#brainblog

           Smart Houses: o futuro das casas inteligentes com 5G

Data: 29 julho 2021 | Categoria: IoT
Ilustração de uma smart house saindo de um smartphone.
           

O futuro das Smart Houses, casas inteligentes com 5G, é extremamente promissor e promete trazer uma série de transformações e impactos positivos na maneira como as pessoas interagem e utilizam espaços domésticos. Assim, se as smart houses já proporcionavam uma experiência única, essa vivência será cada vez mais popular com a chegada da rede móvel de 5ª geração.

Isto porque a tecnologia 5G promete conexões muito mais rápidas, ao mesmo tempo em que permite a conexão de uma série de dispositivos de forma conjunta. Mais velocidade para downloads e uploads, mais estabilidade no sinal de internet e maior cobertura são apenas algumas das mudanças que teremos em nosso cotidiano com a chegada da tecnologia.

Dessa forma, ao combinar esse recurso com as casas inteligentes, podemos esperar uma transformação intensa para os próximos anos na maneira que utilizamos o espaço doméstico. Entenda mais sobre as smart houses e como as tecnologias já existentes vão ganhar corpo ao longo da implantação do 5G.

O que são as Smart houses?

As smart houses são lares que contam com uma série de dispositivos e outros recursos tecnológicos que trazem mais conforto, praticidade e rapidez na execução de atividades e no uso de espaços domésticos.

Afinal, a conectividade e a tecnologia estão presentes nos mais diferentes campos da nossa vida e não seria diferente nos lares. Já existem dispositivos que permitem uma rotina muito mais fácil, com os equipamentos da casa funcionando de maneira mais autônoma, inteligente e com controle à distância.

Portanto, com todas essas facilidades, era de se esperar que o interesse por recursos que tornam as casas mais inteligentes aumentasse, o que promete movimentar bilhões de dólares. Como mostra a pesquisa The State of the Connected Home 2021, da empresa Tech UK e a GFK:

  • Já são 80% das pessoas que sabem que existem e como usar aparelhos domésticos inteligentes;
  • O mercado global de smart cities, em 2021, deve movimentar US$ 78 bilhões;
  • Em 2025, o mercado pode atingir US$ 182 bilhões.

Exemplos de recursos das smart houses

Já temos exemplos de eletrodomésticos que são inteligentes e conectados à internet. Assim, a lista é longa, mas podemos elencar alguns dos principais e outros que vão se popularizar ao longo da implantação do 5G:

  • Smart TVs, que não precisam nem de outros dispositivos para se conectar a smartphones ou à internet em casa;
  • Assistentes de voz como Alexa e Google Home, que podem ser integrados aos ambientes e ao sistema de iluminação, por exemplo;
  • Eletrodomésticos como geladeiras, que analisam as informações dos alimentos e podem avisar sobre o vencimento de produtos.

Imagine quantos eletrônicos e eletrodomésticos que utilizamos em casa podem ser conectados à internet e que vão ser ainda mais velozes com o 5G? Tudo o que faz parte da Internet das Coisas será beneficiado com a rede móvel de quinta geração. 

O futuro com casas inteligentes com 5G

O futuro será ainda mais repleto de possibilidades com as casas inteligentes e o 5G. O tempo perdido com atividades do lar pode ser reduzido drasticamente com essas ações sendo executadas por dispositivos inteligentes e autônomos.

Será possível controlar uma casa à distância, agilizar a rotina e se conectar à internet com muito mais facilidade. Ao mesmo tempo, o tráfego de dados trocados entre dispositivos de smart houses e smartphones e notebooks será muito maior. Essas informações serão cruciais para implementar melhorias, prevenir acidentes, aumentar a eficiência e gestão de recursos, entre uma série de outras possibilidades.

Por fim, o conceito de casas inteligentes também pode ser integrado às smart cities, que levam a conectividade para o nível regional. Se as smart houses deixam os eletrodomésticos e outros equipamentos do lar mais eficientes e conectados, as cidades inteligentes farão isso em bairros e territórios.

Com a chegada do 5G, as cidades ficarão muito mais conectadas. Assim, uma série de desafios que hoje enfrentamos, como o uso eficiente de energia, a qualidade de internet ou a gestão de resíduos serão superados. A tecnologia será essencial para trazer mais qualidade de vida para as pessoas, seja em suas casas, seja nas cidades em que estão.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, saiba como a tecnologia 5G vai mudar a sua vida até 2030!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x