#brainblog

5G: o que a tecnologia vai mudar na sua vida até 2030?

Data: 17 junho 2021 | Categoria: IoT
imagem com fundo tecnologico que traz uma solução de tecnologia 5G

O 5G promete uma verdadeira revolução para as nossas atuais conexões. Se hoje já utilizamos a internet de forma constante para trabalhar, estudar e para momentos de lazer, com a conexão de quinta geração será possível expandir os limites do uso de internet, com uma conectividade muito mais rápida.

Nos próximos anos, a tecnologia 5G se tornará uma realidade no Brasil e causará impactos profundos na sociedade. Afinal, esse recurso será fundamental para impulsionar a Internet das Coisas (IoT), que transformou a maneira como nos conectamos, consumimos, usamos dados e aproveitamos todos os benefícios da conectividade.

Portanto, vamos imaginar o que mudará em nossas vidas ao longo desta década por causa da tecnologia 5G? O Brain realizou o webinar “5G – O que vai mudar na sua vida até 2030?”, justamente para pensar em algumas das possibilidades que a conexão de quinta geração trará para a nossa realidade.

Veja os principais pontos do webinar e, ao final, assista ao conteúdo na íntegra!

A tecnologia 5G transformará quais áreas nos próximos 10 anos?

Wilson Cardoso, Head de Tecnologia da Nokia Brasil e LATAM: as mudanças causadas pela pandemia deram uma boa ideia para nós sobre o que esperar da conexão de quinta geração. Até 2030, deve cobrir todas as áreas mais densas das cidades, assim como as áreas rurais. O ponto fundamental é que todo mundo deve ter acesso igual a todas as oportunidades do 5G e isso causará uma mudança radical.

Temos um gap para cobrir, mas a partir do momento em que houver mais conectividade, esse gap diminui, trazendo oportunidades iguais para todos. Além disso, com o uso de recursos como realidade aumentada ou realidade virtual, o gap diminui ainda mais. Isso mostra como o 5G vai revolucionar a educação até 2030.

O 5G também traz contribuições importantes para a preservação do meio ambiente. Isto por que sensores de 5G otimizam o uso de energia e ajudam a controlar e reduzir as emissões de carbono, por exemplo. Hoje, a sustentabilidade é fundamental em todas as atividades e o 5G nos ajuda a executá-las de forma mais limpa e sustentável ao nosso planeta. 

A área de saúde também é uma das impactadas positivamente pelo 5G, pois poderemos contar com sensores que medem dados do nosso organismo (temperatura, glicemia, nível de colesterol), ou prevenir acidentes domésticos com pessoas idosas, por exemplo.

A economia também será impactada positivamente pelo 5G. Estima-se que o 5G no Brasil pode aumentar a produtividade em 1% ao ano até 2035 (o equivalente a 13.2 trilhões de dólares).

A conexão de quinta geração será uma revolução?

A conexão de quinta geração tem o mesmo potencial de revolução causada por empresas como Uber e Airbnb. Teremos muito mais conectividade, por preços mais baixos, e muito mais aplicação da Internet das Coisas: estima-se que até 2025:

  • Teremos 25 bilhões de conexões por IoT;
  • A IoT deve gerar 50% de todos os dados no mundo.

Tiago Barros de Souza, especialista em IoT e Redes Móveis Algar Telecom: o 5G é uma evolução das tecnologias de conexão anteriores. Se as redes 2G, 3G e 4G ainda eram voltadas para a troca de dados de voz e, especialmente com o 4G, para dados em internet, o 5G chega para ser mais abrangente e prover conectividade para uma série de dispositivos.

Existem uma série de aplicações para o 5G, como por exemplo:

  • Jogos online;
  • Indústria 4.0;
  • Veículos autônomos;
  • Drones e robôs telecomandados;
  • Meios de pagamento;
  • Wearables.

Podemos, por fim, imaginar o que seria um dia em uma cidade totalmente conectada com o 5G. Seria um futuro no qual, quando estamos dormindo, a nossa casa inteligente vai interagir conosco e iluminar o ambiente de acordo com o nosso organismo para despertarmos de forma conduzida. Tudo isso por meio de sensores na nossa cama ou roupa de dormir, por exemplo.

A nossa rotina será totalmente integrada a dispositivos eletrônicos conectados ao 5G, o que vai facilitar muito a nossa vida, seja no trabalho, seja em atividades físicas, seja na saúde e em muitas outras áreas. 

Qual será o alcance do 5G?

Wilson Cardoso: o 5G foi definido para utilizar a frequência principal de 3.5GHz, a mais utilizada no mundo. O grande benefício dessa frequência é que a conexão a partir das antenas é mais efetiva, fazendo com que a cobertura da conexão de quinta geração seja a mesma do 4G. Ou seja, se você recebe sinal do 4G hoje, tranquilamente terá o sinal de 5G em casa. 

Além disso, o 5G serve para baixas e altas velocidades, algo nunca visto antes na engenharia de celulares. Isso expande a possibilidade de conexão de sensores. 

Tiago Barros de Souza: o 5G, por padrão, tem muitos recursos de compartilhamento. Por isso, quando falamos em alcance e cobertura, é possível colocar uma única torre de transmissão com múltiplas operadoras funcionando a partir dela. 

Ao mesmo tempo, todas as frequências anteriores de transmissão de dados são compatíveis com a conexão de quinta geração, então ao longo do tempo, as frequências destinadas hoje ao 2G, 3G e 4G, passarão a transmitir a conexão 5G conforme a evolução tecnológica. 

Como ficam os aspectos de segurança?

Wilson Cardoso: no 5G, estamos conectando mais dispositivos na rede, em uma velocidade muito maior. Por isso, pior que risco de ciberataques são ações mal intencionadas por meio de espionagens ou manipulação de dados. Para combater isso, é preciso investir muito em machine learning, inteligência artificial e outros recursos que usem tecnologia e aprendizado de máquinas para coibir ações desse tipo.

Além disso, a vulnerabilidade fica por conta de dispositivos, como televisores e outros gadgets, que não são atualizados pelas fabricantes, que em muitos casos sequer existem mais. Eles representam riscos porque não possuem atualizações de segurança.

Como o Brain está atuando com a tecnologia 5G?

Zaima Milazzo, presidente do Brain: o 5G é uma avenida tecnológica que o Brain trabalha para buscar soluções que resolvam problemas e desafios relevantes dos nossos clientes. 

Já sabemos que não existe IoT em sua plenitude sem a evolução da conectividade móvel trazida pelo 5G, que é muito mais do que uma evolução: é uma tecnologia realmente preparada para absorver toda a conectividade massiva que nós teremos com o IoT, com a latência apropriada para isso. 

Saiba como o Brain pode te ajudar a aproveitar a tecnologia 5G para inovar clicando aqui!

Ilustração de um celular com uma foto de um homem sorrindo e o texto "Brain Consulting: Evolução digital e inovação para o seu negócio! Saiba mais".

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

1 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x