#brainblog

           Smart Spaces: entenda como os espaços se conectam

Data: 30 junho 2022 | Categoria: InovaçãoIoT
           

Antes de mais nada, o conceito de Smart Spaces, ou seja, espaços inteligentes está se tornando uma realidade ao redor do mundo e também no Brasil. Com níveis de conectividade cada vez mais altos e o uso de uma série de dispositivos inteligentes, será possível deixar qualquer espaço mais inteligente por meio da conexão de diferentes dispositivos à internet.

Assim como, esses espaços inteligentes podem trazer diversas vantagens em diferentes áreas, seja no meio empresarial, seja em cidades e também em nossas casas. Além disso, com a chegada do 5G no Brasil, os smart spaces podem se popularizar de vez e expandir o uso de recursos ligados à Internet das Coisas (IoT).

O que é smart space?

Um smart space é um espaço no qual diferentes dispositivos estão conectados à internet. Utilizando recursos tecnológicos para funcionarem, transmitir dados e também se conectarem entre si.

Seja como for, no smart space é possível, por exemplo, conectar um aplicativo de smartphone ao sistema de iluminação de um local, ativando e desativando as luzes pelo app. 

Possibilidades do smart space:

Com o maior nível de conexão entre aparelhos as possibilidades são infinitas para os mais diversos campos.

Além disso, nas smart houses por exemplo, já existem exemplos de eletrodomésticos conectados à internet e que funcionam de maneira autônoma ou com conexão a outros gadgets: assistentes de voz, como Alexa e Google Home, a uma smart TV, a eletrodomésticos ou ao sistema de iluminação, para ligar, desligar e utilizar esses recursos apenas pelo comando de voz.

Entretanto, nos escritórios inteligentes também é possível usar esses assistentes de voz para o funcionamento automático de diversos recursos da empresa. Isso traz mais economia e eficiência, já que uma série de atividades não dependerão da ação humana. 

Por fim, nas cidades inteligentes, existirá sistemas complexos que estimulam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico por meio de maior eficiência em operações urbanas com o uso de dispositivos tecnológicos. 

Ideias que serão possíveis em uma Smart City:

  • Automatizar o sistema de iluminação para que funcione conforme o fluxo de pessoas ou o período do dia;
  • Utilizar softwares para conectar pontos de coleta de lixo e definir as melhores rotas para caminhões de coleta percorrerem;
  • Acompanhamento automático de sistemas de segurança, como alarmes de incêndio, indicando aqueles que precisam de manutenção;
  •  Uso de carros autônomos que quando conectados à internet e GPS, realizam o transporte de pessoas sem a necessidade de motorista.

Qual é a relação entre Smart Spaces e o 5G?

O 5G é a quinta geração da internet e traz vantagens como:

  • Aumento da velocidade de conexão, que será 100x maior do que a do 4G;
  • Aumento de até 100x o número de dispositivos conectados por quilômetro quadrado;
  • Tempo de resposta de comandos remotos 10 vezes menor.

Dessa forma, isso significa mais velocidade e estabilidade na conexão à internet, o que expande as possibilidades de uso de dispositivos inteligentes em diferentes espaços.

Quer saber como preparar a sua empresa para o advento do 5G e implementar o conceito de smart spaces no negócio? Conheça a consultoria do Brain!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x