Scaleup é uma empresa que atingiu níveis médios de crescimento, de pelo menos 20% entre 1 e 3 anos, e com 10 ou mais funcionários. Enquanto as startups ainda estão em fase de validação de processos e produtos, uma scaleup já superou essas etapas e simboliza uma evolução em direção ao crescimento da empresa.
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O caminho que uma startup percorre ao longo de sua trajetória de crescimento envolve atingir uma fase em que a empresa é caracterizada como scaleup, um sinal de que o negócio já possui diferenças importantes em relação à sua fase inicial, principalmente pela possibilidade de escalar ainda mais os negócios.
No universo das startups, é esperado que algumas delas tornem-se scaleups conforme amadurecem ao longo dos anos. Atingir essa fase traz uma série de benefícios. Também, representa uma vantagem competitiva essencial para garantir a sobrevivência e crescimento em um mundo volátil e repleto de oportunidades.
Para que você entenda mais sobre o conceito, saiba o que é uma scaleup, quais suas vantagens e diferenças em relação às startups e por que alcançar esse momento fará com que a sua startup tenha vantagens diante da concorrência.
A scaleup é, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), um tipo de empresa que atingiu níveis médios de crescimento de pelo menos 20% entre 1 e 3 anos e com ao menos 10 funcionários ou mais.
Vale lembrar que uma scaleup não necessariamente foi uma startup. Qualquer empresa com essas características pode ser uma scaleup. Ao mesmo tempo, a comparação com startups é comum pois algumas delas conseguem atingir acelerados níveis de crescimento e superar desafios do começo do negócio.
Enquanto as startups atuam de forma experimental e ainda estão em fase de validação de processos e produtos, uma scaleup já superou essas etapas.
Logo, uma scaleup tem diferenciais importantes em relação às startups e simbolizam uma evolução em direção ao crescimento da empresa. Isso significa que elas podem aproveitar uma série de benefícios.
Nas startups, é comum a figura do MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável), que é uma versão de produto criada a partir do mínimo esforço possível, no menor tempo possível de desenvolvimento, que permite testar sua função e proposta de valor para validar ou não uma solução.
Quando uma startup atinge o nível de scaleup, é porque ela já fez as validações necessárias sobre seus produtos, serviços, modelos de negócio, processos e outros aspectos essenciais para consolidar a empresa.
As scaleups podem contar com mais colaboradores de que uma startup e, dessa maneira, aumentar sua capacidade de produção e aprimorar atividades.
Nas startups, é comum que cada pessoa desempenhe múltiplas atividades para superar a ausência de força de trabalho. Já em uma scaleup, é possível contar com a atuação direcionada e especializada de profissionais em áreas distintas.
Isso faz com que a capacidade de desenvolvimento e produção seja maior, o que contribui para os resultados.
Nas scaleups, é mais fácil ter previsibilidade em relação aos retornos sobre investimento e resultados. Isto, porque as validações de produto já aconteceram.
Enquanto startups e empresas em estágios iniciais costumam lidar com hipóteses e incertezas, as scaleups já têm capacidade de se antecipar a situações e fazer estimativas com mais eficiência. Isto porque já entenderam as possibilidades de retorno de seus produtos ou serviços.
Isso facilita, por exemplo, a realização de investimentos, pois a scaleup pode direcionar mais ou menos recursos para uma determinada solução ao avaliar sua performance e qual é o retorno financeiro estimado dela, com base em dados anteriores e hipóteses já validadas.
As scaleups contam com vantagens no mercado porque possuem altas taxas de crescimento, contam com força de trabalho especializada e em volume suficiente para garantir esse nível de crescimento e, principalmente, já têm soluções validadas pelo mercado.
Além disso, tudo é escalável sem que os custos aumentem de forma proporcional. É possível, por exemplo, aumentar as vendas sem elevar as despesas, o que contribui para o faturamento e o aumento da margem de lucro.
Tudo isso contribui para que a empresa se consolide em seu setor de atuação e esteja mais preparada para lidar com incertezas ou mudanças de cenário que acontecerem no mercado, pois conta com uma estrutura mais robusta e validações importantes.
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