#brainblog

           Scaleup: saiba o que é e como se diferencia de uma startup!

Data: 26 maio 2022 | Categoria: Inovação
Foto de uma mesa em um escritório de uma escaleup com pessoas em reunião.
           

Scaleup é uma empresa que atingiu níveis médios de crescimento, de pelo menos 20% entre 1 e 3 anos, e com 10 ou mais funcionários. Enquanto as startups ainda estão em fase de validação de processos e produtos, uma scaleup já superou essas etapas e simboliza uma evolução em direção ao crescimento da empresa.

_______________________________________________

O caminho que uma startup percorre ao longo de sua trajetória de crescimento envolve atingir uma fase em que a empresa é caracterizada como scaleup, um sinal de que o negócio já possui diferenças importantes em relação à sua fase inicial, principalmente pela possibilidade de escalar ainda mais os negócios.

No universo das startups, é esperado que algumas delas tornem-se scaleups conforme amadurecem ao longo dos anos. Atingir essa fase traz uma série de benefícios. Também, representa uma vantagem competitiva essencial para garantir a sobrevivência e crescimento em um mundo volátil e repleto de oportunidades.

Para que você entenda mais sobre o conceito, saiba o que é uma scaleup, quais suas vantagens e diferenças em relação às startups e por que alcançar esse momento fará com que a sua startup tenha vantagens diante da concorrência.

O que é scaleup e seus benefícios

A scaleup é, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), um tipo de empresa que atingiu níveis médios de crescimento de pelo menos 20% entre 1 e 3 anos e com ao menos 10 funcionários ou mais.

Vale lembrar que uma scaleup não necessariamente foi uma startup. Qualquer empresa com essas características pode ser uma scaleup. Ao mesmo tempo, a comparação com startups é comum pois algumas delas conseguem atingir acelerados níveis de crescimento e superar desafios do começo do negócio.

Enquanto as startups atuam de forma experimental e ainda estão em fase de validação de processos e produtos, uma scaleup já superou essas etapas.

Logo, uma scaleup tem diferenciais importantes em relação às startups e simbolizam uma evolução em direção ao crescimento da empresa. Isso significa que elas podem aproveitar uma série de benefícios.

1. O produto ou serviço já tem validação

Nas startups, é comum a figura do MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável), que é uma versão de produto criada a partir do mínimo esforço possível, no menor tempo possível de desenvolvimento, que permite testar sua função e proposta de valor para validar ou não uma solução.

Quando uma startup atinge o nível de scaleup, é porque ela já fez as validações necessárias sobre seus produtos, serviços, modelos de negócio, processos e outros aspectos essenciais para consolidar a empresa.

2. A força de trabalho é maior

As scaleups podem contar com mais colaboradores de que uma startup e, dessa maneira, aumentar sua capacidade de produção e aprimorar atividades.

Nas startups, é comum que cada pessoa desempenhe múltiplas atividades para superar a ausência de força de trabalho. Já em uma scaleup, é possível contar com a atuação direcionada e especializada de profissionais em áreas distintas.

Isso faz com que a capacidade de desenvolvimento e produção seja maior, o que contribui para os resultados.

3. A previsibilidade é maior

Nas scaleups, é mais fácil ter previsibilidade em relação aos retornos sobre investimento e resultados. Isto, porque as validações de produto já aconteceram.

Enquanto startups e empresas em estágios iniciais costumam lidar com hipóteses e incertezas, as scaleups já têm capacidade de se antecipar a situações e fazer estimativas com mais eficiência. Isto porque já entenderam as possibilidades de retorno de seus produtos ou serviços.

Isso facilita, por exemplo, a realização de investimentos, pois a scaleup pode direcionar mais ou menos recursos para uma determinada solução ao avaliar sua performance e qual é o retorno financeiro estimado dela, com base em dados anteriores e hipóteses já validadas.

Por que a scaleup tem uma vantagem no mercado?

As scaleups contam com vantagens no mercado porque possuem altas taxas de crescimento, contam com força de trabalho especializada e em volume suficiente para garantir esse nível de crescimento e, principalmente, já têm soluções validadas pelo mercado.

Além disso, tudo é escalável sem que os custos aumentem de forma proporcional. É possível, por exemplo, aumentar as vendas sem elevar as despesas, o que contribui para o faturamento e o aumento da margem de lucro.

Tudo isso contribui para que a empresa se consolide em seu setor de atuação e esteja mais preparada para lidar com incertezas ou mudanças de cenário que acontecerem no mercado, pois conta com uma estrutura mais robusta e validações importantes.

Se você também quer que a sua empresa cresça de maneira escalável, precisa conhecer a Brain Consulting. Estamos falando da iniciativa do Brain voltada para a cultura de inovação, transformação digital e desenvolvimento de produtos e soluções. Clique aqui para saber mais!

Ilustração de um celular com uma foto de um homem sorrindo e o texto "Brain Consulting: Evolução digital e inovação para o seu negócio! Saiba mais".

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x