessoas de uma mesma área, como, por exemplo, o Capítulo de Scrum, formado pelos Scrum Masters de todos os squads.

Assim, sob a liderança do Chapter Leader, este grupo promove ações internas na empresa, como a realização de palestras, workshops e cursos para atualizar os times. Portanto, é uma boa forma para que todos se mantenham alinhados e com ótimas ferramentas para a execução dos projetos. Abaixo, entenda como os brainers trabalham em capítulos:

Rodar em um método ágil não é tarefa fácil. Porém, quando todos estão alinhados ao mesmo objetivo, tudo funciona de maneira mais simples e eficiente.

Se você tem interesse em ocupar uma posição mais estratégica no seu squad, conheça os cursos do Brain Academy!

Compartilhe
   
bowe

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AffiliateLabz

Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

1
0
Would love your thoughts, please comment.x