#brainblog

           Scrum of Scrums: aprenda agora como aplicar a técnica no seu time!

Data: 12 agosto 2021 | Categoria: Metodologias
Foto de um fluxograma na cor azul neon, representando a metodologia Scrum of Scrums.
           

 Os métodos ágeis são referência para empresas e startups e estão sempre em constante adaptação e renovação. Do mesmo modo, uma das inovações que melhoram as metodologias ágeis é o Scrum of Scrums. É um conjunto de técnicas que pode ser aplicado em qualquer time que deseja mais alinhamento entre equipes que estão em grandes projetos.

Assim, a prática tem relação com o scrum tradicional, porém possui algumas particularidades que são ideais no acompanhamento de um mesmo projeto. Quando falamos em grandes entregas, o alinhamento entre os diferentes integrantes que atuam no projeto é fundamental. E isto, não apenas para identificar problemas, mas, principalmente, para encontrar soluções por meio da colaboração, inovação e adaptação ágil. 

Agora, relembre o que é Scrum, saiba mais sobre Scrum of Scrums e conheça a aplicação dessa metodologia aqui no Brain.

Revisão da Metodologia Scrum

O scrum tem origem no rubgy, que usa o termo para definir uma jogada na qual os jogadores entrelaçam os braços em esforço coletivo e físico para avançar, todos juntos, sobre o campo do adversário. O framework Scrum surgiu como prática para startups e empresas pela primeira vez em 1986, em artigo publicado por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, na Harvard Business Review. Assim, mesmo integrando o conceito de métodos ágeis, o scrum é anterior ao Manifesto Ágil.

Na metodologia ágil, o trabalho nesse framework também é coletivo. Dessa forma, representa o esforço de toda a equipe para fazer entregas fragmentadas de um produto em desenvolvimento.

O scrum traz um conjunto de boas práticas por meio de abordagens incrementais no gerenciamento de projetos. Assim, nesse framework estão presentes valores como foco nas metas, comprometimento com o trabalho, respeito entre equipes, coragem na execução das atividades e abertura a novas ideias. Tudo isso acontece baseado nos pilares da transparência, inspeção diária das atividades e adaptação ágil.

Por fim o, no scrum temos os papéis fundamentais do Product Owner (Dono do Produto), o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento.

O que é Scrum of Scrums

Se o scrum já visa a coletividade para o acompanhamento e execução de projetos, o scrum of scrum é uma divisão do conceito. Portanto, é ideal para promover a interação constante durante a construção de um determinado produto.

Trata-se de uma técnica que visa conectar as equipes que estão envolvidas na entrega de uma solução complexa em um projeto. Dessa maneira, a integração é maior, além da colaboração e transparência.

No scrum of scrums, reuniões diárias ou mesmo semanais são realizadas para alinhamentos entre um grupo de até 9 pessoas. Um integrante da equipe é escolhido como representante e traz respostas para perguntas como:

  • O que a equipe realizou desde o último evento?
  • O que será feito após a reunião?
  • Quais impedimentos para a execução das atividades;
  • Tem algo que não está sendo feito que pode impactar as outras equipes?

Ao responder essas perguntas, todos envolvidos no projeto poderão encontrar soluções e saber o status de cada responsabilidade das equipes. Ainda, vale lembrar que não é um report, mas sim uma participação conjunta dos representantes das equipes. Isto, para que todos possam colaborar com soluções para a execução do projeto em que estão envolvidos.

O Scrum no Brain

O scrum é a principal metodologia ágil no Brain. Com a formação de squads que possuem integrantes mutidisciplinares, como o Product Owner, Scrum Master e os times de desenvolvimento, o objetivo é envolver todos e buscar adaptações o mais rápido possível, para agregar valor aos projetos.

Não há hierarquias, mas sim colaboração entre todos do squad. Assim, todos atuam de maneira coesa na execução de suas atividades, sem deixar de lado a contribuição na busca de soluções nas práticas dos outros times.

E para isso, um dos eventos que contribui na colaboração é o scrum of scrums, que é a oportunidade para se debater aspectos técnicos, de integração e operacionais de maneira colaborativa, ágil e transparente.

Entenda tudo sobre scrum of scrums e metodologia ágeis aqui no Brain. Acompanhe nossas páginas no Brain no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x